Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Desporto

19 Julho de 2018 | 17h52 - Actualizado em 19 Julho de 2018 | 17h52

Xadrez: Falta de material técnico condiciona massificação

Ondjiva - A falta de material técnico e outros meios de apoio para a prática do xadrez na província do Cunene está a condicionar a massificação da modalidade na região, anunciou hoje à Angop o presidente da Associação Provincial, Apolinário António.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Massificação do Xadrez (arquivo)

Foto: Rosario dos Santos

De acordo com o dirigente desportivo, actualmente a associação está carente de quase tudo, desde relógios, tabuleiros, peças, mesas e cadeiras.

Apolinário António disse que sem apoio é quase impossível massificar o xadrez, por isso apelou ao empresariado a canalizar financiamentos e outros apoios para o engrandecimento da modalidade, visto existirem muitos talentos que querem mostrar o que sabem.

Segundo afirmou, recentemente a Federação Angolana de Xadrez cedeu 20 tabuleiros, material insuficiente para expandir a actividade, por isso solicita o governo provincial e a classe empresarial a juntar-se à causa.

“É necessário que os empresários locais velem por esta disciplina, uma vez até a província ser detentora do título em feminino, daí as responsabilidades serem acrescidas”, justificou.

A modalidade é praticada apenas em Ondjiva, sede capital da província. A associação controla 70 xadrezistas, deste número 50 são das categorias juniores e juvenis.

Assuntos Província » Cunene   Xadrez  

Leia também
  • 03/11/2018 16:23:04

    Quibala acolhe provincial de Xadrez

    Sumbe - O município da Quibala acolhe, de 9 a 11 do corrente mês, o campeonato provincial de Xadrez no Cuanza Sul, soube hoje Angop de fonte da organização da prova.

  • 23/10/2018 16:12:37

    APF no Cunene necessita de quatro milhões de Kwanzas

    Ondjiva - A Associação Provincial de Futebol (APF), no Cunene, necessita anualmente de quatro milhões de Kwanzas para implementação dos programas de massificação da modalidade na região, disse hoje, terça-feira, em Ondjiva, o presidente da agremiação, António Pitra.

  • 20/10/2018 19:11:00

    Xadrez: Adérito Pedro e Luzia Pires conquistam II edição do Torneio JONCE

    Luanda - O mestre internacional (MI), Adérito Pedro, (masculino) e a mestre Fide (MF), Luzia Pires (feminino) conquistaram este sábado, em Luanda, a segunda edição do Torneio JONCE de Xadrez, que teve lugar nas instalações da federação angolana da modalidade.

  • 20/10/2018 06:31:21

    Caxita e Cambando lideram torneio de xadrez

    Luanda - A mestre internacional (MI) Esperança Caxita, com 3,5 pontos, e o especialista José Cambamdo (4/P) lideram o Torneio Jonce de Xadrez em ambos os sexos, após disputa da quarta jornada.