Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Desporto

15 Janeiro de 2016 | 18h05 - Actualizado em 15 Janeiro de 2016 | 18h03

CHAN: Festa dos "internos" do futebol africano começa sábado

Luanda - O Campeonato Africano das Nações para atletas que actuam nos seus respectivos países (CHAN) inicia sábado, com Angola a marcar a sua segunda presença, com objectivo de melhorar o segundo lugar alcançado em 2011, no Sudão.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

1 / 1

CHAN 2011: Angola x Sudão (Arquivo)

Foto: Lucas Neto



Das 16 selecções, destaque para a ausência do campeão em título Líbia, que, a par do Congo Democrático e Tunísia, são os vencedores desta mais nova prova do calendário da Confederação Africana de Futebol (CAF), que já vai na sua quarta edição. Os congoleses conquistaram a primeira edição e os tunisinos a segunda, numa final disputada diante dos angolanos.


Rwanda, Cote d’Ivoire, Gabão, Marrocos (grupo A), Angola, Camarões, RD Congo, Etiópia (B), Tunísia, Guiné, Nigéria, Niger (C), Zimbabwe, Zâmbia, Mali e Uganda (C) são os conjuntos que vão lutar para a conquista do troféu desta competição, a decorrer até 7 de Fevereiro.   

Rwanda e Cote d’Ivoire darão o pontapé de saída do evento, às 14 horas, no estádio Amahoro, e às 17 Gabão-Marrocos fecham a primeira jornada do grupo A.  

Os angolanos entram em cena no domingo, quando defrontarem os camaroneses, às 17 horas, mas três horas antes RD Congo e Etiópia abrem o grupo B, com sede em Huye.

Para marcar presença no Rwanda, a selecção nacional teve que superar dois adversários nas eliminatórias, nomeadamente a Swazilândia e a África do Sul.

A 21 de Junho de 2015, contra os swazis, os Palancas Negras, sob orientação do técnico Romeu Filemon, empataram, em Mbambane, a dois golos, com Dário e Ary Papel a marcarem os tentos da selecção. No jogo de resposta, a 4 de Julho, o conjunto nacional suplantou o adversário, no estádio 11 de Novembro, com dois golos de Gelson.  

Na segunda e última eliminatória os pupilos de Filemon, neste momento suspenso pela FAF, ultrapassaram os Bafana Bafanas, com 3-2 no cômputo das duas mãos.  

Na primeira partida (17 de Outubro de 2015), em solo sul-africano, a selecção nacional venceu por 2-0, com Mateus Galiano e Ary Papel a fazerem gosto ao pé. Já no segundo, sete dias depois, a rapaziada das terras de Nelson Mandela triunfaram por 2-1, mas insuficientes para seguirem em frente. Neste encontro Gelson marcou para os nacionais.

Para estas duas frentes, o seleccionador contou com um leque de atletas praticamente a base dos convocados para esta empreitada chamada Rwanda: Mário, Isaac, Silva, Fabrício, Gomito II, Gelson, Ary Papel, Miguel, Eddie, Moco, Mingo Bille, Manucho Dinis, Yano, entre outros.

Assuntos Futebol  

Leia também
  • 08/11/2018 07:40:27

    Liga dos campeões: Benfica complica apuramento enquanto City e Real goleiam

    Lisboa - A equipa do Sport Lisboa e Benfica empatou em casa com o Ajax da Holanda e ficou com o apuramento para os “oitavos” da Liga dos Campeões de futebol mais longe, numa ronda em que Manchester City e Real Madrid se destacaram pelas goleadas impostas.

  • 05/11/2018 13:45:57

    Desporto adaptado: Título mundial atribui valências ao país

    Luanda - O presidente do Comité Olímpico Angolano (COA), Gustavo da Conceição, considerou hoje, em Luanda, que o título mundial de futebol com muletas, conquistado pela selecção nacional este domingo, reforça universalmente o potencial demonstrado, há anos, e atribui valências ao país a nível do desporto adaptado.

  • 05/11/2018 05:54:56

    Futebol adaptado: Angola é campeã do mundo

    San Juan de Los Lagos, México (Do enviado especial) - - A selecção de Angola sagrou-se campeã do mundo de futebol com muletas, ao vencer esta madrugada a congénere da Turquia por 5-4, na final do campeonato do mundo que decorreu no México.

  • 05/11/2018 04:45:03

    Futebol: 1º de Agosto junta-se aos líderes do Girabola

    Luanda - O 1º de Agosto juntou-se domingo ao grupo das seis equipas que lideram o campeonato nacional de futebol da primeira divisão, com quatro pontos cada, após ter batido o Desportivo da Huíla por 2-0, em jogo da segunda jornada disputado no estádio 11 de Novembro.