Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Desporto

01 Junho de 2014 | 09h47 - Actualizado em 01 Junho de 2014 | 10h40

Benguela: 1º de Agosto destrona Interclube e conquista 10º título

Benguela - A equipa sénior feminina do 1º de Agosto venceu sábado à noite, no Pavilhão Acácias Rubras, o Interclube, por 65-59, e sagrou-se campeã nacional de basquetebol, alcançando o 10º título da sua história.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Benguela: 1º de Agosto vence Interclube e sagra-se campeão

Foto: Rosário Miranda

O novo campeão nacional, comandado tecnicamente por Jaime Covilhã, desforrou-se da derrota por 70-65 averbada na última final entre as duas equipas, a 15 de Fevereiro, na cidade do Cuito, província do Bié.

Num jogo bem disputado, o 1º de Agosto dominou a fase inicial e chegou a ter uma vantagem de oito pontos (23-15 no fim do primeiro período), mas depois o Interclube recuperou e deu a volta ao marcador reduzindo para 26-24. 

O conjunto “militar” resistiu à forte pressão e manteve a superioridade até ao intervalo (34-25), explorando bem as dificuldades que o adversário denotava nos lançamentos exteriores. 

No terceiro período, o 1º de Agosto foi mais consistente, aumentou a vantagem (51-36) e depois fez a gestão do resultado, controlando a aproximação do Interclube no quarto período.

Nota de realce no clube "rubro-negro" para a poste moçambicana Leia Dongue, a mais utilizada com o tempo de 38 minutos e 34 segundos (20 pontos e 14 ressaltos), enquanto no Interclube esteve em evidência Italee Lucas, ao apontar 12 pontos e conquistar  três ressaltos.

O 1º de Agosto, que já vencera invicto a fase regular, passa a totalizar na sua galeria 10 títulos de campeão nacional e igualou o Interclube na liderança do ranking da competição.

Marcha do marcador: primeiro quarto (23-15), ao intervalo (36-25), terceiro quarto (51-38) e resultado final (65-59).

No encontro dirigido por pelos árbitros Carlos Júnior, Francisco Tando e Elena Afonso), as equipas alinharam:

1º de Agosto: Fineza Eusébio, Leia Dongue, Luísa Maculo, Nacissela Maurício, Latia Williams, Letícia Amtre, Rosa Gala, Isabel Francisco, Indira José , Sónia Guadalupe, Helena Francisco  e Ana Gonçalves.

Interclube: Italee Lucas, Meya Pirera, Nadir Manuel, Angelina Golombe, Elsa Fernandes, Catarina Camufal, Judith Queta, Merciana Fernandes, Rosimira Damião, Astrida Vicente, Guendula Filipe e Ângela Cardoso.

Na noutra partida das classificativas do 5º ao 6º, disputada hoje no Pavilhão Acácias Rubras, o Misto da Huíla perdeu frente ao Sporting de Benguela, por 38-44. Já o Maculusso bateu a Universidade Lusíada, por 55-44, na decisão do 3º e 4º lugares.

Classificação geral da 29ª edição do campeonato nacional sénior feminino:

1º -1º de Agosto

2º – Interclube

3º- Maculusso

4º- Lusíada

5º-Misto da Huíla

6º- Sporting de Benguela

7º - Sporting do Bié

Leia também
  • 05/02/2019 15:31:19

    Basquetebol: Jone Pedro deixa 1º de Agosto

    Luanda - O extremo/poste do 1º de Agosto Jone Pedro está de saída do clube, com o qual não chegou a acordo para renovação, informa a agremiação.

  • 03/02/2019 00:49:03

    Basquetebol: Angolano Sílvio Sousa suspenso da NCAA por dois anos

    Luanda - O basquetebolista angolano Silvio Souza, a jogar na Universidade de Kansas (Estados Unidos), foi suspenso por dois anos, da Associação dos Desportos Universitários (NCAA), por violação dos regulamentos, apurou hoje a Angop.

  • 01/02/2019 18:53:04

    Basquetebol: Presidente do ASA clama apoio financeiro

    Luanda - O presidente do Atlético Sport Aviação (ASA), Adriano Agostinho, apelou hoje, em Luanda, a maior sensibilidade e engajamento dos patrocinadores, para a resolução das dificuldades financeiras que afectam o clube, com realce à equipa de basquetebol.

  • 01/02/2019 18:48:25

    AfroLiga: Quezada pode falhar "operação Cairo"

    Luanda - A contas com uma lesão no metatarso do pé esquerdo, o base do 1º de Agosto Emmanuel Quezada pode falhar a primeira fase, de 8 a 10 deste mês, no Egipto, da Liga Africana dos Clubes Campeões em Basquetebol sénior masculino.