Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Desporto

27 Fevereiro de 2017 | 11h37 - Actualizado em 27 Fevereiro de 2017 | 11h36

Polidesporto: Benfica do Lubango assinala 85 anos mergulhado em dificuldades

Lubango - O Benfica Petróleos do Lubango assinala hoje, segunda-feira, 85 anos de existência, desde que em 1932, por intermédio de uma comissão instaladora, o Sport Lisboa e Benfica criou a sua 16ª Filial, que a 25 de Agosto de 1950 se transformou no Sport Lubango e Benfica.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Huíla: Benfica do Lubango vs Petro de Luanda

Foto: Morais Silva (arquivo)

(Por Morais Silva)

O futebol é o seu forte, mas desde 2014 que está fora do Girabola, o campeonato nacional de futebol sénior masculino.

A equipa regressou ao Girabola, nesse novo formato, em 2001, data em que perde o seu presidente, Manuel Cangombe Piriquito, num acidente de aviação na comuna da Quilemba, no Lubango, quando vinha assistir à estreia, diante do 1º de Agosto.

Com Sérgio Cunha Velho como presidente, a equipa caiu de divisão em 2003 e regressou dois anos depois, tendo alcançado a sua melhor classificação em 2006, o 4º lugar no Girabola, sob comando de Romeu Filemon.

Viria cair outra vez em 2008 e regressou no ano do CAN (2010), por uma época apenas. A última vez que participou na prova maior do futebol angolano foi em 2014, hoje, a actual direcção, liderada por Jacques da Conceição, nem sequer pensa, para já, regressar a mais alta-roda do futebol nacional.

O clube conta com um único patrocinador, a Sonangol Pesquisa e Produção, que até 2014 disponibilizava um milhão e quinhentos mil dólares por ano, mas desde 2015 que “deserdou” e não dá sinal de vida.

A projecção para um Girabola, segundo o actual consulado, passa pela existência de um sponsor forte e da recuperação das suas principais infra-estruturas.

O seu estádio, 11 de Novembro, com capacidade de seis mil espectadores, beneficiou de obras, pela última vez, em 2009 para servir o CAN2010, acolhendo treinos das equipas que participaram no campeonato, como a Tunísia e o Gabão.

Inaugurado em 1930, o "11 de Novembro" é o primeiro estádio construído na província da Huíla para a então equipa filial do Sport Lisboa e Benfica.  

O rectângulo de jogo, que tinha dimensões mínimas, foi ampliado para 118 metros de comprimento e 75 de largura.

O Pavilhão teve obras, em 2006, na antecâmara ao Afrobasket do ano seguinte, hoje vai caindo aos poucos, embora acolha jogos dos escalões de formação, actividades religiosas e recreativas, que rendem alguns tostões ao clube, mas insuficientes, até para manter os lavabos em condições.

O clube dispõe de um património constituído por imóveis, discoteca, casino, pavilhão e estádio, que a actual direcção tenta, a todo custo, fazer melhor proveito para o bem do desporto nas suas hostes.

É o mais antigo clube de futebol da Huíla, o seu surgimento impulsionou o aparecimento de outras formações, como o Ferroviário da Huíla, em Outubro de 1950.

Actualmente, o Clube da Avenida Comandante Satanás, acolhe as modalidades de boxe, futebol, basquetebol, ténis de mesa, voleibol e taekwondo, disciplinas que movimentam na agremiação mil e 470 crianças.

Leia também
  • 08/11/2018 07:40:27

    Liga dos campeões: Benfica complica apuramento enquanto City e Real goleiam

    Lisboa - A equipa do Sport Lisboa e Benfica empatou em casa com o Ajax da Holanda e ficou com o apuramento para os “oitavos” da Liga dos Campeões de futebol mais longe, numa ronda em que Manchester City e Real Madrid se destacaram pelas goleadas impostas.

  • 05/11/2018 13:45:57

    Desporto adaptado: Título mundial atribui valências ao país

    Luanda - O presidente do Comité Olímpico Angolano (COA), Gustavo da Conceição, considerou hoje, em Luanda, que o título mundial de futebol com muletas, conquistado pela selecção nacional este domingo, reforça universalmente o potencial demonstrado, há anos, e atribui valências ao país a nível do desporto adaptado.

  • 05/11/2018 05:54:56

    Futebol adaptado: Angola é campeã do mundo

    San Juan de Los Lagos, México (Do enviado especial) - - A selecção de Angola sagrou-se campeã do mundo de futebol com muletas, ao vencer esta madrugada a congénere da Turquia por 5-4, na final do campeonato do mundo que decorreu no México.

  • 05/11/2018 04:45:03

    Futebol: 1º de Agosto junta-se aos líderes do Girabola

    Luanda - O 1º de Agosto juntou-se domingo ao grupo das seis equipas que lideram o campeonato nacional de futebol da primeira divisão, com quatro pontos cada, após ter batido o Desportivo da Huíla por 2-0, em jogo da segunda jornada disputado no estádio 11 de Novembro.