Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Desporto

29 Outubro de 2017 | 21h24 - Actualizado em 29 Outubro de 2017 | 21h23

Apesar do título- faltou Gelson e Ary ao D'Agosto

Luanda - Apesar da conquista neste domingo (29) do 11º título do Girabola, o 1º de Agosto ressentiu-se das ausências de Gelson Dala e Ary Papel, agora na Tuga, numa época exagerada de lesões e de fraca "safra" do sector atacante.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

1 / 1

ARY DRIBLA OPONENTE NO 11 DE NOVEMBRO (ARQUIVO)

Foto: clemente dos santos

Por Marcelino Camões

Se a contratação em finais de 2016 dos maiores expoentes da actualidade do futebol nacional pelo Sporting B da II Liga Portuguesa foi a realização de um sonho para os atletas, para a equipa, as respectivas saídas tornaram mais difícil a conquista deste segundo troféu consecutivo, depois de no ano passado ter quebrado um jejum de uma década.

Na edição transacta, ainda com as cores do clube de formação, Gelson e Ary monopolizaram a crítica nos meios de comunicação social devido ao entendimento em campo, ao faro de golo do primeiro e pelos dribles do segundo.

Domingos Quitumba, jornalista da Rádio-5, usava o termo “quixiquila” ao referir-se à dupla pela forma como alternavam nos passes para o golo, numa analogia ao sistema informal de poupança e financiamento, sem juros, em que indivíduos com salário garantido, contribuem com um valor acordado, de modo a que, rotativamente, cada um receba a totalidade ou parte das contribuições arrecadadas pelo grupo.

Não foi por acaso que ambos marcaram 35 golos, ou seja, Gelson (23) e Ary (12) números astronómicos se comparados aos rubricados na presente época pelos dois melhores artilheiros da equipa em que o cabo-verdiano Rambé, contratado para resolver no ataque, está com 11 tentos e acrescidos aos 7 de Geraldo totalizam-se 18, menos 17 que a produção passada, apesar de restar ainda uma jornada para o fim do Girabola2017.

Agora no Sporting B da II liga Tuga, aos dois craques do futebol nacional não lhes foi dado ainda a oportunidade de fazer “quixiquila”, mas Gelson tem sabido trilhar caminhos sem o seu irmão angolano e os resultados não deixam dúvidas: chegou no final da época de 2016 e foi o segundo melhor jogador da II Liga.

Dia 2 de Abril deste ano, o futebolista de 21 anos foi a grande atracção ao apontar um poker (4 golos) na vitória frente o Olhanense (5-1), em jogo da 34ª jornada, mas as suas façanhas no futebol português têm ultrapassado limites de golos, o que levou a sua inscrição no plantel principal, inclusive integra o grupo de 25 seleccionados para o “playoff” da Liga dos Campeões.

O 1º de Agosto pode também queixar-se das lesões que terão levado a rescisão do contrato com o guarda-redes Dominique, o término prematuro da época por parte de Isaac (lateral direito – foi operado), as interrupções constantes de Geraldo e Ibukun (médios), Rambé (pota-de-lança) e Tony Cabaça (guarda-redes).

No entanto, as adversidades vividas pelo clube "militar" tiveram efeitos negativos menores fruto da forte organização administrativa sob lideranaça de Carlos Hendrick.

Contribuiu igualmente, e muito, a visão da equipa técnica que compreendeu as limitações e fez do colectivo um grupo forte, capaz de “bisar” após dez anos sem conquistar o troféu.

O Dragan Jovic, da república da Bósnia-Herzegovina, foi o responsável por todo sucesso técnico do conjunto. Em duas épocas fez o pleno numa altura em que o seu futuro no clube do “rio-seco” não é ainda certo para a época de 2018.

Até lá, o bósnio tem ainda uma eventual última tarefa que é a conquista também da Taça de Angola, cuja segunda "mão" da meia-final, diante do Progresso do Sambizanga, acontece no dia 1 de Novembro, no estádio dos Coqueiros. Para já tem meio caminho andado para a final após vitória no jogo inicial de 3-2, no 11 de Novembro.

Assuntos Futebol   Província » Luanda  

Leia também
  • 08/11/2018 07:40:27

    Liga dos campeões: Benfica complica apuramento enquanto City e Real goleiam

    Lisboa - A equipa do Sport Lisboa e Benfica empatou em casa com o Ajax da Holanda e ficou com o apuramento para os “oitavos” da Liga dos Campeões de futebol mais longe, numa ronda em que Manchester City e Real Madrid se destacaram pelas goleadas impostas.

  • 05/11/2018 13:45:57

    Desporto adaptado: Título mundial atribui valências ao país

    Luanda - O presidente do Comité Olímpico Angolano (COA), Gustavo da Conceição, considerou hoje, em Luanda, que o título mundial de futebol com muletas, conquistado pela selecção nacional este domingo, reforça universalmente o potencial demonstrado, há anos, e atribui valências ao país a nível do desporto adaptado.

  • 05/11/2018 05:54:56

    Futebol adaptado: Angola é campeã do mundo

    San Juan de Los Lagos, México (Do enviado especial) - - A selecção de Angola sagrou-se campeã do mundo de futebol com muletas, ao vencer esta madrugada a congénere da Turquia por 5-4, na final do campeonato do mundo que decorreu no México.

  • 05/11/2018 04:45:03

    Futebol: 1º de Agosto junta-se aos líderes do Girabola

    Luanda - O 1º de Agosto juntou-se domingo ao grupo das seis equipas que lideram o campeonato nacional de futebol da primeira divisão, com quatro pontos cada, após ter batido o Desportivo da Huíla por 2-0, em jogo da segunda jornada disputado no estádio 11 de Novembro.