Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Desporto

17 Janeiro de 2013 | 23h17 - Actualizado em 17 Janeiro de 2013 | 23h26

1º de Agosto vence Interclube e resgata título após três anos

Basquetebol

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Luanda - A equipa de basquetebol sénior feminina do 1º de Agosto resgatou hoje, em Luanda, o título de campeão nacional de basquetebol da categoria, que o Interclube deteve durante três anos consecutivos, fruto da vitória sobre o mesmo adversário, por 57-52, em jogo da segunda mão da final disputada no pavilhão "28 de Fevereiro".

As militares que viam de um triunfo na primeira mão da final desta prova, por 64-52, entraram muito bem na quadra, mas fruto de alguma desatenção e dificuldades na defesa a zona cederam o domínio do duelo às polícias, que através da grande forma da sua extrema base Indira José terminou os primeiros dez minutos em vantagem (10-9).

No prosseguimento, no segundo quarto, as pupilas de Aníbal Moreira quase que viam-se sem forças para travar a turma do Ministério do Interior. Era visível o equilíbrio entre ambas, mas as basquetebolistas do Interclube eram as que mais firmeza mostravam na finalização dos lances.

Neste tempo, as duas formações apresentavam uma partida muita rápida, na qual notava-se vontade, dinâmica e técnicas qualificadas das atletas, factores que levavam os adeptos a vibrarem nas bancadas.

Apesar disso, tudo se tornava difícil para as rubros e negras, o plantel mostrava-se sem calma, erravam muito nos passes e isso as levou a saírem derrotadas ao intervalo, por 29-21.

No terceiro período, o técnico Aníbal Moreira voltou a insistir no sistema defesa a zona, onde colocou no rectângulo duas bases, Finesa Eusébio e Domitila Ventura, opção que tornou o seu grupo mais forte, saindo vitorioso no final com um ponto de diferença ( 41-40).

Em resposta, nos últimos dez minutos, o Interclube ainda tentou reagir mas via-se limitado pelo facto das suas jogadoras mais influentes como Tiarra Henderson, Catarina Camufal e Nadir Manuel terem sidas suspensas do jogo por excederem o número de falta, fixando-se deste modo o jogo em 52-57.

O 1º de Agosto é o clube que mais troféus arrebatou nos últimos dez anos, com 6, neste género, sendo que os outros quatro foram obtidos pelo Interclube, três de forma consecutiva.