Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Desporto

29 Maio de 2013 | 16h57 - Actualizado em 29 Maio de 2013 | 16h57

Académica do Soyo e São Salvador representam Zaire no zonal de apuramento

Futebol

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Soyo – Académica do Soyo e São Salvador vão representar a província do Zaire no zonal de apuramento ao campeonato nacional de futebol da primeira divisão, Girabola, informou hoje, em Mbanza Kongo, o secretário-geral da Associação Provincial de Futebol (APF) local, António Lopes Lino.

De acordo com o responsável, as duas equipas ganham este estatuto por serem recém-despromovidas do Girabola e campeão provincial do Zaire, época 2013/14.

Referiu que o campeão provincial foi o único que atingiu o topo da classificação com 16 pontos no final da competição, terminada no último fim-de-semana, com a participação de quatro equipas. 

Participaram o Atlético do Nzeto, segundo, a Académica do Soyo, terceira, e o Nzeto FC, quarto. Os estudantes entram no zonal por terem sido despromovidos em 2012.

O secretário-geral da APF/Zaire explicou que a condição de campeão seria o que unicamente daria ao São Salvador do Zaire o direito de competir na “segundona”, seguindo as normas federativas, por ter desistido em 2012.

Quanto à Académica do Soyo, participou do provincial por obrigação do órgão regulador da modalidade em Angola (FAF) e para rodar a sua equipa, mas a entrada para o zonal nunca esteve em causa.

“A condição de recém-despromovida garante-lhe o direito de participar no zonal, sem mais detalhes”, reiterou António Lopes Lino.

Informou que o arranque do zonal está previsto para 15 de Junho, antecedido do sorteio a 5 de Junho. António Lino acrescentou que todos os jogos serão disputados em campos relvados.

“Não serão aceites jogos em campos pelados, como recomendação da FAF”, concluiu.

Assuntos Província » Zaire  

Leia também
  • 04/09/2014 18:01:05

    Zaire: Governador recebe participantes aos jogos escolares

    Mbanza Congo - Quarenta e três atletas que representaram a província do Zaire na VIII edição dos jogos nacionais escolares que decorreram de 19 a 30 de Agosto último, na província da Lunda Sul, foram recebidos, nesta quinta-feira, em Mbanza Congo, pelo governador José Joanes André.

  • 06/08/2014 18:17:13

    Futebol: Fracasso das equipas do Zaire na "Segundona" preocupa ex-dirigente desportivo

    Soyo - As duas derrotas consecutivas sofridas pelos representantes da província do Zaire, nomeadamente Esperança do Congo e Académica Petróleos do Kwanza, nas duas primeiras jornadas dos grupos A e C do campeonato nacional de futebol da segunda divisão, preocupa o ex-director-geral da equipa da Académica do Soyo, Fernando Maria.

  • 12/06/2014 13:29:44

    Pavilhão multiuso de Mbanza Congo em reabilitação

    Mbanza Congo - O pavilhão multiuso anexo ao cine clube, na cidade de Mbanza Congo, província do Zaire, que está a ser ampliado e modernizado desde Maio último, terá uma capacidade de três mil assentos, contra os actuais dois mil e 870, soube nesta quinta-feira a Angop.

  • 11/06/2014 12:03:24

    Capacitados treinadores de futebol no Zaire

    Soyo - Dezoito treinadores de futebol dos escalões de formação e de seniores do clube académica petróleos do kwanda, no município do Soyo, província do Zaire, terminaram terça-feira uma acção formativa na vertente técnica e táctica, sob orientação de profissionais nacionais.