Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Desporto

02 Junho de 2019 | 17h25 - Actualizado em 02 Junho de 2019 | 17h25

Tiago Tchingue dinamiza atletismo no Luena

Luena - O atleta, Tiago Tchingue, de 72 anos de idade, percorreu hoje, domingo, dez quilómetros nas principais artérias da cidade do Luena, província do Moxico, numa acção desportiva com vista a dinamizar o atletismo no seio dos jovens desta região.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

1 / 1

Moxico: Participantes à corrida promovida pelo Atleta Tiago Tchingue no Luena

Foto: kinda kyungu

Moxico: Atleta Tiago Tchingue dinamiza atletismo no Moxico

Foto: kinda kyungu

Partindo defronte das instalações da Casa da Juventude, a corrida culminou no Centro Turístico Monumento à Paz, e contou com a participação de desportistas locais, professores de educação física e alunos do I ciclo das escolas sedeadas no Luena.

Ao falar à imprensa, após a passada, Tiago Tchingue disse que a iniciativa visou mostrar a população, sobretudo aos jovens, o valor do atletismo como um desporto saudável para ser praticado constantemente.

Sublinhou que o atletismo é uma modalidade mãe, por ser realizado em todas as outras modalidades desportivas, como basquetebol, futebol e andebol.

O atleta disse ter percorrido nos últimos dias, as mesmas distâncias na cidade do Cuito (Bié) e Menongue (Cuando Cubango), prometendo fazer até Setembro próximo, idêntico exercício na Lunda Sul, Lunda Norte, Malange, Uíge, entre outras regiões do país.

Na ocasião, o director do gabinete provincial da Educação, Raimundo Ricardo, que também fez parte da caminhada, referiu que convidou os professores e alunos a participarem da actividade para “enxergarem” a importância da modalidade na saúde das pessoas.

Apontou que a pratica regular do atletismo pode contribuir no combate dos problemas de obesidade, vertebrais, dores lombares, pernas, renais, dor de cabeça e de pele, entre outras patologias.

Natural da província do Bié, Tiago Tchingue pratica a modalidade desde 1976 e conta com várias participações ininterruptas na corrida de São Silvestre.

O antigo presidente da Associação de Atletismo do Bié é professor na disciplina de teoria e prática desportiva no Instituto Superior Politécnico de Humanidades e Tecnologias – Ekuikui II (ISUPE), no Huambo.

Leia também