Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Desporto

27 Junho de 2017 | 03h58 - Actualizado em 27 Junho de 2017 | 04h24

Academia Olímpica vai incrementar ensino do olimpismo nas escolas

Luanda - A Academia Olímpica Angolana (AOA), organismo vocacionado para o ensino do olimpismo, tem em vista incrementar a divulgação dos ideais olímpicos entre as crianças, com sessões mais regulares em escolas primárias.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

1 / 1

Celebração foi realizada com crianças

Foto: Cedida

Celebração do Dia Olimpico foi realizada com crianças

Foto: Cedida

O anúncio foi feito pela directora da Academia, Sara Tavares, em declarações à Angop, quando fazia o balanço das festividades do Dia do Olimpismo assinalado a 23 de Junho, dia em que a nova direcção do COA tomou posse para a olimpiada até aos Jogos "Japão2020"

De acordo com  Sara Tavares, a palestra sobre o Movimento Olímpico proferida a alunos numa escola primária da centralidade do Sequele (Luanda), no âmbito da efeméride, "deu indicadores interessantes", daí que prometeu inserir no programa da instituição para este ano acções mais regulares junto deste público, que considera potencial olimpiano para o futuro.

Sexta-feira e sábado, a Academia Olímpica conviveu com a comunidade estudantil da referida centralidade, tendo a palestra atraído mais de mil alunos. Durante o encontro, os participantes foram informados sobre o que é o Movimento Olímpico, ideais olímpicos e o Comité Olimpico Angolano.

Num convívio muito interactivo e animado, não obstante as sucessivas participações de Angola nos Jogos Olimpicos (desde Moscovo1980 até Rio2016), o conhecimento dos alunos sobre o tema revelou-se deficiente.

No entanto, foram respondidas acertadamente o nome do presidente do comité olímpico angolano, o nome de um atleta olímpico angolano e onde se realizaram os últimos Jogos Olímpicos.

Mais criativos foram os participantes no concurso de desenho sobre o mesmo tema, cuja criatividade e talento demonstrados surpreenderam positivamente os organizadores.

Outro momento animado foi o de jogos, em que foram disputadas partidas de basquetebol e voleibol, com envolvimento dos alunos.

Diplomas de participação e e premior aos melhores do concurso de desenho (camisolas e "pins" do COA) foram entregues durante a jornada.

No sábado, o programa conjunto entre o COA e a AOA foi dominado por uma marcha olímpica na centralidade do Sequele com a presença dos estudantes das escolas locais, moradores e público.

Foi também montada uma feira da saúde, e foi feita sessão de demonstração de karaté dó e de xadrez.

De acordo com Sara Tavares, a escolha da centralidade do sequele teve como objectivo afastar-se do centro da cidade e atingir as comunidades mais distantes para disseminar o olimpismo. recordou que no ano passado, este programa foi levado ao Namibe.

A Academia Olímpica Angolana foi proclamada em Julho de 1997 perante 25 subscritores, em Luanda, numa iniciativa do Comité Olímpico Angolano (COA) e sob auspícios do Comité Olímpico Internacional (COI) e respondia assim à necessidade do ensino do olimpismo no país.

O Dia Internacional do Olimpismo, assinala-se a 23 de Junho, e foi instituído em homenagem à criação (23 de Junho de 1894) do Comité Olímpico Internacional, pelo barão Pierre de Coubertin, aristocrata francês.

Em Angola, esta entidade é representada pelo Comité Olímpico Angolano, criado em 1979.

O ex-basquetebolista internacional Gustavo Conceição, que ja foi presidente da federação de basquetebol e secretário geral da ACNOA (Associação dos Comités Nacionais Olimpicos de África)  é o actual presidente do COA, pelo quarto mandato consecutivo, sucedendo ao ex-xadrezista Rogério Silva.

Assuntos Olimpismo  

Leia também
  • 24/06/2017 05:43:20

    Olimpismo: Sayovo muito ovacionado na sua entrada para família olímpica

    Luanda - Depois de ter sido o mais votado na eleição para membro do Comité Olímpico Angolano, José Sayovo, foi sexta-feira, em Luanda, também o mais ovacionado na cerimónia de posse do novo elenco do órgão gestor do olimpismo no país liderado pelo reconduzido Gustavo Conceição.

  • 22/06/2017 17:00:10

    Polidesporto: Dia do olimpismo celebra-se com palestra e concursos

    Luanda - No dia do empossamento de Gustavo Conceição para mais um mandato na presidência do COA, a Academia Olímpica Angolana (AOA) organiza esta sexta-feira um festival desportivo com alunos do ensino primário, na centralidade do Sequele, em Luanda, para assinalar o Dia Internacional do Olimpismo (23 de Junho).

  • 12/05/2017 15:01:56

    Olimpismo: Presidente do COI termina visita

    Luanda - O presidente do Comité Olímpico Internacional (COI), Thomas Bach, deixou, na tarde desta sexta-feira, Luanda, no termo da visita de 24 horas que efectuou ao país, depois de ter sido recebido pelo vice-presidente da República, Manuel Domingos Vicente.