Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Desporto

08 Junho de 2019 | 12h07 - Actualizado em 08 Junho de 2019 | 12h07

Conselho recomenda criação de fundo provincial dos desportos

Malanje - A articulação de estratégias para criação de um fundo provincial de desporto, com vista fazer face aos encargos inerentes aos eventos desportivos na região, consta das recomendações do III Conselho Provincial do Desporto, realizado na sexta-feira, em Malanje.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Consta ainda das recomendações, que juntou agentes desportivos, atletas, membros do governo e das administrações municipais, a criação de políticas que visam empoderar as associações desportivas, tendo em vista a auto-sustentabilidade das mesmas, deixando, com efeito, de depender da participação do estado.

Os delegados ao conselho sugeriram, por outro lado, a necessidade de se melhorar a relação institucional entre o Gabinete Provincial da Educação e o da Cultura, Turismo, Juventude e Desportos, de modo a dar maior impulso ao desporto escolar, assim como advogaram a inclusão do desporto escolar entre as políticas das administrações municipais

Outrossim, aconselharam a criação de uma comissão para traçar um programa específico para o desenvolvimento do futebol na província, ao mesmo tempo que solicitaram à Associação Provincial de Futebol (APF), a realizar campeonatos municipais e provincial.

A devolução ao governo provincial de infra-estruturas desportivas sob tutela de privados, como a piscina municipal, casa dos desportistas e de clubes, assim como a formação dos agentes desportivos sobre os principais instrumentos jurídicos que norteiam a actividade desportiva,  figuram igualmente entre as recomendações.

Sob o lema “Desporto em diálogo, perspectivando o futuro”, o III Conselho Provincial dos Desportos teve por finalidade discutir o estado actual do desporto e traçar metas para o futuro.

Questões como o ponto de situação das infra-estruturas desportivas, proposta para o desporto escolar, bem como as informações sobre a lei do mecenato, legislação das associações desportivas, estiveram em abordagem no encontro.

Assuntos Polidesporto  

Leia também
  • 06/06/2019 06:33:31

    NBA: Toronto vence Warriors e anula "show" de Curry

    Luanda - Apesar dos 47 pontos de Stephen Curry, os Golden State Warriors perderam, nesta madrugada (quinta-feira), em casa (Oracle Arena/Califórnia) por 109-123, diante dos Toronto Raptors, na terceira partida da final da NBA disputada em play-off, a melhor de sete jogos.

  • 02/06/2019 17:25:52

    Tiago Tchingue dinamiza atletismo no Luena

    Luena - O atleta, Tiago Tchingue, de 72 anos de idade, percorreu hoje, domingo, dez quilómetros nas principais artérias da cidade do Luena, província do Moxico, numa acção desportiva com vista a dinamizar o atletismo no seio dos jovens desta região.

  • 02/06/2019 11:55:28

    Futebol: Bravos do Maquis renova confiança em Zeca Amaral

    Luena - O professor Zeca Amaral vai continuar ao serviço da equipa principal do FC Bravos do Maquis do Moxico, por mais uma época futebolística, disse neste sábado, no Luena, o presidente da agremiação desportiva, Manuel Quitadica "Docas".