Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Desporto

23 Junho de 2017 | 01h15 - Actualizado em 23 Junho de 2017 | 09h52

Assinala-se hoje o Dia Internacional do Olimpismo

Luanda - Assinala-se hoje, 23 de Junho, o Dia Internacional do Olimpismo, instituído em homenagem à criação (23 de Junho de 1894) do Comité Olímpico Internacional, pelo barão Pierre de Coubertin, aristocrata francês.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Logotipo do Comité Olimpico Internacional

Foto: ANGOP

Os jogos olímpicos foram inventados pelos gregos, por volta dos anos 776 que antecederam a era cristã. Como faziam reverência aos deuses da Grécia, o imperador Teodósio I, que era cristão, não os aceitava, pois fugia aos princípios judaico-cristãos.

Com isso, a partir do ano de 393 d.c., os jogos não puderam mais ser praticados. Pierre de Coubertin, durante um congresso mundial de educação, propôs que de quatro em quatro anos uma população de atletas do mundo se reunisse para concorrer em algumas modalidades desportivas, com o objectivo de promover uma disputa saudável entre os mesmos.

Além disso, Coubertin acreditava que os jogos olímpicos levavam os gregos a uma posição privilegiada, tentando fazer com que o mundo tivesse a mesma oportunidade.

Dessa forma, foram criados os Jogos Olímpicos, que aconteceram dois anos mais tarde, em Atenas.

As modalidades desportivas principais eram: Natação, Atletismo e Ginástica, onde os três primeiros colocados eram premiados com medalhas de ouro, prata e bronze, tradição que é mantida até hoje.

O Olimpismo é uma filosofia de vida que defende a formação de uma consciência pacifista, democrática, humanitária, cultural e ecológica por meio da prática desportiva.

O objectivo do Olimpismo é colocar o desporto ao serviço do homem, a partir da criação de um estilo de vida baseado na alegria do esforço físico e no respeito entre os cidadãos, contribuindo para o desenvolvimento do indivíduo e fortalecendo a compreensão e a união entre os povos.

Baseado em tais ideais, surge o Movimento Olímpico, fundamentado na solidariedade para o desenvolvimento do mundo e na igualdade na ordem económica, social e cultural.

Um dos seus principais objectivos é oferecer aos jovens de todo o mundo a possibilidade de alcançar o alto nível desportivo, sem qualquer tipo de discriminação.

O Comité Olímpico Angolano (COA) é membro do Comité Olímpico Internacional. Organiza os eventos de carácter olímpico em Angola e fiscaliza e organiza as modalidades que terão representação do país em jogos olímpicos.

O COA foi criado em 1979 e já no ano seguinte o país participou dos Jogos Olímpicos de Verão de 1980 em Moscovo. É membro da Associação dos Comités Olímpicos de Língua Oficial Portuguesa.

O Comité Olímpico Angolano é membro do Comité Olímpico Internacional e como Comité Olímpico Nacional organiza os eventos de carácter olímpico em Angola e fiscaliza e organiza as modalidades que terão representação do país em jogos olímpicos.

Assuntos Efeméride  

Leia também