Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Desporto

12 Fevereiro de 2015 | 18h03 - Actualizado em 12 Fevereiro de 2015 | 18h03

Futebol: Estádio do Buraco volta a ser palco do Girabola quatro anos depois

Benguela - Com o regresso da Académica do Lobito ao Girabola, quatro anos depois, o estádio do Buraco, com capacidade para mais de cinco mil espectadores, volta este ano a ser palco de jogos oficiais da 37ª edição do campeonato nacional de futebol da 1ª divisão, que teve a sua abertura antecipada quarta-feira com o empate a dois golos entre o Kabuscorp do Palanca e o Recreativo da Caála.

Por:

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Benguela: Estádio da Académica Petróleos do Lobito

Foto: Carlos Morony

Benguela: Pormenor do estádio do Buraco, no bairro Santa Cruz

Foto: Carlos Morony

Benguela: Bancada do estádio do Buraco

Foto: Carlos Morony

Benguela: Interior do estádio do Buraco, no Lobito

Foto: Carlos Morony

Construído na década de 1970, no bairro Santa Cruz, o Buraco é o estádio de futebol mais emblemático do Lobito e, antes da 25ª edição do CAN2010, beneficiou-se de obras de reabilitação e modernização, contando agora com nova vedação, quatro postes de iluminação com holofotes de alta qualidade, novas balizas, relva natural de origem inglesa num campo de futebol com 110 metros de comprimento e 68 de largura, três balneários, entre outras dependências.

Graças às excelentes condições, o estádio acolheu, em finais de Janeiro de 2010, as Raposas do Deserto (selecção nacional da Argélia), que realizaram treinos não só de tarde, mas também de noite, antes de defrontar nas meias-finais o Egipto, campeão do CAN de 2010.

Em 1999, o Buraco foi palco da inédita consagração da Académica do Lobito a vice-campeã nacional de futebol da 1ª divisão, após perder para o Atlético Sport Aviação (Asa), por 1-2. Desde então, o estádio esteve sempre na mira de grandes eventos, como o confronto da 2ª mão das Afrotaças contra o TP Mazembe, (2-3), em que actuaram nomes sonantes do futebol congolês, como Tresor Mputu, Kutchu e Kidiaba.

Na 1ª volta da maior competição do futebol nacional, o “Buraco” recebe os jogos Académica do Lobito-1º de Agosto (2ª jornada), Académica do Lobito- Desportivo da Huíla (4ª jornada), Académica do Lobito-Progresso Sambizanga (6ª jornada), Académica do Lobito-Sporting de Cabinda (8ª jornada), Académica do Lobito-Inter de Luanda (10ª jornada), Académica do Lobito-Progresso Lunda Sul (12ª jornada) e Académica do Lobito-Recreativo da Caála (15ª jornada).

Devido à sua magnitude e o histórico de receber grandes acontecimentos, o troço rodoviário que dá acesso ao Estádio do Buraco foi intervencionado a partir da estrada nacional número 100 que liga a cidade do Lobito a Benguela, permitindo aos autocarros e caravanas maior fluidez e segurança na transportação de equipas e claques de apoio ao futebol.

Assuntos Futebol  

Leia também