Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Desporto

06 Dezembro de 2013 | 17h39 - Actualizado em 06 Dezembro de 2013 | 16h58

1º de Maio de Benguela tem objectivo de vencer Taça de Angola em 2014

Benguela - Vencer a quarta Taça de Angola e voltar a competir numa competição da Confederação Africana de Futebol (CAF) são os dois principais objectivos do 1º de Maio de Benguela para 2014, anunciou esta sexta-feira o presidente dos proletários, Octávio Pinto.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Petro x 1º de Maio

Foto: Joaquina Bento

“Independentemente de estarmos a enfrentar momentos difíceis, o 1º de Maio de Benguela é sempre favorito a ganhar a Taça de Angola”, referiu quando falava à Angop o líder “encarnado”.

 

Octávio Pinto salientou que a conquista da taça é o principal objectivo competitivo do 1º de Maio de Benguela, mas rejeita a ideia de que isso implique uma candidatura ao título do Girabola, em função da actual conjuntura financeira do clube.

Assume que, para chegar a essa meta, a formação conta com bons jogadores e com o apoio de uma massa associativa muito forte que exige que se comece a lutar ao menos por troféus já conquistados pela agremiação.

Para o dirigente desportivo, a terceira Taça de Angola arrebatada em 2007, é a prova de que o 1º de Maio pode sonhar com novos patamares nesta competição, apesar das dificuldades por que tem vindo a passar.

Segundo ele, a competição africana é também importante, isto porque os objectivos do clube são sempre sonhar o mais alto possível, tendo em conta as metas da actual direcção.

“Esses objectivos são pensados em conjunto dentro da direcção no sentido de satisfazer determinadas exigências da massa associativa”, frisou, para quem o foco é a Taça de Angola, porque  é nesta prova onde o 1º de Maio tem o maior número de troféus e, perante os seus adeptos, assume o compromisso de subir ao pódio.

Aproveitou ainda a oportunidade para ressaltar que o 1º de Maio vai continuar a trabalhar na criação das condições para conseguir atingir as metas programadas para a época 2014.

O 1º de Maio foi campeão nacional em 1983 e 1985, tendo ainda na galeria três Taças de Angola, ganhas em 1982, 1983 e 2007, e uma Supertaça, em 1985. Nas competições sob a égide da Confederação Africana de Futebol (CAF), o 1º de Maio notabilizou-se, em 1994, como primeiro clube angolano a atingir a final da liga de clubes campeões africanos.

O 1º de Maio foi fundado a 1 de Abril de 1981 a partir da fusão do Estrela Vermelha de Benguela e do Grupo Desportivo 1º de Maio. Mais tarde, passou a chamar-se África Têxtil 1º de Maio de Benguela, devido à aliança com a antiga fábrica. Pouco tempo depois, muda para a actual designação "Estrela Clube 1º de Maio de Benguela".

Nomes como Maluka, Sarmento, Fidel, Fusso, Daniel, Zandú e Kiala, vedetas do futebol nacional, já vestiram a camisola dos encarnados de Benguela, que viram a equipa ser despromovida da primeira divisão em 1997, 2001, 2003, 2009 e 2011. 

Leia também