Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Desporto

14 Março de 2018 | 15h08 - Actualizado em 14 Março de 2018 | 15h01

Onze de Novembro com espaços ocupados

Luanda - Uma comissão para averiguar a ocupação de espaços onde está erguido o estádio 11 de Novembro, em Luanda, foi criada terça-feira após visita de uma delegação interministerial dirigida pela Ministra da Juventude e Desportos, Ana Paula Sacramento Neto.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

1 / 1

Estádio 11 de Novembro recebe visita de delegação interministerial

Foto: Angop

O grupo de trabalho composto ainda pelo ministro do Interior, Ângelo da Veiga Tavares, e pela ministra do Ordenamento do Território e da Habitação, Ana Paula de Carvalho, constatou o estado do imóvel construído para o CAN2010, bem como a construção não autorizada em áreas reservadas para infra-estruturas desportivas de apoio.

Acompanhados pelo administrador do imóvel, Miguel Xisto, os ministros mostraram-se incrédulos com a dimensão das zonas privatizadas pelas empresas Urbeinvest Projectos Imobiliários e a ABC BCP, esta última anterior gestora do empreendimento.

O heliporto construído no interior do estádio está agora vedado, bem como um dos postos de transformação de luz eléctrica.

No final da visita, a delegação interministerial reuniu-se com os intervenientes, onde saíram as deliberações avançadas à imprensa pela ministra Ana Paula Sacramento.

“Constatamos ocupação anárquica. Há, por exemplo, uma obra a ser edificada na entrada principal”, frisou, acrescentando que o estádio deve ter as saídas e entradas conforme recomendações da FIFA e da CAF que valorizam a vida humana.

A ministra afirmou que a comissão terá contacto com os projectos inicialmente previstos para os espaços agora privatizados, bem como os serviços de apoio para os frequentadores do estádio, de modo a tomar as medidas necessárias sem desvirtuar a maquete.    

Neste momento as obras da ABC BCP estão interrompidas por ocuparem zonas inicialmente reservadas para o estacionamento de viaturas, segundo o Jornal de Angola na sua edição desta quarta-feira.

De acordo com ministra, os responsáveis da Urbeinveste prestaram esclarecimentos sobre a forma como adquiriram os terrenos, seus projectos e o motivo da solicitação de tantos espaços.

Questionada sobre o horizonte temporal para a tomada de medidas, a ministra explicou que a comissão criada vai trabalhar com outros sectores para indicar os seus representantes. Depois estabelecerá um cronograma de trabalho sem interferência nas actividades do estádio.

Por outro lado, a representante da Urbeinvest, Neusa Inglês, em declarações à imprensa, explicou que a empresa está disposta a colaborar e seguir com as orientações superiores.

Sobre a vedação dos talhões disse que se prendem com o plano director metropolitano de Luanda.

Leia também
  • 04/11/2018 20:44:54

    Resenha desportiva: Sucesso do futebol adaptado marca semana

    Luanda - O apuramento da selecção nacional para a final do campeonato do mundo de futebol com muletas, que decorre no México, constitui o principal facto desportivo da semana.

  • 01/11/2018 17:22:17

    Redução dos custos de transmissões televisivas carece de esforços conjugados

    Luanda - O director-geral da União Africana de Radiotelevisão (AUB-UAR), Gregoire Ndjaka, reconheceu hoje, em Luanda, a necessidade de um esforço conjunto das instituições do continente tendentes a redução dos custos de pagamento dos direitos de transmissões dos eventos desportivos.

  • 31/10/2018 01:21:22

    Ministério dos Desportos balanceia actividades

    Luanda - O Ministério da Juventude e Desportos balanceou esta terça-feira, em conselho consultivo, as actividades desenvolvidas durante o ano transacto e as do primeiro semestre do ano em curso, tendo concluído na necessidade de maior extensão das acções e projectos de âmbito nacional.

  • 29/10/2018 17:42:43

    Polidesporto: Estado do desporto em Conselho Consultivo alargado

    Luanda - Balanço das actividades do I semestre de 2018, Estado das infra-estruturas, proposta da Lei Anti-Dopagem, entre outras, constam da agenda do XI Conselho Consultivo Alargado do Ministério da Juventude e Desportivos, que acontece terça-feira, a partir das 9h00, nas instalações do INFORFIP, no município de Cacuaco, em Luanda.