Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Desporto

16 Junho de 2018 | 11h33 - Actualizado em 16 Junho de 2018 | 14h27

Xadrez: Sérgio Miguel vence campeonato nacional

Huambo - Ao somar 7.5 pontos, o xadrezista Sérgio Miguel, do Progresso do Sambizanga, venceu hoje, pela 1ª vez, o campeonato nacional individual absoluto, disputado na cidade do Huambo, de 11 a 15 deste mês.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Campeonato nacional de Xadrez

Foto: Angop

Nas posições imediatas ficaram Luciano Oliveira, do Grupo Desportivo da EPAL, e Adérito João, do 1º de Agosto, ambos com 6.5 pontos, numa prova disputada por 40 xadrezistas.

O campeão em título e mestre internacional Adérito Pedro, do 1º de Agosto, ficou no 7º lugar, com seis pontos, os mesmos do tri-campeão africano de juniores Erikson Soares, na 5ª posição.  

Na classe feminina, com 18 competidoras, o título será disputado brevemente, em Luanda, entre as xadrezistas Esperança Caxita, campeã nacional em título e tri-campeã africana, e Ednásia Júnior, da Macovi Sport Clube, por ambas terem terminado o nacional com os mesmos oito pontos. Luzia Pires, do 1º de Agosto, ficou na 3ª posição com 7.5 pontos.

O campeonato nacional individual absoluto, disputado por atletas das províncias de Benguela, Bié, Luanda, Moxico e Huambo, serviu de antecâmara às olimpíadas da modalidade a decorrer, em Setembro, na cidade de Tbilisi, capital da República Democrática da Geórgia.

A realização da prova na cidade do Huambo serviu para promover e massificar a prática da modalidade, segundo disse, no encerramento, o vice-governador da província do Huambo para os serviços Técnicos e Infra-estruturas, Calunga Francisco Quissanga.

Felicitou, por isso, a federação da modalidade, afirmando que o xadrez é uma modalidade que deve ser introduzida nos currículos escolares, por causa da sua componente reflexiva, sendo conhecido como o desporto-ciência.

Por sua vez, o presidente da federação angolana da modalidade, Tito Martins, agradeceu o apoio das autoridades locais, tendo solicitado máximo apoio para que o xadrez seja disputado nas escolas desta região, visando a descoberta de novos talentos.

Assuntos Província » Huambo   Xadrez  

Leia também