Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Desporto

27 Junho de 2017 | 16h47 - Actualizado em 27 Junho de 2017 | 18h56

Polidesporto: Angola conta com moderno centro de reabilitação física

Luanda - Com a capacidade de atender 150 pessoas, o Centro de Reabilitação Física para Atletas (CRF), instalado no Estádio 11 de Novembro, em Luanda, foi formalmente apresentado ao público hoje, terça-feira, em acto presenciado pelo ministro da Juventude e Desportos (MJD), Albino da Conceição.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Ginásio do Centro de Medicina Desportiva (Arquivo)

Foto: Joaquina Bento

A infra-estrutura afecta ao Centro Nacional de Medicina Desportiva (Cenamed), no complexo da cidadela, dispõe de uma sala de tratamentos húmidos, balneários, vestiários, consultórios, sala de triagem, sala de espera, fitness, cardio fitness, zona de avaliação, reabilitação funcional, fisioterapia, espaço para alongamentos, flexibilidade e posturologia, laboratórios de biomecânica e fisiologia do esforço.

Situado na parte inferior das bancadas do estádio, o CRF é uma extensão do Cenamed e uma instituição de apoio prioritário ao sistema desportivo nacional. Possui valências na reabilitação, treinamento, formação e investigação.

Também presta serviços em consultas de clínica geral, medicina desportiva, ortopedia e traumatologia, cardiologia, nutrição, neurologia e psicologia, tendo como alvo, atletas (profissionais, amadores e lazer), agentes desportivos e população não desportiva.                      

Por ocasião, o seu director, o médico João Mulima, que destacou o grande investimento feito pelo MJD na concretização do CRF, referiu ser uma mais-valia no processo de desenvolvimento do sector, principalmente pelo equipamento de “ponta” que possui e pela congregação de profissionais nacionais da saúde e do desporto.

Acrescentou que actualmente a frequência é de 30 a 40 utentes e um pagamento comparticipado, em que o MJD suporta 80 porcento.        

Posição idêntica, também foi manifestada por outras personalidades presentes, com realce para o presidente do Petro de Luanda, Tomás Faria, que considerou ser uma forma dos clubes nacionais pouparem recursos com saídas ao exterior no tratamento das distintas lesões dos atletas.         

Após o historial do CRF (Realidade e Desafios), que também tem como lema: “Pela Excelência Desportiva”, feita pelo seu responsável, seguiu-se a apresentação do vídeo promocional, visita guiada aos compartimentos e culminou com momento cultural, abrilhantado pelo músico Puto Prata, que também dá rosto na publicidade do Centro.

Durante a constatação, por coincidência, a Selecção Nacional sénior masculina de basquetebol, que se prepara para o Afrobasket2017, ainda sem local de disputa, efectuava o seu trabalho de aprimoramento físico-atlético numa das salas de fitness e musculação.                         

Além do titular do MJD, o acto contou ainda com o testemunho de dirigentes da Região 5 da União Africana, que se encontram na capital angolana, no âmbito do encerramento oficial dos sétimos Jogos da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), decorridos de 9 a 19 de Dezembro de 2016, em Angola.      

Assuntos Polidesporto  

Leia também
  • 14/07/2017 13:42:02

    Motocross: António Samuel vence circuito motorizado

    Andulo - O piloto António Samuel venceu nesta sexta-feira o circuito motorizado realizado no município do Andulo, a 130 quilómetros a norte da cidade do Cuito, província do Bié.

  • 09/07/2017 22:32:46

    Polidesportivo/Resenha: Futebol, basquetebol e vela em destaque da semana

    Luanda - O apuramento do Recreativo do Libolo do Cuanza Sul para os quartos-de-final da Taça da Confederação africana em futebol, o mundial de basquetebol masculino de sub 19 e a conquista do campeonato africano de vela, são os principais destaques divulgados ao longo da semana finda.

  • 09/07/2017 16:53:25

    Andebol: Pedro Godinho defende interacção entre árbitros e mesa de jogo

    Luanda - A necessidade de haver maior interacção entre os árbitros e a mesa de jogo foi hoje, em Luanda, defendida pelo presidente da Federação Angolana de Andebol, Pedro Godinho, como a maneira correcta para actuar com lisura e transparências durante as partidas das competições nacionais.

  • 08/07/2017 19:27:17

    Polidesporto: Sócios do Petro aprovam símbolos renovados do clube

    Luanda - Mais de cem sócios participantes da assembleia-geral extraordinária do Petro Atlético de Luanda reagiram sábado, na capital do país, positivamente às alteração dos símbolos e alguns artigos dos seus estatutos, que visam conferir maior adaptação à nova realidade.