Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Desporto

12 Janeiro de 2018 | 16h22 - Actualizado em 12 Janeiro de 2018 | 16h22

CHAN2018: Angola joga em antiga zona ocupada por portugueses

Luanda - Com uma população estimada em 421 mil e 844 habitantes (dados de 2014), a cidade de Agadir, sul de Marrocos, será a sede do grupo de Angola (D) no CHAN'2018 que inicia sábado, uma região onde os portugueses edificaram a Fortaleza de Santa Cruz, por ocasião da sua ocupação em 1505.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

JOGO ENTRE ANGOLA E ILHAS MAURÍCIAS

Foto: clemente dos santos

Construída em zona de alta atitude, frente ao mar, os portugueses encontraram grandes dificuldades com as tribos da região, sofrendo longas lutas, até que em 1541 o xerife Mohammed ech-Cheikh toma a fortaleza. Seiscentos sobreviventes lusos foram feitos prisioneiros, entre eles o governador D. Guterre de Monroy e seus filhos.

Localizado a norte da foz do rio Suz, na costa do Oceano Atlântico, a cidade de Agadir, antigamente designada por Santa Cruz do Cabo de Gué, é a capital da região de Souss-Massa-Drâa.

Agadir, que significa "muralha", "fortaleza" ou "cidade", tornou-se uma baía de certa importância, desenvolvendo o comércio com a Europa. De Agadir saiam produtos como açúcar, cera, cobre, couros e peles, enquanto os europeus traziam armas e tecidos.

É nesta região onde os Palancas Negras desfilarão o seu perfume, a partir do dia 16, quando defrontarem, na primeira jornada, o Burkina Faso. 

O Grand Stade d'Agadir é o estádio palco do grupo D em que também fazem parte o Congo Brazzaville e Camarões.

Inaugurado em 2013, a infra-estrutura tem capacidade para 45 mil espectadores.

Assuntos Futebol   Província » Luanda  

Leia também
  • 19/03/2018 02:44:19

    Afrotaças: Fase de grupos - um feito singular

    Luanda - Merecedora de júbilo por parte dos angolanos por representar, possivelmente, um acréscimo de equipas nacionais nas provas da CAF, a qualificação à fase de grupos da Liga de Clubes Campeões pelo 1º de Agosto é um feito singular.

  • 18/03/2018 23:35:09

    Geraldo decisivo em jogo de coincidências

    Luanda - Formado na escola de futebol "Norberto de Castro", o médio ofensivo Geraldo foi duplamente decisivo na qualificação do 1º de Agosto à fase de grupos da Liga Africana de Clubes Campeões com dois golos, um em Luanda e outro em Johanesburgo.

  • 18/03/2018 23:16:54

    Girabola: Hélder Teixeira felicita Kuando Kubango FC

    Menongue - O treinador principal do Progresso do Sambizanga, Hélder Teixeira, felicitou hoje, domingo, a sua congénere do Kuando Kubango FC, pela vitória de 1-0, no estádio municipal de Menongue, no prosseguimento da 7ª Jornada do Girabola2018.

  • 18/03/2018 22:11:27

    Girabola: José Sousa reconhece dificuldades diante do Progresso

    Menongue - O técnico-adjunto do Kuando Kubango - FC, José Sousa, reconheceu hoje, domingo, que apesar do clube ter vencido o Progresso do Sambizanga, 1-0, este tem um plantel jovem e com muita atitude demonstrada no jogo decorrido no estádio municipal de Menongue.