Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Desporto

17 Maio de 2018 | 19h28 - Actualizado em 17 Maio de 2018 | 19h27

Futebol: Ex-internacional ressalta envolvência de jovens nos Palancas Negras

Luanda - Com uma média de 21 anos, o antigo internacional angolano Kali enalteceu hoje a chamada de jovens futebolistas para integrar os trabalhos da pré-selecção nacional, tendo em vista o torneio da região austral do continente africano (COSAFA), a disputar-se de 27 de Maio a 9 de Junho, na província de Limpopo, na África do Sul.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Kali - antigo capitão da Seleção de Angola

Foto: Pedro Parente

Selecção Angolana de Futebol

Foto: Cortesia de Pascoal Bernardo

Ao reagir à Angop sobre a convocatória do sérvio Srdjan Vasiljevic, o antigo defesa do combinado nacional considerou que a integração dos novos valores vem trazer outra rodagem competitiva em termos de experiência profissional, a julgar pela excelente qualidade desportiva que os atletas apresentaram na primeira volta do campeonato nacional (Girabola2018).

Realçou ainda a importância de resgatar jovens para os Palancas Negras, no intuito de se começarem a trabalhar para a criação de um núcleo consistente para compromissos futuro.

  

Kali, que já actuou no Sion da Suíça, Santa Clara de Portugal e 1º de Agosto, apelou aos jogadores maior serenidade e espírito de responsabilidade, tendo em conta o nível de exigência da competição. 

O antigo futebolista que já capitaneou a selecção nacional disse que Gerson e Nandinho terão a missão espinhosa de transmitir toda sua experiência aos novatos, de formas ao grupo manter-se coeso para mais um desafio na carreira.  

A idade média do combinado nacional é de 21 anos, sendo o mais velho dos convocados o guarda-redes do Petro de Luanda Gerson Barros, com 31 anos de idade, e o mais jovem Pedro, também dos tricolores, com 17 anos.

A concentração acontece no próximo domingo, enquanto os trabalhos arrancam na segunda-feira em local a indicar pela Federação Angolana de Futebol (FAF).

Angola está no grupo B, com as congêneres do Malawi, Ilhas Maurícias e Botswana. No A, estão Ilhas Seicheles, Madagáscar, Moçambique e Comores.

Os primeiros de cada grupo passam para os quartos-de-final, onde já se encontram as selecções do Zimbabwe (campeão em título), Zâmbia (vice-campeão), África do Sul (anfitrião), Namíbia, Lesoto e Swazilândia, que ficam isentas na primeira fase.

Angola já conquistou a competição por três ocasiões, em 1999, 2001 e 2004.

Eis a lista dos convocados:

Petro de Luanda – Gerson, Pedro, Mateus, Carlinhos, Danilson, Eddy e Sozito

1º de Agosto – Bonifácio, Show, Nelson da Luz, Vanilson e Fofo

Recreativo da Caála do Huambo – Beny e Mona

Progresso do Sambizanga – Além e Megue

Kabuscorp do Palanca – Rafa e Nandinho

Desportivo da Huila – Zé e Jó

Académica do Lobito – Ndulu

Interclube – Kaporal

Sagrada Esperança - Lulas

Leixões de Portugal – Chico Banza e Vá

Assuntos Futebol  

Leia também
  • 17/05/2018 19:18:18

    Basquetebol assinala 88º aniversário com créditos em falta

    Luanda - Oitenta e oito anos depois do primeiro lançamento da bola ao ar no país (entenda-se jogo de basquetebol), a modalidade tem-se revelado, nos últimos tempos, incapaz de reforçar créditos, imagem e desempenho granjeados desde os primórdios da década de 1980.

  • 17/05/2018 15:04:46

    Futebol/Taça Cosafa: Vá e Chico Banza entre os 25 convocados

    Luanda - Os avançados Vá e Chico Banza, ambos dos Leixões da segunda liga portuguesa de futebol, são os únicos atletas da diáspora convocados para os trabalhos da pré-selecção nacional, visando o torneio da região austral do continente africano (COSAFA), a disputar-se de 27 de Maio a 9 de Junho, na província de Limpopo, na África do Sul.

  • 17/05/2018 10:11:19

    Girabola2018: Soares denuncia cobiça dos "colossos" na reabertura do mercado

    Lubango - O técnico do Desportivo da Huíla, Mário Soares, teme perder parte dos seus mais influentes jogadores na reabertura do mercado de transferências, denunciando que muitos deles estão a ser cobiçados por "colossos" do futebol nacional.