Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Desporto

06 Agosto de 2012 | 18h42 - Actualizado em 06 Agosto de 2012 | 20h29

ACNOA adopta português como língua de trabalho

Olimpismo

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

ACNOA adota português como língua de trabalho

Foto: Angop

Londres (Dos enviados especiais) - O português passa doravante a ser uma das quatro línguas de trabalho da Associação dos Comités Nacionais Olímpicos de Africa (ACNOA), foi decidido sábado durante uma assembleia geral extraordinária do organismo gestor do olimpismo no continente, realizada em Londres, à margem dos Jogos Olímpicos que de correm de 27 de Julho a 12 de Agosto.

Esta informação foi dada hoje pelo secretário-geral do Comité Olímpico Angolano, Mário Rosa, em entrevista à Angop, em Londres, para fazer o balanço da reunião magna realizada na "Casa de África" criada na capital britânica a propósito dos Jogos Olímpicos, na qual participou outra angolana, Teresa Quarta, na qualidade de vice-presidente da ACNOA.

O encontro, previsto para 02h00, mas que gastou nove horas, tratou igualmente da alteração dos estatutos da organização e da alteração do número de vice presidências.

Segundo a fonte, a realização deste evento pluridesportivo, que reúne a família desportiva mundial, propiciou o encontro que concluiu uma abordagem iniciada na reunião de Moscovo há meses.

Assim, o português junta-se ao árabe e as duas línguas oficiais (inglês e francês) da ACNOA.

Na qualidade de um dos responsáveis pelo olimpismo nos cinco países de língua oficial portuguesa em África, Mário Rosa considera uma vitória da afirmação da língua.

“É de enaltecer esta decisão, que ocorre numa altura em que os jogos da trigésima primeira olimpiada decorrerão no Brasil, um pais de expressão portuguesa, e um caso inédito na história do olimpismo.

A ACNOA, que já teve como secretário-geral o angolano Gustavo Conceição, presidente do COA e da Federação Angolana de Basquetebol, foi fundada a 28 de Junho de 1981, e congrega os comités nacionais olímpicos do continente.