Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Desporto

11 Setembro de 2018 | 13h36 - Actualizado em 11 Setembro de 2018 | 13h36

Basquetebol: Angola e Camarões abrem grupo E de apuramento

Luanda - A selecção nacional sénior masculina de basquetebol começa sexta-feira, na localidade tunisina de Radès, a segunda etapa das eliminatórias para o mundial de 2019 diante dos Camarões, seu principal oponente do grupo E na luta por uma vaga na prova da China, face a igualdade pontual.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Afrobasket2015: Angola Vs Nigéria (arquivo)

Foto: Clemente dos Santos

Ambas as formações somam dez pontos, mas os camaroneses têm vantagem na diferença de cestos, resultante de 438 convertidos e 381 consentidos (+57) em seis jogos, contra 371 marcados e 369 sofridos dos angolanos (+2), em igual número de partidas, numa série comandada pela anfitriã, Tunísia, com 12 pontos.

Oriundas de grupos distintos da fase anterior de qualificação, Angola (3ª no ranking africano) e Camarões (7º) reencontram-se, pela primeira vez, desde o “célebre” desafio dos quartos-de-final do Afrobasket2011, no Madagáscar, ganho de forma bastante apertada (84-83) pela equipa angolana, do qual resultou o afastamento do então seleccionador, Michel Gomez.

Para atingir esta etapa, o cinco nacional liderou o grupo C, onde esteve com o Egipto, Marrocos e RD Congo, com quatro vitórias e duas derrotas, ao passo que o adversário teve o mesmo registo na série A (4 vitórias e 2 derrotas), cujo primeiro lugar coube a Tunísia.

O jogo tem início marcado para as 16:30 local (menos uma hora em Angola), no pavilhão multidisciplinar de Radès, palco do torneio que se realiza de 14 a 16 deste mês. O calendário reserva para sábado (dia 15) o desafio com o Tchad, às 21:30, e no domingo a selecção nacional termina a primeira volta desta "janela" de qualificação diante dos donos da casa, a partir das 19h.

A segunda volta terá lugar de 30 de Novembro a 2 de Dezembro próximo, em local a definir.

No entanto, a equipa técnica liderada pelo norte-americano Willian Voight deverá, ainda esta terça-feira, definir o grupo de 12 para esta missão, visto estar a trabalhar no estágio pré-competitivo, no Reino de Espanha, com 15 jogadores.

Eis a lista: Pedro Bastos, Hermenegildo Mbunga, Leandro Conceição, Edson Ndoniema, Leonel Paulo, Reggie Moore, Gerson Domingos, Yanick Moreira, Carlos Morais, Egídio Ventura, José António, Júlio Afonso, Mutu Fonseca, Mohamed Cissé e Jone Pedro.

Doze selecções, divididas em duas séries de seis, disputam as cinco vagas a que o continente tem, pela primeira vez, direito para o mundial que se realiza na China de 31 de Agosto a 15 de Setembro de 2019.

A cidade de Lagos alberga o grupo F, constituído pelos anfitriões (Nigéria), o Senegal, Rwanda, República Centro Africana (RCA), Cote d’Ivoire e Mali.

Calendário do grupo E:

Dia 14

Angola – Camarões (16:30)

Tunísia – Marrocos (19h)

Egipto – Tchad (21:30)

Dia 15

Camarões – Marrocos (16:30)

Tunísia – Egipto (19:00)

Angola – Tchad (21:30)

Dia 16

Tchad – Marrocos (16:30)

Angola – Tunísia (19:00)

Camarões – Egipto (21:30).

Assuntos Basquetebol  

Leia também