Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Desporto

16 Agosto de 2018 | 23h46 - Actualizado em 16 Agosto de 2018 | 23h38

Xadrez: Huila forma professores para massificar prática

Lubango - Um projecto de massificação do Xadrez vai formar até ao final deste mês, 20 professores para ministrarem as aulas da modalidade, em escolas dos municípios do Lubango, Chibia e Humpata, informou hoje, no Lubango, o presidente da Associação Provincial da Huíla, Vicente Silva.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Huíla: Xadrezistas em acção

Foto: amélia oliveira

A formação que está na sua primeira fase, teve início no pretérito dia14 do mês em curso e visa instruir professores que vão monitorar aulas de Xadrez nas escolas, a partir de Setembro para alunos interessados.

Em declarações à Angop, a margem da terceira edição do Torneio de Xadrez denominado “Nossa Senhora do Monte”, o responsável afirmou que a expectativa é de a associação conseguir paulatinamente que as escolas tenham o Xadrez como um desporto que ajuda os alunos a compreenderem melhor a matéria, aumentando o grau de assimilação, ajudar a resolver problemas com maior facilidade, desenvolvendo o pensamento lógico.

Lamentou ainda terem um grau de aceitação tímido por parte das escolas, por ser ainda uma modalidade pouco valorizada pelos populares, mas estão a sensibilizá-las para a importância do xadrez nos locais, com a formação de pessoas nas próprias escolas, para motivar tanto os professores como os alunos a aderirem a prática.

“O projecto está na sua primeira fase, em que o patrocinador nos apoia a formar os professores para depois ajudar a massificar para as escolas e municípios. Temos tendência de avançarmos para Cacula Quilengues, na segunda fase”, realçou.

Para a formação, salientou que têm apoio e para os professores que posteriormente vão ministrar a ciência, a associação vai indicar onde podem adquirir o material para compra, pois a organização não possui verbas para comprar e distribuir o equipamento nas escolas.

Fez saber que actualmente a associação está a actualizar a estatística dos seus jogadores, uma vez que as escolas não estão a pontualizar os dados dos seus atletas, por desistência, mudança de clubes ou de escola.

Salientou que a organização tem enfrentado dificuldades de material, pois actualmente têm trabalhado com o seu patrocinador oficial, que é a fábrica de Água Preciosa e outro, a Coca-Cola, insuficientes para tal.

A associação durante o ano, tem ainda agendado os torneios e campeonatos como o “Herói Nacional” em Setembro, o provincial por equipas em Outubro, o da Independência Nacional em Novembro, do dia Mundial do Xadrez, 19 de Novembro e a preparação para o ''Nacional'', a ser disputado em Malanje, no mês de Dezembro.

Assuntos Província » Huíla   Xadrez  

Leia também
  • 03/11/2018 16:23:04

    Quibala acolhe provincial de Xadrez

    Sumbe - O município da Quibala acolhe, de 9 a 11 do corrente mês, o campeonato provincial de Xadrez no Cuanza Sul, soube hoje Angop de fonte da organização da prova.

  • 24/10/2018 10:27:54

    Girabola2018/19: Desportivo da Huíla - PLANTEL

    Lubango - Constituição do plantel do Desportivo da Huíla, que integra seis campeões nacionais sub-20, para a edição do Girabola que inicia no fim-de-semana:

  • 21/10/2018 14:32:25

    Interclube domina provincial de corta-mato

    Lubango - O atleta do Interclube Francisco Caluvi venceu sábado, no polígono florestal da Humpata (Huíla), a primeira jornada do campeonato provincial de corta-mato, ao percorrer cinco quilómetros em 15 minutos e 59 segundos.

  • 20/10/2018 19:11:00

    Xadrez: Adérito Pedro e Luzia Pires conquistam II edição do Torneio JONCE

    Luanda - O mestre internacional (MI), Adérito Pedro, (masculino) e a mestre Fide (MF), Luzia Pires (feminino) conquistaram este sábado, em Luanda, a segunda edição do Torneio JONCE de Xadrez, que teve lugar nas instalações da federação angolana da modalidade.