Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Desporto

21 Fevereiro de 2016 | 06h18 - Actualizado em 21 Fevereiro de 2016 | 06h18

Girabola2016: Caála da tempestade à bonança (História e plantel)

Huambo - Depois de ter superado com sucesso, em 2015, dificuldades financeiras e de liderança, que por pouco não terminaram com a descida de divisão, o Recreativo da Caála entra para a nova temporada focado nos feitos de 2010 (vice-campeão nacional) e de 2012 (finalista vencido da Taça de Angola).

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

guarda-redes Carlos da Caála defende a bola frente ao kabuscorp

Foto: Pedro Parente

Ao conseguir, de forma inédita, permanecer na fina flor do futebol nacional, contrariando todos os prognósticos que lhe eram feitos no final da I volta, confirmou, também, que o futebol continua ser, ainda, a modalidade desportiva mais fértil em surpresas. A direcção do clube manifesta, neste começo de época, sinais de estar em busca de bonança depois da tempestade.

O clube, ainda sem uma direcção eleita, na sequência da auto-demissão, em 2015, do anterior presidente, Horácio Mosquito, promete provar que a união e a responsabilidade são de extrema importância no alcance do sucesso, tal como ocorreu a época passada, elevando mais a empatia com o seu público.

O plantel foi reforçado com 12 jogadores, cinco dos quais provenientes do estrangeiro, ao passo que o treinador principal passa a contar com um adjunto, diferente do ano passado.

Nome: Clube Recreativo da Caála

Data da Fundação: 24 de Junho de 1944

Táctica de jogo: 4-5-1 variando em 4-4-2

Estádio: Recreativo da Caála

Capacidade: 11.710 espectadores

Cores tradicionais do equipamento: Azul e branca

Ano de estreia no Girabola: 2009

Adversário e resultado: FC Bravos do Maquis, derrota por 2-1

Melhor época no Girabola: 2010 (2º lugar, com o mesmo número de pontos do campeão)

Pior época: 2015: 11º lugar

Conquistas: Campeão da série B do torneio de apuramento em 2008.

Patrocinador: Grupo António Mosquito

Orçamento para esta época: Nove milhões e 233 mil dólares

Principais dificuldades: Limitações financeiras e falta de mais patrocinadores

Número de sócios: 6.710

Facebook: ClubeRecreativodaCaala/

Jogadores de referência que passaram pelo clube: Elijah Tana (internacional zambiano) e Quinzinho (internacional angolano)

Jogadores que se destacaram antes da presença no Girabola: Moises Feliciano, David Velhas, Mascarenhas, Dimas, Carnaval, Fançony, Raimundo, Conceição, Pintar, Januário, Lito Chaves e Hélio.

Maior goleador da história do clube: Paizinho, com 42 golos (quatro em 2009, nove em 2010, oito em 2011, nove em 2012 e 12 em 2015)

Mais internacionais: Yamba Asha (70 jogos pela selecção principal e um golo) e Carlos Fernandes (16 jogos pela selecção principal)

Objectivo nesta época: Terminar entre os cinco melhores classificados e vencer a taça de Angola

PLANTEL

Manuel Nzagi Pedro (Dadão), nascido em Angola aos 20 de Junho de 1992. Guarda-redes formado pelo Petro de Luanda, tendo se estreado no Girabola em 2011. A época passada representou o Sporting de Cabinda, depois de já ter defendido as balizas do Petro de Luanda, União do Uíge e Clube Desportivo da Huíla. Vai utilizar a camisola 1.

Adelino António (Maninho), nascido em Angola aos 13 de Outubro de 1996. Avançado formado no Recreativo da Caála, sendo este o seu ano de estreia no Girabola. Vai vestir a camisola 2.

Ricardo João da Silva (Ossiki), nascido aos 2 de Março de 1994. Defesa central formado pelo KS Academy dos Camarões, tendo se estreado no Girabola em 2015, ao serviço do Recreativo da Caála. Antes representou o Bilombe da Ponte Negra, na República do Congo. Vai usar a camisola 3

Adilson Joaquim Manuel (Ady), nascido em Angola aos 10 de Março de 1989. Lateral esquerdo formado pelo Clube Desportivo da Huíla, com o qual se estreou no Girabola em 2008, tendo depois se transferido para o Recreativo da Caála, em 2014. Veste a camisola 4

Kakandio Tikina Pedro Gael (Pedro Gael), nascido em Angola aos 8 de Abril de 1995. Lateral direito que jogou júnior no Kabuscorp do Palanca e Real Sambila, antes de chegar ao Recreativo da Caála, onde também jogou júnior por duas épocas. Vai usar a camisola 5

Leonardo Lutonadio (Leonardo), nascido em Angola aos 10 de Julho de 1995. Médio central formado pelo 1º de Maio de Benguela, este ano estreia-se no Girabola com a camisola 6 do Recreativo da Caála.

