Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Desporto

23 Maio de 2019 | 14h00 - Actualizado em 23 Maio de 2019 | 14h00

Polidesporto: Petro do Huambo promove cidadania através do futebol

Huambo - Mesmo sem recursos financeiros, a direcção do Petro do Huambo continua a desenvolver no bairro Kambiote, arredores desta cidade, o seu projecto denominado “futebol para a cidadania”, do qual estão inscritos 270 crianças e adolescentes.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Em declarações hoje, quinta-feira, à ANGOP, o director-geral do clube “alvi-negro”, José Muluse Abraão, informou que a continuidade deste projecto, em curso desde 2011, é fruto da solicitação dos pais dos beneficiários, por reconhecerem a importância do projecto na promoção de valores de cidadania aos seus filhos.

“Um ano depois do clube ter decidido encerrar o projecto, em 2017, os pais das crianças e adolescentes solicitaram para que fosse reactivado, o que nos incentiva e anima, por demonstrar que os objectivos do mesmo estão a ser cumpridos”, justificou.

Disse que os beneficiários do projecto, com idades entre os 5 aos 17 anos, 75 deles do sexo feminino, já não recebem os lanches que anteriormente tinham direito, por falta de verbas, mas assistem as aulas de educação moral e cívica e praticam futebol de recreação.

Lembrou que o “futebol para a cidadania”, que entre 2011 a meados de 2015 era co-financiado pelas petrolíferas British Petroleum e Sonangol, tem por objectivo ensinar regras de convivência, preservação e conservação do ambiente, respeito mútuo e amor ao próximo.

Deu a conhecer que enquanto  os meninos aprendem regras do futebol, as meninas estudam culinária, corte e costura e participam de palestras sobre os riscos e consequências da gravidez na adolescência.

“Apesar das limitações financeiras, o projecto tem proporcionado momentos de felicidade para as crianças necessitadas, que se recusam a terminá-lo, por ser um espaço de interacção, formação de carácter e, também, descoberta de talentos futebolísticos. Estamos a tornar o Kambiote um bairro com pouca delinquência juvenil”, enfatizou.

No âmbito da descoberta de talentos, o director-geral dos “alvi-negros” informou terem sido captados do projecto 12 ateltas que estão inseridos nos escalões de formação do clube (iniciados e juvenis).

Leia também
  • 20/05/2019 01:08:23

    Resenha: Golfe, Girabola e basquetebol nos destaques da semana

    Luanda - A realização da primeira edição do torneio internacional de golfe"Presidential Golf Day", a consagração do 1º de Agosto no Girabola2018/19 e a conquista do Petro de Luanda no Unitel Basket marcaram as actividades desportiva da semana.

  • 19/05/2019 20:42:12

    FAF reforça estratégia de formação

    Huambo - A expansão das organizações desportivas nas comunidades constitui uma das estratégias da Federação Angolana de Futebol (FAF), no quadro do reforço das políticas de formação de atletas, disse hoje, no Huambo, o seu presidente, Artur Almeida e Silva.

  • 19/05/2019 20:37:32

    II Divisão: Técnico do Ferrovia promete uma equipa competitiva no Girabola

    Huambo - O Técnico do Ferrovia do Huambo, João Pintar, prometeu hoje, formar uma equipa forte e competitiva, capaz de disputar de igual para igual com todos os adversários no Girabola 2019/20.