Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Desporto

05 Setembro de 2016 | 08h15 - Actualizado em 05 Setembro de 2016 | 07h57

Jogos Paralímpicos iniciaram há 56 anos em Roma

Rio2016 (Do enviado especial) - A primeira edição dos Jogos Paralímpicos decorreu no longínquo ano de 1960, ou seja, há 56 anos. Todavia, tudo começou na Inglaterra quando em 1948 o neurologista alemão Ludwig Guttman organizou uma competição envolvendo vítimas da segunda guerra mundial com lesões na medula espinhal.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Angola vai participar nos Jogos Paralímpicos pela sexta vez consecutiva

Foto: Cortesia de Marcelino Camões

A tentativa inicial teve lugar na cidade inglesa de Stoke Mandeville e quatro anos depois, com a adesão da Holanda, surgiu um movimento internacional. O facto fez com que este evento para atletas deficientes fosse organizado pela primeira vez em Roma'1960.

Os Jogos Paralímpicos são uma competição desportiva de alto rendimento para atletas deficientes. Hoje a competição já valoriza mais a performance atlética do que as deficiências dos participantes.

O movimento tem crescido de maneira significativa desde os primeiros dias. Quatrocentos concorrentes evoluíram nos Jogos Paralímpicos de Verão de Roma, em 1960. Nos Jogos de Pequim, em 2008, foram já 3.951 presenças de 146 países.

A 14ª e última edição decorrida em Londres '2012 foi a maior da história. Estiveram presentes 4.200 atletas, correspondendo a um aumento de 249 em comparação com Pequim'2008. Naqueles jogos o número de Comités Paralímpicos Nacionais foi de 165, mais 19 do que em Pequim.

Catorze países fizeram a sua primeira participação em Londres: Antígua e Barbuda, Brunei, Camarões, Comores, República Democrática do Congo, Djibouti, Gâmbia,Guiné-Bissau, Libéria, Moçambique, Coreia do Norte, San Marino, Ilhas Salomão e Ilhas Virgens Americanas.

Este evento tem sido realizado no mesmo ano dos Jogos Olímpicos. Desde a edição de Seul, em 1988, também têm sido sediados no mesmo local mercê de um acordo rubricado entre o Comité Paralímpico Internacional (IPC) e o Comité Olímpico Internacional (COI).

Desde o processo de selecção para os Jogos de 2012, a cidade sede escolhida também é palco dos Jogos Paralímpicos.

Assim, de 7 a 18 deste Setembro realizam-se os 15º Jogos Paralímpicos nesta cidade do Rio de Janeiro, a mesma que em Agosto albergou os Jogos Olímpicos.Serão usadas as mesmas infra-estruturas. A vila olímpica é desde o dia 1 a vila paralímpica.  

Assuntos Desporto Adaptado  

Leia também
  • 14/01/2019 18:05:38

    Desporto adaptado: Heno e Jesus no Estambul Sport Club

    Luanda - Os futebolistas adaptados do Misto de Luanda Heno Guilherme e Jesus Morais, ambos campeões do mundo "México2018", seguem domingo para Turquia, onde vão representar o Estambul Yeditepe Sport Club por cinco anos, numa transferência inédita neste tipo de desporto em Angola.

  • 10/12/2018 09:58:39

    Desporto Adaptado: José Fernando vence prova de atletismo

    Huambo - O atleta José Fernando venceu, domingo, na cidade do Huambo, a prova de atletismo adaptado em masculino, organizado pela Associação Provincial da modalidade para comemorar o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, assinalado a 4 deste mês.

  • 01/12/2018 18:34:59

    Sul-africana sugere aposta na prova interna

    Luanda - A seleccionadora da África do Sul de basquetebol em cadeira de rodas, Lydia Dumond, afirmou neste sábado, em Luanda, ser a aposta na competição interna o principal caminho para o desenvolvimento da modalidade em Angola.

  • 01/12/2018 17:57:32

    Basquetebol Adaptado: "Faltou concentração" - Técnico

    Luanda - O seleccionador nacional de basquetebol adaptado, Moniz Marques, afirmou neste sábado, em Luanda, ter a falta de concentração ditado a derrota da sua equipa diante da África do Sul, por 40-70, na final do torneio internacional Lwini.