Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Desporto

20 Abril de 2019 | 14h39 - Actualizado em 20 Abril de 2019 | 14h44

Cuanza Norte: Desenvolvimento desportivo passa por formação de técnicos

Ndalatando - O secretário de Estado dos Desportos, Carlos Almeida, defendeu hoje (sábado), em Ndalatando, a formação de técnicos desportivos como base estratégicos para o desenvolvimento do desporto em Angola.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Cuanza Norte: Partida de andebol no arranque do campeonato provincial da modalidade

Foto: Estevão Manuel

Carlos  Almeida, que falava durante o encerramento do curso de Monitores Desportivos da região Norte do país, promovido pelo Ministério da Juventude e Desportos, sublinhou que o desporto continua a ser um dos mecanismos preferenciais do Estado, na promoção da inclusão social, dos valores humanos e melhoria da qualidade de vida dos cidadãos, particularmente, da juventude.

No âmbito do Plano Nacional de Desenvolvimento 2017-2022, o secretário de Estado referiu que o seu pelouro preconizou formar até 2022, oito mil e 500 monitores em várias modalidades desportivas, a razão de 200 formandos por ano.

Salientando que a preocupação do Ministério, passa por dotar o sector com técnicos, dirigente e quadros, que sejam cada capazes de desenvolver as actividades desportivas no País.

Durante os sete dias de formação, noventa e quatro monitores de várias modalidades desportivas das províncias de Cuanza Norte, Malanje, Uíge, Zaire e Bengo, foram capacitados, em métodos adequados à boa prática de exercícios desportivos, nas disciplinas de ginástica, andebol, futebol, voleibol, basquetebol, atletismo e judo, bem como em matérias de gestão, legislação desportiva e ética no desporto.

Por sua vez, a vice governadora do Cuanza Norte para o sector Político, Social e Económico, Leonor da Silva de Lima e Cruz, exortou os participantes a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos na formação, a nível das comunidades, contribuindo assim, no alcance dos objectivos do Ministério da Juventude e Desportos, no que toca à massificação do desporto.

Esta acção é sequência da primeira fase de formação que teve início em 2018, cuja segunda fase arranca no segundo semestre deste ano, com o nível dois (capacitação específica para cada modalidade).

Leia também
  • 20/04/2019 01:25:24

    Governante defende conservação de infra-estruturas desportivas

    Ndalatando - O secretário de Estado dos Desportos, Carlos de Almeida, defendeu esta sexta-feira, em Ndalatando, província do Cuanza Norte, a participação de líderes comunitários e juvenis na conservação e manutenção das infra-estruturas desportivas, mormente as construídas nas comunidades.

  • 18/04/2019 20:48:32

    Reposto sistema de rega do Estádio da Tundavala

    Lubango - O sistema de rega do Estádio Nacional da Tundavala, na província da Huíla, está desde hoje operacional, após cerca de cinco anos inoperante, soube a Angop no Lubango.

  • 12/04/2019 11:49:16

    Girabola2018/19: Jogadores do Saurimo FC "quebram" greve

    Saurimo - Os jogadores do Saurimo FC terminaram temporariamente a greve mantida desde segunda-feira com a promessa do governador da Lunda Sul, Daniel Neto, de estímulos monetários após ao jogo de domingo contra o 1º de Agosto, para a 24ª jornada do Girabola2018/19.