Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Desporto

22 Agosto de 2018 | 06h16 - Actualizado em 22 Agosto de 2018 | 10h46

Xadrez: Angolanos representam África no mundial da Turquia

Luanda - Os mestres internacionais David Silva e Esperança Caxita vão representar o continente africano no campeonato do mundo de xadrez, na categoria de juniores, a disputar-se na Turquia de 3 a 16 de Setembro do corrente ano.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Esperança Caxita - Campeã africana de Xadrez dos Júnior

Foto: Lino Guimarães

Huíla: David Silva - Xadrezista

Foto: José Filipe

A informação foi avançada esta terça-feira pelo presidente da Federação Angolana de Xadrez, Tito Martins, tendo anunciado que os dois atletas vão à competição na qualidade de campeões africanos.

De acordo com o responsável, os atletas vão participar na prova pela terceira vez.

Disse igualmente que este mundial será de antecâmara para as Olimpíada da modalidade, que irá acontecer de 23 de Setembro a seis de Outubro deste ano, na Cidade de Batumi, República da Geórgia.

“Nós vamos para estas competições para melhorar a força de jogo (elo) dos jogadores, porque temos conhecimento que é uma competição com nível competitivo muito alto”, frisou.

Nas Olimpíada de Batumi,  os tricampeões de África vão estar ladeados de mais oito compatriotas, nomeadamente o mestre Fide (MF) Ednásia Júnior, MF Luzia Pires, Irinea Gabriel e Delfina João, Sérgio Miguel, MI Luciano Oliveira, MI Erickin Soares e MI Catarino Domingos.

A caravana que vai para República da Geórgia, possivelmente no dia 21 de Setembro, será composta por 16 elementos, entre eles, 10 jogadores, o árbitro Abílio Ribeiro e cinco membros de direcção da FAX que vão participar na assembleia-geral da federação internacional de xadrez.

Esperança Caxita sagrou-se pela primeira vez campeã africana em 2013 e depois em 2014. Falhou o troféu em 2015 e em 2016 voltou a protagonizar o feito.

 Já David Silva, depois de tê-lo feito na edição de 2014 que Angola albergou, falhou em 2015 e sagrou-se bicampeão continental júnior em Vitória, Ilhas Seychelles, em 2016 e em 2017.

Assuntos Xadrez  

Leia também
  • 30/12/2018 18:31:04

    Xadrez: António Mulangui vence torneio de Xadrez de fim de ano

    Lubango - O xadrezista António Mulangui, de 23 anos de idade, venceu hoje, no Lubango, o torneio de Xadrez de fim de ano, ao derrotar António Maneco na final, num sistema de desempate, depois de ambos acumularem seis pontos, uma prova organizada pela Associação Provincial da modalidade.

  • 03/12/2018 20:40:52

    Angola procura título de MF na África do Sul

    Luanda - Com objectivo de aumentar o número de mestres Fide (MF) no país, a selecção nacional de xadrez em sub-17, em ambos os sexos, participará de 6 a 13 deste mês no Campeonato Africano escolar, em Limpopo, África do Sul.

  • 12/11/2018 22:53:35

    Xadrez: Esperança Caxita vence torneio "Angola Livre"

    Luanda - A mestre internacional (MI) Esperança Caxita e o candidato a mestre (CM) Cambado José conquistaram esta segunda-feira, em Luanda, o Open Internacional de xadrez ?Angola Livre?, ambos com 5,5 pontos, nas classes feminina e masculina.

  • 03/11/2018 16:23:04

    Quibala acolhe provincial de Xadrez

    Sumbe - O município da Quibala acolhe, de 9 a 11 do corrente mês, o campeonato provincial de Xadrez no Cuanza Sul, soube hoje Angop de fonte da organização da prova.