Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Desporto

18 Junho de 2019 | 18h47 - Actualizado em 18 Junho de 2019 | 19h58

Girabola2019/20: Ferrovia necessita de mais de AKZ 50 milhões

Huambo - O Ferrovia do Huambo necessita de mais de 50 milhões de kwanzas para suportar as despesas da sua estreia no Girabola2019/2020, que arranca a 16 de Agosto, informou hoje, terça-feira, o seu presidente, Adriano Marques Catito.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Em declarações à Angop, o presidente das “locomotivas” do Huambo esclareceu que o montante servirá para custear as despesas inerentes à transportação da equipa, pagamentos de salários e dos prémios de jogos aos atletas e equipa técnica, bem como aos árbitros, na condição de visitado.

Adriano Marques Catito informou que o clube dispõe apenas de 15 porcento do total do montante necessário para época futebolística 2019/2020, disponibilizado pelo patrocinador.

Face à situação, adiantou que a direcção do clube está a trabalhar no angariamento de fundos, através da mobilização de sócios, com a instalação, nos locais de maior fluxo populacional, de postos de cadastramento, além de estar a negociar com empresas públicas e privadas, para obtenção de patrocínio.

Sem avançar o número de sócios do clube, o presidente do Ferrovia pediu à população da província do Huambo no sentido de apoiar, com o pouco que tiver, a participação do clube no Girabola, além do projecto de dinamização da prática desportiva, para tirar os adolescentes e jovens da delinquência e outras práticas ilícitas.

Não obstante as dificuldades financeiras, Adriano Marques Catito disse que a equipa abre as suas portas no próximo dia 30, sob comando técnico de João Pintar da Silva, depois de ter liderado já a formação na qualificação das “ locomotivas”, pela primeira vez, para a I divisão do Futebol Nacional.

Em termos competitivos, disse que a formação conta, até ao momento, com a equipa base que disputou o zonal de apuramento, mas que poderá ser reforçada por jogadores das camadas jovens e de outros clubes, sondados a quando da realização, nesta região, do nacional sub-20, de modo a tornar o conjunto mais compacto e capaz de competir de igual para igual com os seus adversários.  

Fundado a 1 de Dezembro de 1930, o Ferrovia, a agremiação mais antiga da província, deteve até meados da década 1970 hegemonia no futebol, basquetebol, andebol, atletismo, ténis de mesa, natação, ténis de campo, xadrez e tiro aos pratos.

Tem como maior feito, o título de campeão nacional da II divisão, alçando na época futebolística 2018/2019, que determinou o seu apuramento inédito ao Girabola2019/2020, depois de duas tentativas falhadas (2016 e 2017).

Possui, entre outras infra-estruturas, um estádio de futebol, conhecido “vulgarmente por Kurikutelas”, um campo de basquetebol, de andebol, de voleibol, quadra de ténis e outra para tiro aos pratos, uma piscina olímpica, além de um centro de estágio, restaurante cine e salão de festas.

Assuntos Província » Huambo  

Leia também
  • 18/06/2019 12:22:26

    Futebol: Hélder Teixeira volta ao comando da Caála

    Huambo - O treinador angolano Hélder Teixeira regressou ao comando técnico da equipa principal de futebol do Recreativo da Caála, três anos depois de ter deixado o conjunto, soube a Angop, esta terça-feira, de fonte do clube.

  • 17/06/2019 14:41:26

    Futebol: Caála rescinde contrato com David Dias

    Huambo - O Recreativo da Caála rescindiu o contrato com o treinador principal de futebol, David Dias, que orientou o conjunto, durante as últimas três épocas, informou hoje, segunda-feira, à Angop, o secretário-geral do clube, Pacheco de Sousa.

  • 16/06/2019 16:35:04

    Taekwondó: Misto do Moxico vence "Taça Junho Criança"

    Huambo - Com três medalhas de ouro, o Misto de Taekwandó da província do Moxico venceu hoje, domingo, no Huambo, a 1ª edição do torneio nacional da modalidade, denominado "Taça Junho Criança", disputado no âmbito das comemorações do Dia da Criança Africana (16 de Junho).