Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Desporto

19 Julho de 2018 | 17h52 - Actualizado em 19 Julho de 2018 | 17h52

Xadrez: Falta de material técnico condiciona massificação

Ondjiva - A falta de material técnico e outros meios de apoio para a prática do xadrez na província do Cunene está a condicionar a massificação da modalidade na região, anunciou hoje à Angop o presidente da Associação Provincial, Apolinário António.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Massificação do Xadrez (arquivo)

Foto: Rosario dos Santos

De acordo com o dirigente desportivo, actualmente a associação está carente de quase tudo, desde relógios, tabuleiros, peças, mesas e cadeiras.

Apolinário António disse que sem apoio é quase impossível massificar o xadrez, por isso apelou ao empresariado a canalizar financiamentos e outros apoios para o engrandecimento da modalidade, visto existirem muitos talentos que querem mostrar o que sabem.

Segundo afirmou, recentemente a Federação Angolana de Xadrez cedeu 20 tabuleiros, material insuficiente para expandir a actividade, por isso solicita o governo provincial e a classe empresarial a juntar-se à causa.

“É necessário que os empresários locais velem por esta disciplina, uma vez até a província ser detentora do título em feminino, daí as responsabilidades serem acrescidas”, justificou.

A modalidade é praticada apenas em Ondjiva, sede capital da província. A associação controla 70 xadrezistas, deste número 50 são das categorias juniores e juvenis.

Assuntos Província » Cunene   Xadrez  

Leia também
  • 30/12/2018 18:31:04

    Xadrez: António Mulangui vence torneio de Xadrez de fim de ano

    Lubango - O xadrezista António Mulangui, de 23 anos de idade, venceu hoje, no Lubango, o torneio de Xadrez de fim de ano, ao derrotar António Maneco na final, num sistema de desempate, depois de ambos acumularem seis pontos, uma prova organizada pela Associação Provincial da modalidade.

  • 03/12/2018 20:40:52

    Angola procura título de MF na África do Sul

    Luanda - Com objectivo de aumentar o número de mestres Fide (MF) no país, a selecção nacional de xadrez em sub-17, em ambos os sexos, participará de 6 a 13 deste mês no Campeonato Africano escolar, em Limpopo, África do Sul.

  • 14/11/2018 19:40:50

    AMUD quer mais envolvimento de mulheres na prática do desporto

    Ondjiva - A responsável da Associação da Mulher e o Desporto (AMUD) na província do Cunene, Guilhermina Cristiana, apelou nesta quarta-feira as mulheres no sentido de aderirem às diferentes modalidades do desporto, visto que a prática de exercícios físicos proporciona boa condição de saúde.

  • 12/11/2018 22:53:35

    Xadrez: Esperança Caxita vence torneio "Angola Livre"

    Luanda - A mestre internacional (MI) Esperança Caxita e o candidato a mestre (CM) Cambado José conquistaram esta segunda-feira, em Luanda, o Open Internacional de xadrez ?Angola Livre?, ambos com 5,5 pontos, nas classes feminina e masculina.