Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Desporto

14 Novembro de 2016 | 22h58 - Actualizado em 15 Novembro de 2016 | 12h14

Basquetebol: FAB inova 39º campeonato nacional

Luanda - O 39º campeonato nacional sénior masculino de basquetebol arranca terça-feira, em Luanda, com algumas inovações no modelo de competição, com realce para os play-off, etapa que passa a acolher oito equipas, dobro das anteriores edições.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Petro - 1º de Agosto (arquivo)

Foto: Henri Celso

O play off, última fase da competição, passa a ter dois turnos a disputar-se a melhor de cinco jogos e um (final) a melhor de sete, segundo o regulamente da federação angolana da modalidade a que Angop teve acesso.

Esta etapa inicia com desafios na seguinte chave: 1º x 8º; 2º x 7º; 3º x 6º e 4º x 5º, seguindo-se os duelos entre o vencedor do (1ºx8º) e do (4ºx5º) e o vencedor do (2ºx7º) com o do (3ºx6º), ambos a melhor de cinco, além da final a sete partidas, proporcionando maior número de jogos aos intervenientes na etapa crucial do campeonato.

Os vencidos jogarão para as classificativas do 5º ao 8º posto, a melhor de três.

Na fase de grupos e qualificação, na qual as cinco integrantes de cada série defrontam-se a uma volta, serão preservados os pontos conquistados e o cesto average na disputa das oito equipas para os play off, enquanto duas são automaticamente arredadas da prova.

De resto, não altera muito o figurino, visto que a fase “regular” ocorre, como nas edições transactas, com dez participantes no sistema de todos contra todos a duas voltas; seguindo-se a fase de “grupos e qualificação”, onde numa primeira instância a série A é constituída pelas seis primeiras classificadas da etapa anterior e a B pelas restantes quatro.

Neste período, as equipas entram sem qualquer ponto, a excepção do primeiro classificado que beneficia de um ponto de bonificação.

Nos respectivos grupos, os clubes jogam todos contra todos a uma volta e, finda esta etapa, o 6º classificado do A rebaixa para o grupo B, onde passa a ter o mesmo número de pontos que o então 1º classificado do B.

A partir daí, os grupos passam a ser constituídos por cinco formações cada, preservando a classificação, e entre as dez procura-se encontrar oito para os play-off. As duas que não conseguirem o apuramento deixam a primeira divisão.

Eis o cartaz da 1ª jornada:

Progresso - 1º de Agosto

Marinha – Lusíada

Interclube – ASA  

Libolo – Vila Clotilde

Fica adiado o desafio Sporting de Benguela - Petro, por razões administrativas.

O 1º de Agosto é o detentor do troféu,

Assuntos Basquetebol  

Leia também