Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Desporto

13 Maio de 2019 | 22h36 - Actualizado em 14 Maio de 2019 | 16h23

Basquetebol: Campeão em título evita "vassourada"

Luanda - Com Emanuel Quezada no comando (35 pontos, 11 ressaltos, 2 assistências e 1 roubo de bola) e Islando Manuel a ressurgir na ponta final, o 1º de Agosto, detentor do título nacional, evitou, esta segunda-feira, uma "vassourada" (quarta derrota consecutiva) no campeonato sénior masculino de basquetebol, ao vencer o Petro de Luanda, por 73-70, no quarto jogo do play-off, a disputar-se a melhor de sete partidas.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Emanuel Quezada em posição ofensiva (1º de Agosto) contra o Petro de Luanda

Foto: Henri Celso

Durante um encontro bastante equilibrado, no pavilhão da Cidadela, os comandados de Paulo Macedo confiaram as “despesas” do jogo ao extremo-base dominicano, nacionalizado norte-americano, que desta vez não comprometeu e levou a equipa ao primeiro triunfo em quatro encontros, encurtando a desvantagem nas séries para 1-3.

Sem margens para erros, uma vez que a derrota ditaria o fim do campeonato de forma humilhante, e após várias tentativas falhadas de lançamento de três pontos (converteu 2 em 11 tentados), Quezada viu-se “obrigado” a alterar a característica do seu jogo, pautando o mesmo na penetração e lançamentos a curta distância, facto que dificultou bastante os seus defensores.

Mais utilizado no encontro com 44 minutos e 24 segundos (dos 48 minutos que compõem a partida), o atleta foi capaz de suportar toda a pressão, tanto na quadra quanto a oriunda dos adeptos, diante de um adversário bem estruturado que tinha em Carlos Morais (17 pontos, 4 ressaltos, 3 assistes, 1 roubo), Leonel Paulo (12 pts, 4 ressaltos, 2 assistes, 1 roubo, 4 perdas de bola), Divaldo Bunga (11 pts, 6 ressaltos, 2 perdas de bola) e Gerson Lukeny (8 pts, 13 ressaltos, 3 roubos, 2 perdas) a esperança de arrumar já esta segunda-feira a questão do título.

Único jogador “agostino” a atingir os dois dígitos, Quezada teve o auxílio de Armando Costa (8 pts, 9 ressaltos, 7 assistências e 2 roubos de bola) na armação de grande parte das jogadas, assim como na distribuição de bola, no garrafão adversário, aos seus postes Eduardo Mingas (9 pontos, 9 ressaltos e 2 roubos) e Andre Harris (8 pts, 2 ressaltos e 2 roubos), os mais produtivos a excepção de Quezada.

Por sua vez, Islando Manuel mostrou-se preponderante quando a 2:54 segundos por se jogar empatou a partida a 70 pontos e sofreu falta, tendo convertido igualmente o lance adicional a que teve direito e colocou a sua equipa à frente do marcador (71-70), situação que não acontecia desde o segundo período.

Posteriormente a ansiedade “tomou conta” do jogo, sobretudo do lado petrolífero, pois Carlos Morais, melhor unidade da formação tricolor, falhou por pouco o último lance da equipa e após pequena “confusão” de ressaltos entre os jogadores a bola sobrou para os militares que por intermédio de Andre Harris acabaram por converter mais dois pontos, fixando o placar em 73-70.

A maior recuperação do 1º de Agosto aconteceu no quarto e último período, o qual venceu por (19-10), depois de ter superado o adversário no terceiro período por um ponto de diferença (18-17).

A primeira parte foi dominada pelo Petro (21-16) no quarto inicial e (22-20) no segundo da partida ajuizada pelo trio David Manuel, Francisco Tando e Francisco Pacheco.

Assuntos Basquetebol  

Leia também
  • 14/05/2019 02:07:23

    Basquetebol: Consagração escapa por pouco na Cidadela

    Luanda - Na corrida pelo 13º troféu nacional, o Petro de Luanda deixou escapar a consagração, já esta segunda-feira, do título de basquetebol sénior masculino, ao perder no seu reduto (pavilhão da Cidadela) o quarto jogo dos play-off da final do campeonato, diante do 1º de Agosto, por escassos três pontos de diferença (70-73).

  • 13/05/2019 22:33:05

    Basquetebol: Hoje fomos brilhantes - Paulo Macedo

    Luanda - O técnico do 1º de Agosto, Paulo Macedo, afirmou nesta segunda-feira, em Luanda, que os seus jogadores foram "brilhantes" na vitória por 73-70 frente ao Petro de Luanda, no quarto jogo do "play-off" do Campeonato Nacional sénior masculino de basquetebol, a melhor de sete.

  • 13/05/2019 22:26:19

    Basquetebol: Faltou serenidade - Adingono

    Luanda - A falta de serenidade nos últimos dois minutos ditou a derrota do Petro de Luanda esta segunda-feira frente ao 1º de Agosto, por 70-73, no quarto jogo do "play-off" da final do Campeonato Nacional sénior masculino de basquetebol, a melhor de sete partidas, afirmou o técnico Lazaré Adingono.