Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Desporto

01 Junho de 2016 | 00h51 - Actualizado em 01 Junho de 2016 | 00h51

Basquetebol: 1º de Agosto dá passo importante no Play-off

Luanda - O 1º de Agosto deu terça-feira um passo importante no Play-off do campeonato nacional de basquetebol sénior masculino de basquetebol (BIC Basket2016) a melhor de sete jogos, mercê da vitória frente ao Recreativo do Libolo, por 82-70.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Na partida disputada no pavilhão Vitorino Cunha, a equipa da casa entrou com o seguinte cinco: Felizardo Ambrósio, Cedric Ison, Hermenegildo Santos, Isalando Manuel e Tariq Kirksay.

Já os visitantes saíram com Carlos Morais, Roberto Fortes, Eduardo Minguas, Milton Barros e Roderick Nrealy.

Num jogo bastante equilibrado e com muita emoção face à moldura humana que aderiu o pavilhão Vitorino Cunha, aos 6 minutos de jogo os militares perdiam por uma diferença de 4 pontos (4-8).

Os pupilos de Ricardo Casas, foram a procura de soluções e aos 3 minutos para terminar o primeiro quarto chegaram a empatar 12-12, mas foram os comandados de Norberto Alves que dominaram o período com um ponto de diferença (18-17).

Na segunda etapa, a equipa afecta as forças armadas conseguiu contrapor a fúria da equipa de Calulo, acrescendo intensidade e pressão para até aos 6 minutos permanecer a frente do marcador com 4 pontos a mais (27-23).

Neste período, o banco dos vice-campeões em título (Libolo) registava rápidas reuniões, dada a pressão e os objectivos de reconquistar o campeonato nacional que estava na posse do já destronado Petro de Luanda.

Do mesmo modo, o técnico do 1º de Agosto que tem como adjunto as duas antigas estrelas do basquetebol nacional, Aníbal Moreira e Miguel Lutonda (ambos da escola do clube) não paravam com as concertações.

Os militares deram tudo de si para saírem vitoriosos neste período, mas foram os liderados pelo português, Norberto Alves, que voltaram a vencer, por 40 – 36, o segundo quarto do jogo.

No reatamento (terceiro quarto), a atenção foi redobrada por ambas as equipas depois de se terem refrescado nos balneários e, assim, o equilíbrio prevalecia. As duas formações não conseguiam chegar aos 10 pontos de diferença, quando faltavam dois minutos para terminar a terceira etapa. O placar registava no fim desta etapa um empate de 54-54.

Neste quarto de tempo, os donos da casa marcaram 18 pontos contra 14 dos visitantes.

No início do quarto período, 1º de Agosto foi buscar coragem e surpreendeu o adversário numa situação em que Ndoniema beneficiou de uma falta técnica, conseguindo pontuar os dois lances livres. De seguida, ainda com a bola na posse da sua equipa, os militares fizeram mais um triplo e aos 6 minutos estavam a frente com 12 pontos de diferença (68-56).

Os atletas do Libolo não conseguiram travar os comandados do Espanhol Ricardo Casas que geriam a sua vantagem com mérito, alargando o resultado face aos vice-campeões no último período, por 82-70.

Na partida, Carlos Morais com 23 e Eduardo Mingas com 12 pontos foram os melhores marcadores do Recreativo do Libolo.

Já no 1º de Agosto, Tariq Kirksay com 17 e Felizardo Ambrósio com 14 pontos foram os melhores cestinhas.

Com arbitragem de Gerson Calufefe, Ruben Dungiula e Cláudio Anderson, as equipas alinharam da seguinte forma:

1º de Agosto - Francisco Sousa (04 pontos), Edson Ndoniema(07), Armado Costa (12), Jorge Tati(00), Felizardo Ambrósio (14), Joaquim Gomes (07), Mutau Fonseca (00), Tarcio Domingos (00), Hermenegildo Santos (13), Islando Manuel (00) e Tariq Kirksay (17).

Técnico: Ricardo Casas (Espanhol).

Recreativo do Libolo – Olímpio Cipriano (08), Jonathan Wallce (01), Carlos Morais (23), Roberto Fortes (03), Wladmir Pontes (00), Braulio Morais (00), Roderick Nealy (06), Valdelecio Joaquim (10), Zola Paulo (00), Eduardo Mingas (12), Benvindo Quimbamba (00) e Milton Barros (07).

Técnico: Norberto Alves (Português).

Assuntos Basquetebol  

Leia também
  • 06/02/2019 02:36:25

    ASA vence Vila em acerto de calendário

    Luanda - O Atlético Sport Aviação (ASA) venceu, nesta terça-feira, na capital do país, o Vila Clotilde, por 83-61, em partida de acerto da sexta jornada da 3ª volta do campeonato nacional de basquetebol sénior masculino, disputada no pavilhão Multiusos do Kilamba.

  • 05/02/2019 15:31:19

    Basquetebol: Jone Pedro deixa 1º de Agosto

    Luanda - O extremo/poste do 1º de Agosto Jone Pedro está de saída do clube, com o qual não chegou a acordo para renovação, informa a agremiação.

  • 03/02/2019 00:49:03

    Basquetebol: Angolano Sílvio Sousa suspenso da NCAA por dois anos

    Luanda - O basquetebolista angolano Silvio Souza, a jogar na Universidade de Kansas (Estados Unidos), foi suspenso por dois anos, da Associação dos Desportos Universitários (NCAA), por violação dos regulamentos, apurou hoje a Angop.

  • 01/02/2019 18:53:04

    Basquetebol: Presidente do ASA clama apoio financeiro

    Luanda - O presidente do Atlético Sport Aviação (ASA), Adriano Agostinho, apelou hoje, em Luanda, a maior sensibilidade e engajamento dos patrocinadores, para a resolução das dificuldades financeiras que afectam o clube, com realce à equipa de basquetebol.