Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Desporto

17 Julho de 2019 | 12h27 - Actualizado em 17 Julho de 2019 | 11h31

Defendida requalificação das infra-estruturas desportivas na Ganda

Ganda - As infra-estruturas desportivas do município da Ganda, em Benguela, devem ser requalificadas com urgência, para dinamização das diversas modalidades e inserção social da camada juvenil, defendeu hoje, o chefe do departamento provincial da Juventude e Desportos, Júlio Paiva.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Quadra desportiva em estado de degradação (arquivo)

Foto: Joaquim Tomás

Júlio Paiva está na Ganda para dialogar com as associações juvenis e agentes desportivos sobre a actual realidade do desporto na região e o estado de execução de vários projectos do sector.

Segundo o responsável, o seu sector deverá continuar a dar atenção especial à inserção da camada juvenil no desporto, galvanizando a sua inclusão social, entretenimento e ocupação dos tempos livres, visando o combate à delinquência juvenil e melhoria da sua condição de saúde.

Manifestou-se preocupado com o actual estado de degradação das infra-estruturas desportivas, constatando que, apesar dos projectos concebidos pelas administrações municipais, no quadro no Programa de Investimentos Públicos (PIP), muitas obras ainda estão por concluir ou iniciar.

Referiu que a conjuntura económica e financeira do país, desde 2015, está na base desta morosidade.

Júlio Paiva augurou que no novo cenário político e com a entrada do Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM), alguma atenção seja dada as infra-estruturas desportivas da Ganda, sobretudo no que toca a recuperação de quadras de jogos.

“A construção de um campo multiuso, para dinamização da prática de modalidades como o basquetebol, andebol, futebol de salão e voleibol, certamente seria de grande valia para o município”, enfatizou.

Por outro lado, disse que o seu sector está igualmente a apostar na formação técnico-profissional da juventude, sobretudo na promoção de cursos de serralharia, canalização, mecânica auto e outros, para criação de renda e inserção no mercado de emprego.

Num encontro mantido com membros do conselho municipal da juventude e agentes desportivos, foi orientada a elaboração de estatística da população desportiva e aventada a possibilidade de aderirem ao programa provincial “sábados desportivos”, para dinamização de diversas modalidades, sobretudo andebol e ginástica.

Os presentes foram ainda incentivados a cultivarem o empreendedorismo, com vista a procurarem soluções na melhoria das suas vidas, criação de emprego e em prol do desenvolvimento da região.

Júlio Paiva constatou o andamento das obras de reabilitação do estádio municipal de futebol 11, cuja execução do estado físico está na ordem de 90 porcento.

Enquanto isso, nas instalações do Clube Recreativo da Ganda, constatou que as obras de reabilitação estão paralisadas há mais de cinco anos.

Leia também
  • 16/07/2019 22:06:02

    Futebol: Rui Araújo eleito presidente do 1º de Maio de Benguela

    Benguela - O veterano dirigente desportivo Rui Araújo foi eleito, hoje, terça-feira, para o cargo de presidente do Clube 1º de Maio de Benguela, para um mandato de um ano, em substituição de Wilson Faria (2014/2018).

  • 10/07/2019 20:11:22

    Restos mortais de "Pipas" repousam no cemitério da Camunda

    Benguela - Os restos mortais do antigo basquetebolista angolano Manuel Avelino Silva "Pipas", falecido no último dia 07, aos 51 anos de idade, vítima de paragem cardíaca, foram a enterrar hoje, quarta-feira, no cemitério velho da Camunda, na cidade de Benguela.

  • 08/07/2019 20:55:54

    Morreu antigo basquetebolista "Pipas"

    Benguela - O antigo basquetebolista angolano Avelino da Silva "Pipas" faleceu na tarde deste domingo, na cidade de Benguela, vítima de paragem cardíaca, soube hoje, segunda-feira, a Angop.