Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Desporto

17 Fevereiro de 2014 | 19h05 - Actualizado em 17 Fevereiro de 2014 | 19h04

Filemon apresentado como 16º angolano ao serviço dos Palancas Negras

Luanda - O técnico Romeu Filemon, a ser apresentado terça-feira pela FAF, em Luanda, como seleccionador nacional, constitui-se no 16º profissional angolano a liderar os ?Palancas Negras?, ao longo dos mais de 35 anos de futebol nacional.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Filemon reassume Palancas Negras

Foto: angop


O substituto do uruguaio Gustavo Ferrin, afastado do combinado nacional em 2013, por maus resultados, dirigirá o combinado nacional por um período de dois anos.

Entre os técnicos nacionais que já orientaram as honras, o mais categorizado em termos de resultados é Oliveira Gonçalves com uma Taça das Nações em sub-20 (Etiópia2001) e consequente apuramento ao campeonato do mundo da categoria, qualificação ao mundial de sénior Alemanha'2006 e quartos-de-final no CAN do Ghana'2008.

A lista integra: Lutero da Mota (primeiro seleccionador nacional), Ferreira Pinto, Rui Clington, Chico Ventura, Amílcar Silva, Domingos Inguila, Joca Santinho, Arlindo Leitão, Nando Jordão, Carlos Queiroz, Carlos Alves, Mário Calado, Mabi de Almeida, Oliveira Gonçalves, Lito Vidigal e Romeu Filemon.

No total passaram pela selecção nacional 30 técnicos, 14 dos quais estrangeiros. Trata-se Skoric Vidic, Petar Knerzevic (jugoslavo), António Clemente (brasileiro), Ruben Garcia (argentino), Jesualdo Ferreira (português), Dusan Kondic (sérvio), Carlos Alhinho (cabo-verdiano), Manuel Gomes "Necas" (português), Vesselin Vesco (sérvio), Djalma Cavalcanti (brasileiro), Ismael Kurtz (brasileiro), Manuel José (Português),
Hervé Renard (francês) e Gustavo Ferrin (uruguaio).

Perfil do novo seleccionador:

Romeu Filemon, 49 anos, optou pela carreira de técnico de futebol em 1995, após formação superior na Ucrânia, onde também fez o mestrado em Ciências de Educação.

Embora não tenha uma folha de serviço recheada de êxitos, destacou-se no futebol angolano pela ousadia e inúmeras soluções tácticas nas equipas em que trabalha.

Notabilizou-se através do trabalho que desenvolve em equipas de pequeno porte por onde passou, obtendo bons resultados ao lado de adversários de maior estrutura competitiva e financeira.

Natural de Benguela, o antigo técnico do Benfica de Luanda tem na “bagagem” uma Taça de Angola como líder do Sonangol do Namibe em 2004 e passagens pelo 1º de Maio de Benguela, Académica do Lobito, Benfica do Lubango, Académica do Soyo,  Santos FC, 1º de Agosto e Benfica de Luanda.

Em 2007 foi contratado pelo órgão reitor para coordenar o futebol jovem e orientar os Sub-20. Em Junho de 2012 foi, por um período de dois meses, treinador interino dos Palancas Negras.

Assuntos Futebol  

Leia também
  • 13/11/2018 04:34:38

    Futebol: Samir Nasri de regresso à Premier League

    Lisboa - O futebolista Samir Nasri vai assinar contrato válido por seis meses com o West Ham, com um salário de 90 mil euros semanais, segundo noticiou esta segunda-feira a imprensa desportiva inglesa.

  • 12/11/2018 23:33:03

    Girabairro: Liga do Bem vence Benfica da Fátima na abertura da 22ª edição

    Huambo - O Clube Desportivo Liga do Bem venceu hoje, nesta cidade, o Benfica da Fátima, por 2-0, no jogo de abertura da 22ª edição do campeonato comunitário da modalidade denominado Gira Bairro, a nível do município do Huambo.

  • 12/11/2018 21:00:51

    Futebol: "Palancas Negras" aprimoram finalização

    Luanda - Aspectos ligados ao aprimoramento na finalização dominaram a primeira sessão de treino da selecção nacional de futebol, visando o desafio com o Burkina Faso no próximo domingo, referente ao apuramento para o CAN2019.

  • 12/11/2018 18:26:20

    Futebol: Wilson Eduardo constitui novidade nos Palancas Negras

    Luanda - O avançado luso-angolano do Sporting de Braga de Portugal Wilson Eduardo é a principal novidade dos convocados da selecção nacional de futebol, tendo em vista o jogo do dia 18 do corrente mês, diante do Burkina Faso, a contar para a quinta jornada do grupo I de apuramento ao próximo Campeonato Africano das Nações em futebol.