Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Desporto

30 Janeiro de 2019 | 16h42 - Actualizado em 31 Janeiro de 2019 | 08h54

Privados assumem gestão das infra - estruturas desportivas

Saurimo - O Governo da Lunda Sul, através do Gabinete Provincial da Cultura, Juventude e Desportos, vai, ainda neste ano, passar a gestão das infra - estruturas desportivas aos empresários, visando a sua rentabilização e conservação.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

LUNDA SUL: ESTÁDIO MUNICIPAL DAS MANGUEIRAS

Foto: ANGOP

Em declarações à Angop, o director do Gabinete Provincial da Cultura, Juventude e Desportos na Lunda Sul, Gabriel Tchiema, disse tratar-se, na primeira fase, do Estádio Municipal das Mangueiras, Piscina Olímpica de Saurimo, cinco quadras polidesportivas e uma pista de atletismo.

Esclareceu que o processo está aberto, quer para os empresários nacionais, quer para estrangeiros, que residem ou não na província e será feito através de um concurso público a ser anunciado em breve.

Gabriel Tchiema disse que a medida surge porque o Estado não tem tido disponibilidade financeira suficiente para manter a manutenção regular das infraestruturas desportivas e a segurança dos mesmos, por formas a evitar a sua vandalização.

Desde a sua inauguração em 2016, a Piscina Olímpica de Saurimo, com cerca de 50 metros de cumprimento, 25 de largura, seis de profundidade e com uma capacidade para mais de 700 espectadores, foi utilizada apenas uma vez, no mesmo ano da sua inauguração, quando albergou a final do torneio de natação taça Zé Dú.

Já o estádio municipal das Mangueiras, com a capacidade de albergar sete mil espectadores, inaugurado em 2012, é utilizado pelo Saurimo FC para os jogos do Campeonato Nacional de Futebol da Primeira Divisão (Girabola/zap).

Quanto às quadras polidesportivas, uma é usada pela escola de basquetebol da Lunda Sul, com cerca de 50 crianças e adolescentes.

O director informou que estão em construção, em Saurimo, mais duas quadras polidesportivas no bairro Txizainga, que servirão para os campeonatos provinciais de andebol, basquetebol, voleibol e futsal.

Por outro lado, informou que o desporto constitui uma das prioridades do governo, visando a massificação das modalidades em que a Lunda Sul tem alcançado bons resultados nos campeonatos nacionais (futebol, andebol, basquetebol e atletismo).

Deste modo, apelou às associações provinciais destas modalidades a desenvolverem projectos de massificação e de competições regulares interna e externa, no sentido de contribuir no entrosamento dos atletas e facilitar o apoio do governo.

Fez saber que o desenvolvimento do desporto na província passará igualmente pela dinamização dos campeonatos interescolares, para a descoberta de talentos nas escolas.
 

Leia também
  • 04/02/2019 23:44:45

    Polidesporto: Kambas de Bicicletas domina grande prémio "Huambo Cidade Vida"

    Huambo - Os ciclistas da equipa Kambas de Bicicletas de Luanda, Hélder Tchipenda e Euclides Tchingui, dominaram hoje, a prova de ciclismo "Huambo Cidade Vida", ao vencerem nas categorias de master e elite, respectivamente.

  • 02/02/2019 23:05:11

    GirabolaZap: Maquis encerra primeira volta com empate

    Luena - O FC Bravos do Maquis encerrou neste sábado, no estádio Mundunduleno do Luena, a primeira volta do GirabolaZap2018/19, com um empate a uma bola, frente ao Interclube, num jogo pontuável a 15ª jornada do campeonato.

  • 02/02/2019 22:09:34

    GirabolaZap: Bruno Ribeiro queixa - se da falta de finalização

    Luena - O técnico principal do Interclube, Bruno Ribeiro, disse hoje, sábado, no Luena, que os seus jogadores falharam na finalização, sobretudo na segunda parte do encontro em que a sua equipa foi superior em relação ao Bravos do Maquis.

  • 02/02/2019 21:49:32

    GirabolaZap: Académica do Lobito falha jogo contra o Saurimo FC

    Saurimo - O jogo entre o Saurimo FC e o Académica do Lobito, pontuável a 15ª jornada do Campeonato Nacional da I Divisão (GirabolaZap 2018/19), previsto para a tarde deste sábado, no estádio municipal das Mangueiras, foi adiado, em data a anunciar, por indisponibilidade dos ''lobitangas''.