Boubacar Djibo Talatou (Boubacar), nascido na República do Niger aos 3 de Dezembro de 1987. Médio central proveniente do AS Garde do Niger, clube que o formou. Já representou o Orlando Pirates da África do Sul e vai usar a camisola 7.

Essombo Francky (Essombo), nascido aos 22 de Agosto de 1991, na República dos Camarões. Defesa central formado pelo Les Astres FC de Doula dos Camarões e proveniente do New Star FC de Doula. Vai usar a camisola 8

Ntankeu Landry (Landry), nascido aos 9 de Abril de 1992, na República dos Camarões.  Avançado formado pelo New Star FC de Doula, dos Camarões. Vai cumprir a sua 2ª época ao serviço do Recreativo da Caála, depois de ter representado o ASM da Argélia. Usa a camisola 9

Gilberto Namata (Gilberto), nascido aos 25 de Dezembro de 1994, na República Democrática do Congo. Médio central formado pelo Motema Pembe da Kinshasa e vai estrear-se este ano no Girabola, usando a camisola 10

Heumi Kabon Christian (Christian), nascido aos 01 de Janeiro de 1989, na República dos Camarões. Médio direito formado pelo CFTC dos Camarões e que já representou as formações do Astre de Douala dos Camarões e TP Mazembe da República Democrática do Congo. Vai estrear-se este ano no Girabola, usando a camisola 11.

Severino Ulombe Capessa (Capessa), nascido em Angola aos 6 de Fevereiro de 1980, Guarda-redes formado pelo Petro Atlético do Huambo, clube com o qual estreou-se em 2003 no Girabola. Está no Recreativo da Caála desde 2010 e além do seu clube de formação já representou as formações do 1º de Maio de Benguela, Académica do Soyo e Desportivo da Huíla. Veste a camisola 12.

Carlos Fernandes (Carlos), nascido aos 8 de Dezembro de 1979. Guarda-redes angolano formado pelo Vilafranquense de Portugal. Vai cumprir a 2ª época no Recreativo da Caála, com a camisola 13. Além de Portugal, também jogou no Irão, Roménia, Inglaterra e Turquia.

Joaquim Luhaco (Vovó), nascido em Angola aos 16 de Fevereiro de 1985. Médio central formado pelo Sporting do Lubango e que se estreou no Girabola em 2009 ao serviço do Recreativo da Caála. Usa a camisola 14.

Yamba Asha João (Yamba Asha), nascido aos 31 de Julho de 1976, em Angola. Lateral esquerdo formado pelo Nacional de Benguela e que já representou o ASA e Petro de Luanda, onde conquistou vários títulos, Domant FC do Bengo e o Oster FC da Suécia. Está no Recreativo da Caála desde 2015, usando a camisola 15  

Mauricio Macosso (Zeca), nascido aos 22 de Agosto de 1988, em Angola. Avançado formado pelo Sporting de Cabinda e que se estreou no Girabola em 2014. Vai representar o Recreativo da Caála pela 1ª vez, usando a camisola 16.

Boka Nelson Filho (Boka), nascido aos 26 de Fevereiro de 1987, em Angola. Defesa-central formado pelo Sodigraf da República Democrática do Congo e que se estreou no Girabola em 2010, pelo Recreativo da Caála. O ano passado representou as formações do Recreativo do Libolo e Kabuscorp de Palanca. Usa a camisola 17.

Jorge Alexandre Boaz (Gaucho), nascido aos 27 de Dezembro de 1990, em Angola. Médio direito formado pelo Belenenses de Angola e que se estreou no Girabola em 2010, pelo Interclube. Também já representou o Santos FC de Angola e esta é a sua 1ª época no Recreativo da Caála onde vai usar a camisola 18

Eduardo Leite (Dudú), nascido aos 18 de Julho de 1984, em Angola. Médio direito formado pelo Petro do Huambo, com o qual se estreou no Girabola em 2003. Está no Recreativo da Caála desde 2009, com a camisola 19.

Hercânio Calenga (Paizinho), nascido em Angola aos 29 de Maio de 1983. Avançado formado pelo Inter da Huíla e que se estreou no Girabola em 2004, ao serviço do Desportivo da Huíla. Também já representou o FC Bravos do Maquis e Benfica de Luanda e vai cumprir a sua 2ª época no Recreativo da Caála, usando a camisola 20.

Sukuma Tomas (Sukuma), nascido aos 5 de Janeiro de 1993. Médio direito formado pelo Vita Club da República Democratica do Congo. Estreou-se no Girabola em 2014, pelo União do Uíge, e este ano vai representar o Recreativo da Caála, vestindo a camisola 21.

