Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Desporto

01 Junho de 2019 | 03h48 - Actualizado em 01 Junho de 2019 | 03h48

Obras no Estádio de Futebol de Menongue vão durar um mês

Menongue - As obras de reabilitação do Estádio Municipal de Menongue de Futebol-11, no Cuando Cubango, com a capacidade para 3.500 espectadores, retomadas nesta sexta-feira, têm prazo de execução de um mês, assegurou o vice-governador para os serviços técnicos e infra-estruturas, Bento Francisco Xavier.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

O vice-governador que visitou na manhã dessa sexta-feira o arranque das obras, a cargo da Organização Maestiza Lda, explicou à imprensa que estas paralisaram em 2018, porque o governo não pagou os primeiros trabalhos efectuados, desde a remoção do tapete sintético e outras tarefas.

Reconheceu que a paralisação afectou muito a equipa do Kuando Kubango FC, que tinha de deslocar-se sempre, em jogos de casa, para a vizinha província do Bié, com custos avultados, desde a própria deslocação, alojamento, alimentação, entre outros encargos.

“O objectivo é recebermos a obra em Julho e no mesmo mês trazermos aqui a inspecção da FAF para fazer a avaliação do campo. A nossa equipa desceu de divisão por muitos motivos, mas não por falta de qualidade dos jogadores, falta de capacidade da direcção do clube e da equipa técnica”, referiu.

Precisou que a empresa Maestiza Lda, para além da locação do novo tapete sintético, fará um trabalho profundo nas infra-estruturas, num investimento avaliado em 191 milhões de Kwanzas.

Por este motivo, tendo em conta que OGE-2019 está quase a ser executado, explicou o responsável, o governo tinha que sentar-se à mesma mesa com o empreiteiro no sentido de mobilizar-se para a retomada das obras, tendo este concordado, uma vez que o Girabola-2019-2020 inicia no próximo mês de Agosto.

Bento Francisco Xavier sublinhou que todo o esforço do governo faz sentido, porquanto o Kuando Kubango FC, que tinha baixado de divisão, por sorte do destino subiu outra vez para a 1ª Divisão de Futebol - Girabola, em função da orientação da FIFA para a descida do Kabusrcop do Palanca, por incumprimento no pagamento ao jogador Rivaldo Ferreira.

Dado este facto, o vice-governador prometeu que o governo irá apoiar (…) a equipa do Kuando Kubango FC neste Girabola, facto que não aconteceu no campeonato passado, por causa das dificuldades financeiras que o governo do Cuando Cubango atravessou, numa altura em que eram notórios os problemas que a equipa suportava.

Reacção do Empreiteiro

João Paulo dos Santos, responsável da Maestiza Lda, explicou que, no sentido do Kuando Kubango CF terminar o campeonato em Menongue, o governo solicitou-o para dar início a reabilitação do campo e de infra-estruturas de apoio, tendo já adquirido parte do material para o efeito, mas até ao momento a empresa não recebeu nenhum valor monetário.

De acordo com o empreiteiro, a retomada das obras deve-se ao facto de ter recebido garantias do governo local de uma parte (…) do pagamento que poderá gerar no próximo mês de Junho, tendo assegurado que se assim suceder a empresa concluirá a obra nos finais de Julho.

Consta da obra, a requalificação da quadra, que inclui compactação, aplicação do novo tapete aprovado pela FIFA e que terá, com a manutenção garantida de três em três meses, a duração de oito meses, aplicação do sistema de drenagem que não existia, trabalhos nas bancadas, balneários e ampliação da cabine para a imprensa.

Os cinco contentores que trazem a máquina para aplicação do relvado sintético, orçada em 25 mil euros, comprada na Turquia, entre outros meios, sendo que o próprio tapete, aprovado pela FIFA, orçou em 125 mil euros, chegam a Menongue dentro de duas a três semanas.

O Estádio Municipal de Menongue, com um campo de futebol tem 105 metros de cumprimento e 57 de largura, balneários, bilheteiras, uma cantina, tribuna, parque de estacionamento e iluminação nocturna, foi inaugurado em 2014, pelo então governador Higino Carneiro, sua construção custou 1,5 mil milhões de Kwanzas.

Leia também
  • 01/06/2019 03:23:37

    Futebol: Esperance de Tunis vence Liga dos Campeões de África

    Radés, Tunísia - O Esperance de Tunis venceu na noite de sexta-feira a Liga dos Campeões de África em futebol ao derrotar o Wydad Casablanca de Marrocos, por 1-0, em jogo da segunda "mão" da final, marcada por uma interrupção e confrontos.

  • 31/05/2019 17:17:04

    CAN2019: Cidades e estádios palco da 32ª edição

    Luanda - Treze anos depois as majestosas e seculares cidades do Cairo, Alexandria e Ismaília voltam a albergar a Taça das Nações em futebol, juntando-se a estas a estreante Suez, sede do grupo de Angola (E).

  • 31/05/2019 13:49:52

    CAN: Manucho Gonçalves no top 15 dos artilheiros

    Luanda - O angolano Manucho Gonçalves figura entre os quinze melhores marcadores do Campeonato Africano das Nações (CAN), cuja 32ª edição arranca no próximo dia 21 de Junho, no Egipto, numa lista liderada pelo camaronês Samuel Eto'o.