Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Desporto

17 Fevereiro de 2014 | 19h05 - Actualizado em 17 Fevereiro de 2014 | 19h04

Filemon apresentado como 16º angolano ao serviço dos Palancas Negras

Luanda - O técnico Romeu Filemon, a ser apresentado terça-feira pela FAF, em Luanda, como seleccionador nacional, constitui-se no 16º profissional angolano a liderar os ?Palancas Negras?, ao longo dos mais de 35 anos de futebol nacional.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Filemon reassume Palancas Negras

Foto: angop


O substituto do uruguaio Gustavo Ferrin, afastado do combinado nacional em 2013, por maus resultados, dirigirá o combinado nacional por um período de dois anos.

Entre os técnicos nacionais que já orientaram as honras, o mais categorizado em termos de resultados é Oliveira Gonçalves com uma Taça das Nações em sub-20 (Etiópia2001) e consequente apuramento ao campeonato do mundo da categoria, qualificação ao mundial de sénior Alemanha'2006 e quartos-de-final no CAN do Ghana'2008.

A lista integra: Lutero da Mota (primeiro seleccionador nacional), Ferreira Pinto, Rui Clington, Chico Ventura, Amílcar Silva, Domingos Inguila, Joca Santinho, Arlindo Leitão, Nando Jordão, Carlos Queiroz, Carlos Alves, Mário Calado, Mabi de Almeida, Oliveira Gonçalves, Lito Vidigal e Romeu Filemon.

No total passaram pela selecção nacional 30 técnicos, 14 dos quais estrangeiros. Trata-se Skoric Vidic, Petar Knerzevic (jugoslavo), António Clemente (brasileiro), Ruben Garcia (argentino), Jesualdo Ferreira (português), Dusan Kondic (sérvio), Carlos Alhinho (cabo-verdiano), Manuel Gomes "Necas" (português), Vesselin Vesco (sérvio), Djalma Cavalcanti (brasileiro), Ismael Kurtz (brasileiro), Manuel José (Português),
Hervé Renard (francês) e Gustavo Ferrin (uruguaio).

Perfil do novo seleccionador:

Romeu Filemon, 49 anos, optou pela carreira de técnico de futebol em 1995, após formação superior na Ucrânia, onde também fez o mestrado em Ciências de Educação.

Embora não tenha uma folha de serviço recheada de êxitos, destacou-se no futebol angolano pela ousadia e inúmeras soluções tácticas nas equipas em que trabalha.

Notabilizou-se através do trabalho que desenvolve em equipas de pequeno porte por onde passou, obtendo bons resultados ao lado de adversários de maior estrutura competitiva e financeira.

Natural de Benguela, o antigo técnico do Benfica de Luanda tem na “bagagem” uma Taça de Angola como líder do Sonangol do Namibe em 2004 e passagens pelo 1º de Maio de Benguela, Académica do Lobito, Benfica do Lubango, Académica do Soyo,  Santos FC, 1º de Agosto e Benfica de Luanda.

Em 2007 foi contratado pelo órgão reitor para coordenar o futebol jovem e orientar os Sub-20. Em Junho de 2012 foi, por um período de dois meses, treinador interino dos Palancas Negras.

Assuntos Futebol  

Leia também
  • 07/02/2019 15:53:47

    Números antes do 77º "derby" D'Agosto-Petro

    Luanda - Diferente do período anterior em que os articulistas influenciavam gerações, Ndunguidi (1º de Agosto) e Jesus (Petro), hoje, já com novos actores, o "derby" entre os contendores ainda espevita sentimentos, numa rivalidade que regista números galácticos. São no total 76 jogos e 137 golos marcados.

  • 07/02/2019 15:50:53

    Eterna rivalidade vai à prova no acerto da oitava jornada

    Luanda - Em jogo de acerto da oitava jornada, o maior "derby" do futebol angolano entre 1º de Agosto e Petro de Luanda vai agitar este sábado o GirabolaZap2018/19, no clássico 77 no historial dos confrontos entre essas duas formações mais tituladas do país.

  • 06/02/2019 19:55:53

    Futebol: Futebolistas do ASA em greve

    Luanda - A equipa de futebol do ASA, 12ª classificada do Girabola2018/19 com 15 pontos, entrou em greve esta quarta-feira, por falta de pagamentos de oito meses de salários, segundo confirmou o presidente do clube, Adriano Agostinho.

  • 05/02/2019 12:21:17

    Resultados e classificação daTaça da Confederação

    Luanda - Resultados e classificação após a primeira jornada da fase de grupos da Taça da Confederação em futebol, com o envolvimento do Petro de Luanda.