Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Desporto

19 Setembro de 2018 | 07h31 - Actualizado em 19 Setembro de 2018 | 08h24

Judo: Cuanza Norte aposta na massificação da modalidade

Ndalatando - A associação do judo, na província do Cuanza Norte, está actualmente empenhada na massificação da modalidade, para aumentar o número de praticantes de 700 para mil lutadores, informou o vice-presidente da agremiação, Hélder Camindo.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Em declarações, terça-feira, à Angop, em Ndalatando, Hélder Camindo, referiu que a modalidade já se pratica em sete dos 10 municípios da província, nomeadamente, Cazengo, Lucala, Samba Cajú, Ambaca, Cambambe, Golungo Alto e Quiculungo.

Esclareceu que 19 academias de judo, 10 das quais no município de Cazengo, sede da província e quatro em Cambambe com 700 praticantes de ambos os sexos, asseguram a pratica desta modalidade no Cuanza Norte.

O responsável referiu que apesar das dificuldades relativas a falta de equipamentos como fatos, cinturões, tapetes e outros, a modalidade tem registado nos últimos tempos a adesão de muitos praticantes.

Acrescentou que constam das acções da associação a aposta na formação de treinadores e árbitros para melhor servirem a modalidade na província.

Quanto a participação da província em provas nacionais, Hélder Camindo apontou a conquistas de vários troféus em diversas participações e escalões, aludindo que a nível do país, em termos de desenvolvimento da modalidade, o Cuanza Norte, está a ombrear com Benguela, perdendo as duas apenas para a província de Luanda que conta com o maior número de praticantes.

Considerou a prática da modalidade, como um dos elementos fundamentais na ocupação dos tempos livres da juventude, bem como na preservação e melhoramento da saúde dos praticantes, contribuindo para a retirada dos jovens no mundo da delinquência com a profissionalização dos mesmos.

Leia também
  • 19/10/2018 03:14:25

    Governo aposta na massificação do desporto comunitário

    Ndalatando - O director do gabinete provincial do Cuanza Norte da Cultura, Turismo, Juventude e Desportos, Paulo Tonet, disse quinta-feira, em Ndalatando, que o governo local vai apostar na massificação do desporto comunitário na região.

  • 22/09/2018 10:06:42

    Polidesporto: Administração de Ambaca aposta na massificação desportiva

    Camabatela - A Administração Municipal de Ambaca, província do Cuanza Norte, está apostar na massificação da prática desportiva na região, com a realização de diversas provas em várias modalidades, para ocupar o tempo livre e entreter os jovens e adolescentes.

  • 29/08/2018 12:23:38

    Judocas confiantes na conquista de medalhas

    Soyo - O secretário-geral da associação municipal de artes marciais no município do Soyo, província do Zaire, Paulo Isabel, afirmou hoje, quarta-feira, nesta cidade, que os judocas locais estão aptos para conquistar medalhas de ouro no campeonato nacional da modalidade, a decorrer de 8 a 9 de Setembro, em Luanda.