Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Desporto

14 Agosto de 2018 | 18h18 - Actualizado em 14 Agosto de 2018 | 18h18

Ciclismo: Restos mortais de Pepino já repousam no cemitério da Kamunda

Benguela - Os restos mortais do ciclista veterano Alberto da Silva "Pepino", falecido no sábado, por doença, aos 95 anos, já repousam no cemitério da Kamunda, na cidade de Benguela.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Benguela: Exéquias fúnebres do veterano ciclista Alberto da Silva "Pepino"

Foto: António Lourenço

Benguela: Funeral do veterano ciclista Alberto da Silva "Pepino"

Foto: António Lourenço

Um dos maiores ícones do ciclismo angolano, “Pepino” foi a enterrar hoje, na presença de várias invididualidades, entre governantes, dirigentes, familiares, desportistas e amigos. 

Foram várias as mensagens de condolências em sua memória, com realce para a do Presidente da República, João Lourenço, do Secretariado do Bureau Político do MPLA e da Ministra da Juventude e Desportos, que enaltecem os feitos daquele que foi apelidado de “Gladiador do Asfalto”.

O veterano realizou várias digressões pelo país de bicicleta em homenagem aos heróis da pátria, antigos combatentes e crianças pobres.

Participou em 2009 pela primeira vez nos jogos olímpicos da terceira idade, na Califórnia, nos Estados Unidos. Em 2013 voltou a concorrer, tendo conquistado duas medalhas de ouro.

Quando tinha 53 anos, em 1973, Alberto Silva correu a pé, em 47 horas, a distância entre Huambo e Benguela. Fora uma aposta com amigos e ganhou 100 contos portugueses pelo feito.

Mais tarde, em 1975, por ocasião da independência, superou o seu recorde pessoal, ao cobrir, também a pé, os 700 quilómetros que separam Benguela de Luanda, saudando a Independência de Angola e os seus precursores, em memória das viúvas e dos órfãos da guerra, ganhando a simpatia de todo o povo angolano.

Em 2005, decidiu fazer o mesmo percurso em bicicleta.

Ao celebrar o 95.º aniversário, em Outubro de 2017, realizou uma “pedalada” de 45 quilómetros em Benguela, na companhia de dezenas de jovens ciclistas da cidade.

Assuntos Ciclismo  

Leia também
  • 05/01/2019 10:51:54

    Bié: Vice-governador entrega bicicletas ao Núcleo Dinamizador de Ciclismo

    Cuito - O vice-governador do Bié para o Sector Político, Social e Económico, Carlos Ulombe da Silva, procedeu hoje (sábado), no Cuito, a entrega de quatro bicicletas ao Núcleo Dinamizador local de Ciclismo, com a finalidade de dinamizar a modalidade na província.

  • 23/10/2018 00:52:07

    Ciclismo: Associação homenageia Igor Silva

    Benguela - O ciclista e campeão nacional absoluto Igor Silva foi homenageado domingo pela Associação Provincial de Ciclismo de Benguela, pelos feitos alcançados em prol do desporto.

  • 14/08/2018 09:49:01

    Ciclismo: Funeral do veterano Pepino acontece hoje

    Benguela - Os restos mortais do ciclista veterano Alberto da Silva "Pepino", falecido no sábado, por doença, aos 95 anos, vão a enterrar na tarde de hoje, no cemitério da Kamunda, na cidade de Benguela.