Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Desporto

16 Agosto de 2018 | 23h46 - Actualizado em 16 Agosto de 2018 | 23h38

Xadrez: Huila forma professores para massificar prática

Lubango - Um projecto de massificação do Xadrez vai formar até ao final deste mês, 20 professores para ministrarem as aulas da modalidade, em escolas dos municípios do Lubango, Chibia e Humpata, informou hoje, no Lubango, o presidente da Associação Provincial da Huíla, Vicente Silva.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Huíla: Xadrezistas em acção

Foto: amélia oliveira

A formação que está na sua primeira fase, teve início no pretérito dia14 do mês em curso e visa instruir professores que vão monitorar aulas de Xadrez nas escolas, a partir de Setembro para alunos interessados.

Em declarações à Angop, a margem da terceira edição do Torneio de Xadrez denominado “Nossa Senhora do Monte”, o responsável afirmou que a expectativa é de a associação conseguir paulatinamente que as escolas tenham o Xadrez como um desporto que ajuda os alunos a compreenderem melhor a matéria, aumentando o grau de assimilação, ajudar a resolver problemas com maior facilidade, desenvolvendo o pensamento lógico.

Lamentou ainda terem um grau de aceitação tímido por parte das escolas, por ser ainda uma modalidade pouco valorizada pelos populares, mas estão a sensibilizá-las para a importância do xadrez nos locais, com a formação de pessoas nas próprias escolas, para motivar tanto os professores como os alunos a aderirem a prática.

“O projecto está na sua primeira fase, em que o patrocinador nos apoia a formar os professores para depois ajudar a massificar para as escolas e municípios. Temos tendência de avançarmos para Cacula Quilengues, na segunda fase”, realçou.

Para a formação, salientou que têm apoio e para os professores que posteriormente vão ministrar a ciência, a associação vai indicar onde podem adquirir o material para compra, pois a organização não possui verbas para comprar e distribuir o equipamento nas escolas.

Fez saber que actualmente a associação está a actualizar a estatística dos seus jogadores, uma vez que as escolas não estão a pontualizar os dados dos seus atletas, por desistência, mudança de clubes ou de escola.

Salientou que a organização tem enfrentado dificuldades de material, pois actualmente têm trabalhado com o seu patrocinador oficial, que é a fábrica de Água Preciosa e outro, a Coca-Cola, insuficientes para tal.

A associação durante o ano, tem ainda agendado os torneios e campeonatos como o “Herói Nacional” em Setembro, o provincial por equipas em Outubro, o da Independência Nacional em Novembro, do dia Mundial do Xadrez, 19 de Novembro e a preparação para o ''Nacional'', a ser disputado em Malanje, no mês de Dezembro.

Assuntos Província » Huíla   Xadrez  

Leia também
  • 16/08/2018 23:16:01

    Xadrez: Benfica do Lubango vence torneio "Senhora do Monte"

    Lubango - O atleta do Benfica do Lubango, Damilson Gabriel, de 33 anos venceu, hoje, nesta cidade a terceira edição do Torneio de Xadrez denominado ''Nossa Senhora do Monte'', no âmbito das festas do município, ao acumular 6,5 pontos durante as sete sessões do campeonato, que reuniu jogadores principiantes, juniores e seniores.

  • 31/07/2018 21:01:20

    Futebol: Mário Soares queixa-se da fadiga na derrota contra confrade

    Lubango - A insuficiência no repouso dos atletas do Desportivo da Huíla, que tiveram 24 horas de descanso, depois da chegada do Libolo onde estiveram no fim-de-semana, foi hoje terça-feira no Lubango, apontada pelo técnico principal, Mário Soares, como factor que pesou na derrota por 1-2 diante do 1º de Agosto, em jogo inaugural da 27ª jornada do Campeonato Nacional de Futebol da I divisão, Girabola 2018.

  • 31/07/2018 18:30:05

    Girabola2018: Desportivo da Huíla - 1º de Agosto (ficha técnica)

    Lubango - O Desportivo da Huíla perdeu hoje (terça-feira) no Estádio do Ferroviário, no Lubango, diante do 1º de Agosto por 1-2, em jogo da 27ª jornada do campeonato nacional de futebol da primeira divisão, Girabola.