Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Desporto

08 Janeiro de 2016 | 16h20 - Actualizado em 08 Janeiro de 2016 | 16h19

FAX pretende contratar um GM para treinar selecções nacionais

Luanda - A Federação Angolana de Xadrez (FAX) pretende contratar, este ano, um grande mestre (GM) para treinar as selecções nacionais com vista a melhoria das suas performances, disse hoje, sexta-feira, em Luanda, o presidente da agremiação, Aguinaldo Jaime.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Aguinaldo Jaime, presidente da FAX (arquivo)

Foto: Lucas Neto

Segundo o responsável que falava à imprensa no Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, apesar das dificuldades que o país atravessa a FAX espera conseguir trazer para Angola um GM que esteja permanentemente com os atletas em Angola.

Explicou que com a possível contratação desse especialista estariam minimizadas as ausências, por falta de verba, de atletas angolanos em torneios internacionais.

Deste modo "estaríamos em melhor condições de conseguirmos o primeiro GM angolano", frisou.

“Estou a fazer um esforço pessoal, aliás como fiz aquando da participação da selecção júnior masculina e feminina no campeonato africano disputado nas Ilhas Seychelles para que esse propósito se concretize ainda este ano”, adiantou.

Aguinaldo Jaime teceu essas declarações momentos depois da chegada do mestre internacional (MI) angolano David Silva, a Luanda, depois de conquistar o bi-campeonato africano de xadrez em juniores masculinos, realizado na cidade de Vitória, Ilhas Seycheiles.

Para além do 1º lugar, em masculino Angola ocupou ainda o terceiro lugar, (MF) Cristiano Aguiar,  e o 8º por Sílvio Famoroso, e em feminino quedou-se nas seguintes posições,  2º,  4º, 5º e 7º, respectivamente por Maria Domingos, Luzia Pires, Delfina e Esperança Caxita.

Assuntos Xadrez  

Leia também
  • 30/12/2018 18:31:04

    Xadrez: António Mulangui vence torneio de Xadrez de fim de ano

    Lubango - O xadrezista António Mulangui, de 23 anos de idade, venceu hoje, no Lubango, o torneio de Xadrez de fim de ano, ao derrotar António Maneco na final, num sistema de desempate, depois de ambos acumularem seis pontos, uma prova organizada pela Associação Provincial da modalidade.

  • 03/12/2018 20:40:52

    Angola procura título de MF na África do Sul

    Luanda - Com objectivo de aumentar o número de mestres Fide (MF) no país, a selecção nacional de xadrez em sub-17, em ambos os sexos, participará de 6 a 13 deste mês no Campeonato Africano escolar, em Limpopo, África do Sul.

  • 12/11/2018 22:53:35

    Xadrez: Esperança Caxita vence torneio "Angola Livre"

    Luanda - A mestre internacional (MI) Esperança Caxita e o candidato a mestre (CM) Cambado José conquistaram esta segunda-feira, em Luanda, o Open Internacional de xadrez ?Angola Livre?, ambos com 5,5 pontos, nas classes feminina e masculina.

  • 03/11/2018 16:23:04

    Quibala acolhe provincial de Xadrez

    Sumbe - O município da Quibala acolhe, de 9 a 11 do corrente mês, o campeonato provincial de Xadrez no Cuanza Sul, soube hoje Angop de fonte da organização da prova.