Luís Canganjo (Finidi), nascido aos 23 de Junho de 1990, em Angola. Lateral direito formado pelo Interclube, tendo-se estreado no Girabola em 2013. Cumpre a 2ª época no Recreativo da Caála, mas antes representou o ARA da Gabela e Benfica do Lubango. Usa a camisola 22.

Tigui Hervé (Tigui), nascido aos 26 de Abril de 1997, na República dos Camarões. Médio central formado pelo Les Astres do seu país e que este ano se estreia no Girabola, com a camisola 23.

Jaime Martinho Cotingo (Projecto), nascido aos 5 de Maio de 1989, em Angola. Lateral esquerdo formado pelo Petro do Huambo, com o qual se estreou em 2007 no Girabola. Também já representou as formações da Académica do Soyo e Benfica do Huambo. Está no Recreativo da Caála desde 2012, usando a camisola 24.

Hermenegildo Seteco (Gildo), nascido aos 1 de Março de 1990. Médio esquerdo formado pelo Petro do Huambo e que se estreou no Girabola em 2014 ao serviço do Recreativo da Caála. Usa a camisola 26.

Munday Pedro (Pedro), nascido aos 26 de Março de 1993, no Congo Democrático. Avançado formado pelo Kabacha de Goma, do Congo Democrático.  A época passada esteve no Stade Kin                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                    ois de Kinshasa do Congo Democratico. Vai estrear-se no Girabola, usando a camisola 27.

Fabiano Miguel Lelé (Léle), nascido aos 2 de Agosto de 1990, em Angola. Defesa central formado pelo Ajax de Cape Town da África do Sul. Está no Recreativo da Caála desde 2013, ano em que se estreou no Girabola. Veste a camisola 28.

Vasco Luana (Vadinho), nascido aos 3 de Agosto de 1995, em Angola. Médio direito formado no Recreativo da Caála e que estreia-se no Girabola, usando a camisola 29.

David Xavier (Vitinho), nascido aos 26 de Março de 1995, em Angola. Avançado formado pelo Recreativo da Caála e que vai estreiar-se este ano no Girabola com a camisola 30

Ediberto Capoco (Lúcio), nascido aos 12 de Feveriro de 1997, em Angola. Médio central formado pelo Recreativo da Caála e que se vai estrear no Girabola com a camisola 32.

Treinado principal: Helder Mário Teixeira, nascido aos 12 de Maio de 1968, em Angola. Estreou-se no Girabola em 2015, com o Recreativo da Caála. Treinou na 2ª divisão o Recreativo da Caála, o Benfica do Huambo e o Kafanda do Bengo. Como futebolista foi formado pelo Sporting de Benguela e notabilizou-se ao serviço do Benfica do Huambo e Petro de Luanda, como guarda-redes. Entre 1994 e 1995 era presença constante nas convocatórias da selecção de honras, nos torneios de apuramento ao campeonato do Mundo e de África. O seu sonho é ser campeão pelo Recreativo da Caála.

Assuntos Futebol   Província » Huambo  

Leia também
  • 08/11/2018 07:40:27

    Liga dos campeões: Benfica complica apuramento enquanto City e Real goleiam

    Lisboa - A equipa do Sport Lisboa e Benfica empatou em casa com o Ajax da Holanda e ficou com o apuramento para os “oitavos” da Liga dos Campeões de futebol mais longe, numa ronda em que Manchester City e Real Madrid se destacaram pelas goleadas impostas.

  • 05/11/2018 13:45:57

    Desporto adaptado: Título mundial atribui valências ao país

    Luanda - O presidente do Comité Olímpico Angolano (COA), Gustavo da Conceição, considerou hoje, em Luanda, que o título mundial de futebol com muletas, conquistado pela selecção nacional este domingo, reforça universalmente o potencial demonstrado, há anos, e atribui valências ao país a nível do desporto adaptado.

  • 05/11/2018 05:54:56

    Futebol adaptado: Angola é campeã do mundo

    San Juan de Los Lagos, México (Do enviado especial) - - A selecção de Angola sagrou-se campeã do mundo de futebol com muletas, ao vencer esta madrugada a congénere da Turquia por 5-4, na final do campeonato do mundo que decorreu no México.

  • 05/11/2018 04:45:03

    Futebol: 1º de Agosto junta-se aos líderes do Girabola

    Luanda - O 1º de Agosto juntou-se domingo ao grupo das seis equipas que lideram o campeonato nacional de futebol da primeira divisão, com quatro pontos cada, após ter batido o Desportivo da Huíla por 2-0, em jogo da segunda jornada disputado no estádio 11 de Novembro.