Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Desporto

16 Agosto de 2018 | 23h16 - Actualizado em 16 Agosto de 2018 | 21h50

Xadrez: Benfica do Lubango vence torneio "Senhora do Monte"

Lubango - O atleta do Benfica do Lubango, Damilson Gabriel, de 33 anos venceu, hoje, nesta cidade a terceira edição do Torneio de Xadrez denominado ''Nossa Senhora do Monte'', no âmbito das festas do município, ao acumular 6,5 pontos durante as sete sessões do campeonato, que reuniu jogadores principiantes, juniores e seniores.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Huíla: Xadrezistas em acção

Foto: Amélia Oliveira

O certame com a duração de cinco horas contou com a participação de 78 atletas, crianças e adultos, dos seis aos 60 anos de idade, provenientes dos municípios do Lubango, Chibia e Humpata, dos clubes como a Fábrica de Água Preciosa, Aldeia de Crianças SOS, Desportivo da Chibia, Ferroviário e Desportivo da Huíla, Benfica do Lubango, Escola Inter-Armas de Sargento, Núcleo da Movicel e jogadores individuais.

Ocuparam o segundo e terceiro lugar, António Mulangue, de 23 anos do Ferrovia da Huíla e Aires Kambuandi, de 51 anos, do Desportivo da Huíla, respectivamente, que totalizaram 6,5 e seis pontos, numa actividade promovida pela Associação provincial de Xadrez na Huíla.

Em declarações à Angop, o vencedor, afirmou sentir-se galardoado por ter conquistado o torneio, que teve um grau de dificuldade maior em relação as  edições anteriores..

"O que queremos agora é passar a experiência para os mais pequenos, e tendo o incentivo do professor, vão ter maior motivação e empenharem-se mais", realçou. 

Por sua vez o presidente da Associação provincial de Xadrez na Huíla, Vicente Silva, enalteceu a participação massiva dos atletas por ter sido superior em relação as edições passadas, uma vez que esperavam apenas 50 atletas, num jogo disputado no sistema suíço, em sete jornadas, sendo o ritmo de jogo de 10 minutos para cada jogador concluir a partida.

Fez saber que a província tem mais de 200 atletas que praticam a modalidade, mas a Associação controla apenas perto de cem tabuleiros filiados em cinco clubes e três escolas.

A segunda edição do torneio conquistado por Domingos Matias, do Clube Ferroviario da Huila, ocorreu em Agosto de 2017, com a articipação de 31 concorrentes.

Assuntos Província » Huíla   Xadrez  

Leia também
  • 02/02/2019 18:58:54

    Girabola2018/19: Sagrada Esperança - D. Huila (Ficha técnica)

    Dundo - O Sagrada Esperança da Lunda Norte venceu neste sábado o Desportivo da Huíla por 2-1, em jogo da 15ª e última jornada da primeira volta do GirabolZap2018/19.

  • 30/01/2019 18:13:54

    Andebol: Técnico do Petro culpa arbitragem pela derrota

    Lubango - O técnico principal da equipa do Petro de Luanda em andebol júnior feminino, Luís Chave, culpabilizou hoje, na cidade do Lubango, a equipa de arbitragem pela derrota 15-25, diante do 1º de Agosto, na final do nacional da categoria, decorrida no pavilhão Nossa Senhora do Monte.

  • 30/01/2019 18:02:20

    Andebol: Defesa dita resultado na final do nacional junior - José Chuma

    Lubango - O técnico principal da equipa júnior feminina de andebol do 1º de Agosto, José Chuma, atribuiu hoje, no Lubango, à acutilância da defesa o mérito do resultado de 25 -15 sobre o Petro de Luanda, na final do campeonato nacional da modalidade.

  • 30/01/2019 13:30:39

    Andebol: Masseu carrega D'Agosto ao título

    Lubango - Com sete golos da ponta Beatriz Masseu, o 1º de Agosto conquistou nesta quarta-feira, no Lubango, província da Huíla, o 39º Campeonato Nacional de andebol júnior feminino, com vitória sobre o Petro de Luanda, por 21-15.