Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Desporto

14 Julho de 2019 | 13h41 - Actualizado em 14 Julho de 2019 | 13h37

Resenha: Semana desportiva regista duplo infortúnio

Luanda - Uma semana de duplo infortúnio com a morte dos ex-desportistas "Chinho" e "Pipas" remeteu os angolanos a uma reflexão, que trouxe sentimentos nostálgicos e recordações produzindo vida.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

1 / 1

Basquetebol perde um dos melhores filhos

Definitivamente não foram bons os últimos sete dias com a perda de um bem divino por parte destes dois até então exímios executantes: O ex-futebolista João dos Santos de Almeida "Chinho", assassinado, e o antigo basquetebolista Manuel Silva “Pipas”, por doença.

O médio esquerdo perdeu a vida segunda-feira vítima de disparos de arma de fogo por dois indivíduos, que se faziam transportar em uma motorizada, no Bairro Sapu, Município do Kilamba Kiaxi, em Luanda.

Chinho notabilizou-se no Petro de Luanda, mas foi campeão do Girabola2005 pelo Sagrada Esperança da Lunda Norte. Representou por diversas vezes as selecções nacionais, com destaque para as de Sub20, com a qual conquistou o CAN (Etiopia2001) e teve inédita presença no Mundial do mesmo ano, na Argentina.

 Já o extremo-base faleceu domingo último por ataque cardíaco. Integrou uma geração de angolanos que ajudou a revolucionar a modalidade no país. Após a carreira como atleta destacou-se enquanto técnico de formação, na sua província natal, Benguela.

Filho do falecido ciclista Alberto da Silva “Pepino”, Pipas afirmou-se no basquetebol ao serviço das formações do 1º de Agosto e do Benfica de Portugal, além de ter representado a selecção nacional.

Consternação e também reconhecimento por seus feitos marcaram as exéquias fúnebres destes dois desafortunados que, apesar de terem pertencido a gerações diferentes, deixaram em comum feitos desportivos como legado.  

A semana foi marcada também pela 6.ª posição alcançada sábado pela selecção nacional de hóquei em patins, nos jogos mundiais da patinagem, que terminam neste domingo, em Barcelona (Espanha).

O combinado nacional perdeu diante da Itália, por 4-6, nas classificativas do 5.º e 6.º lugar, após ter estado quase todo jogo em vantagem, falhando assim o objectivo de, pelo menos, igualar a 5.ª posição da edição de 2017, disputada na China.

Terça-feira Bruno Fernando realizou o segundo jogo pela sua equipa da NBA, os Atlanta Hawks, que venceram o Indiana Pacers, por 87-67, na terceira jornada dos Jogos de Verão de Las Vegas (Summer League).

Os Campeonatos nacionais de andebol masculino e feminino que decorrem em simultâneo, no Pavilhão da Cidadela, em Luanda, também dominaram o noticiário ao longo da semana.

Na noite de sábado, no sector feminino, o Petro de Luanda derrotou a Casa do Pessoal do Porto do Lobito, por 32-17, em jogo da 3.ª jornada do grupo A. A campeã em título lidera a prova invicta com seis pontos.

Em sentido inverso, os masculinos do 1º de Agosto, campeões em título, perderam com Interclube, por 20-22, em partida da segunda jornada do 41.º Campeonato Nacional.

Os Jogos da Organização Regional da Polícia da África Austral (SARPCCO), que se disputam de 3 a 15 de Agosto próximo, em Luanda, foram apresentados em conferência de imprensa. A prova contara com aproximadamente mil atletas em representação de 15 países.

Assuntos Resenha  

Leia também
  • 07/07/2019 12:28:52

    Resenha: Com Angola afastada CAN ainda é destaque

    Luanda - Os ecos do CAN2019 que decorre no Egipto, em que Angola foi eliminada prematuramente na fase de grupos, bem como a estreia da selecção nacional de hóquei em patins nos jogos mundiais da patinagem, em Barcelona, dominaram a semana desportiva

  • 23/06/2019 06:25:34

    Resenha: Entrada de angolano na NBA domina semana desportiva

    Luanda - Angola viveu sexta-feira um dos momentos de maior realce no âmbito desportivo, desde a proclamação da independência, em 1975, com a entrada inédita de Bruno Fernando na liga norte-americana de basquetebol (NBA).

  • 16/06/2019 21:39:15

    Resenha: Futebol e andebol dominam semana desportiva

    Luanda - Entre incertezas e revelações em torno da participação de Angola no CAN2019, que inicia dia 21, no Egipto, o futebol rivalizou com o andebol feminino em termos de importância ao longo dos últimos sete dias.