Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Desporto

29 Março de 2014 | 23h26 - Actualizado em 30 Março de 2014 | 10h18

Angola apresenta logótipo dos jogos da CPLP

Luanda - O Ministério da Juventude e Desportos (MJD) apresentou neste sábado, em Luanda, o logótipo dos jogos da CPLP, evento a disputar-se de 23 de Julho a 2 de Agosto em Luanda, de acordo o director nacional para a política desportiva, António de Almeida Gomes.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Arquivo: Director para política desportiva lidera reunião para jogos da CPLP

Foto: Pedro Parente

O facto aconteceu durante a reunião permanente do evento da comunidade dos países que se expressam em português, realizada no pavilhão Multiuso de Luanda, e que contou com a participação dos directores nacionais dos desportos dos estados membros.  

O antigo futebolista explicou que o logótipo mereceu a aceitação dos participantes ao encontro, acrescentando que foram obtidas várias propostas, mas que o MJD optou por uma que representa o espírito de aliança entre os estados.  

A Angop apurou, de fonte ministerial, que o logótipo foi concebido por uma instituição nacional e que representa a irmandade e cooperação dos países membros da comunidade por via da sobreposição de folhas de um embondeiro, simbolizando harmonia e amizade entre os estados.

No logótipo desta IX edição, cada folha do embandeiro representa um país membro e o espírito dos jogos reservado a jovens com até 17 anos de idade, que privilegia valores como “fair-play”, amizade e companheirismo, ao invés dos resultados desportivos.

Os Jogos da CPLP foram instituídos em 1992, quatro anos antes da institucionalização da Comunidade, em 1996, por Angola, Moçambique, Cabo Verde, Guiné – Bissau, São Tomé e Príncipe, Portugal e Brasil. Timor-Leste é o mais novo membro.

Assuntos Polidesporto  

Leia também