Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Desporto

03 Fevereiro de 2013 | 21h49 - Actualizado em 03 Fevereiro de 2013 | 21h48

Regresso das Palancas e revalidação do Interclube no destaque

Polidesporto

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Luanda – O regresso da selecção nacional de futebol do CAN2013, na África do Sul, e a revalidação da Taça de Angola em basquetebol feminino pelo Interclube marcam a semana desportiva no país.

Após terem sido eliminadas, logo na primeira fase do Campeonato Africano das Nações, os Palancas Negras desembarcaram quarta-feira, em Luanda, com o treinador uruguaio Gustavo Ferrin a reconhecer a impossibilidade de atingirem o objectivo.

A equipa perdeu domingo passado, em Port Elizabeth, frente a Cabo Verde, por 1-2, e foram arredados da competição. Em três jogos, o onze nacional averbou duas derrotas (0 -2 com a África do Sul) e (1-2 com Cabo Verde) e um empate diante do Marrocos (0-0).

Ainda no futebol, a pré-época continua a dominar a preparação dos clubes nacionais, alguns em estágios no exterior do país, com realce para o campeão Recreativo do Libolo do Kwanza Sul, que anunciou a ruptura de contrato com o treinador português José Dinis.  

Indicando o compatriota Henriques Calisto como sucessor.

Na bola ao cesto, a formação da Polícia Nacional venceu o 1º de Agosto por 52 a 32, na segunda partida da final, realizada no CODEM, depois de ter ganho, sexta-feira, no primeiro jogo por 60 a 56, no pavilhão 28 de Fevereiro. Com essa vitória, o Interclube mantém o troféu conquistado na edição passada.

Em masculinos, o Petro de Luanda venceu esta sexta-feira, no pavilhão 28 de Fevereiro, o Interclube por 88-87e lidera o campeonato nacional de basquetebol sénior (BAI-Basquete), com 25 pontos, contra 23 dos polícias. O jogo foi pontuável para quinta jornada da segunda volta da prova.

A patinagem também foi referencia, com o vice-presidente para a comunicação e marketing da Federação Angolana de Patinagem (FAP), Pedro Azevedo, a integrar desde 08 de Janeiro de 2013 o Comité Executivo do Comité Internacional de Rink Hóckey (CIRH).

Decisão contida num comunicado assinado pelo alemão Harro Strucksberg, presidente do CIRH. Pedro Azevedo foi nomeado representante para a zona África.

Pela primeira vez um angolano integra o referido comité que superintende a modalidade e outras disciplinas ligadas à patinagem a nível internacional.

No desporto escolar, o novo corpo gerente da Federação Angolana dos Desportos Universitários (FANDU), para o quadriénio 2013/2016, liderado por Carlos Lopes, tomou posse segunda-feira, em Luanda, em acto presenciado por representantes dos ministérios da Educação e dos Desportos.

A reitora da Universidade Privada de Angola (UPRA), Laurinda Hoygaard, foi empossada no cargo de presidente da mesa da assembleia-geral e tem na vice presidência Francisco Pinto, secretário Hermenegildo Kosi, enquanto o ex-basquetebolista Ivo Alfredo é vogal.

Um dos principais projectos para os próximos quatro anos é a realização dos campeonatos nacionais universitários nas distintas modalidades e os jogos da Confederação dos Desportos Universitários da zona VI (CUCSA).

A disputa da meia “Milha Marítima” e assembleia-geral extraordinária do ténis, foram outras matérias noticiosas da semana.   

Na natação, os internacionais Paulo Rebelo e Mariana Henriques, ambos do Clube Náutico da Ilha de Luanda, foram sábado os vencedores da prova de mar, com a participação de 38 nadadores, nove mulheres.

Já a Federação Angolana de Ténis (FAT) necessita de mais de 76 milhões de Kwanzas para o cumprimento do seu plano de actividades da época desportiva 2013, que inclui a reactivação e expansão da modalidade pelo país.

Reunidos este domingo na sua assembleia-geral extraordinária, os associados aprovaram um orçamento de 76.900.132,17 kwanzas.