Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Desporto

23 Junho de 2019 | 06h25 - Actualizado em 23 Junho de 2019 | 06h25

Resenha: Entrada de angolano na NBA domina semana desportiva

Luanda - Angola viveu sexta-feira um dos momentos de maior realce no âmbito desportivo, desde a proclamação da independência, em 1975, com a entrada inédita de Bruno Fernando na liga norte-americana de basquetebol (NBA).

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

1 / 1

Bruno Fernando protagoniza feito inédito

Foto: Cortesia das Edições Novembro.

Cinco tentativas falhadas, iniciadas em 2004 com Gerson Monteiro, pelos Santo António, 15 anos depois é protagonizado este feito há muito previsto por especialistas nacionais e internacionais tal é a evolução da  nova geração de atletas, fundamentalmente em universidades nos EUA.

Efectivamente, o júbilo, regozijo, orgulho e sentimento patriótico ficou patente nas manifestações dos angolanos por todo o país e fora dele,  estes últimos por via das redes sociais.

Porém, este momento ímpar do basquetebol deixou espaço para o futebol, que segunda-feira (24) inicia o CAN2019, que decorre no Egipto. Defronta a Tunísia, para a 1ª jornada do grupo E, com sede em Suez.

Se da modalidade da bola ao cesto aponta-se 11 títulos africanos, participações meritosas em Campeonatos do Mundo e Jogos Olímpicos, no futebol é tanto por ser o desporto dominante. Tem apenas uma presença no mundial da Alemanha, em 2006, e dois quartos-de-final, no CAN do Ghana, em 2008 e Angola, em 2010.

A preparação atribulada com os aportes financeiros obtidos na véspera e o estágio com um jogo amistoso teve efeito inverso – aumentou a crença dos atletas e dos angolanos, representados por uma legião de jovens talentos, como Gelson, Bastos, Show, Geraldo, Herenilson, Evandro Brandão e Macaia, só para citar estes.

Nos últimos sete dias registou-se também o sorteio do Campeonato do Mundo de Andebol sénior feminino, a decorrer de 30 de Novembro a 15 de Dezembro, no Japão.

As campeãs africanas estão no grupo A com a Holanda, Noruega,  Sérvia, Eslovénia e Cuba.

Trata-se da 14ª participação, depois da estreia em 1990 na Coreia do Sul. A melhor prestação até então foi a sétima posição no mundial de França, em  2007.

Assuntos Província » Luanda   Resenha  

Leia também
  • 22/06/2019 06:44:02

    CAN2019: RDC e Uganda abrem segundo dia

    Luanda - As selecções da RDC e do Uganda defrontam-se às 15:30 deste sábado, para a 1ª jornada da Taça Africana das Nações em futebol (CAN2019), que decorre desde sexta-feira, no Egipto.

  • 21/06/2019 13:40:43

    Bruno Fernando "draftado" pelos Philadelphia e cedido aos Hawks

    Luanda - O poste Bruno Fernando, que na madrugada desta sexta-feira foi draftado (escolhido) pelos Philadelphia 76ers da NBA, foi enviado para os Atlanta Hawks, depois de um acordo entre as duas franquias (equipas).

  • 21/06/2019 06:43:11

    CAN2019 arranca hoje com Egipto à procura do sétimo título

    Luanda - O CAN2019 em futebol arranca esta sexta-feira (21) com o anfitrião Egipto, de Mohamed Salah, à procura do sétimo título, perante outros grandes do futebol continental como o Senegal, Mali, os Camarões e a Nigéria.