Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Desporto

21 Julho de 2019 | 23h14 - Actualizado em 22 Julho de 2019 | 09h42

Resenha: Basquetebol e andebol marcam semana

Luanda - A participação da selecção de basquetebol no Afrocan2019, em Bamako (Mali), e a disputa dos campeonatos nacionais de andebol, em ambos os sexos, terminados este domingo, em Luanda, marcaram os últimos sete dias desportivos.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

1 / 1

1º de Agosto vence Petro e conquista nacional de andebol

Foto: António Escrivão

Na prova continental, reservada a atletas que evoluem nos respectivos campeonatos e mais dois fora dele, Angola obteve duplo triunfo. O primeiro na estreia frente ao Tchad, por 95-83, na 2ª jornada do grupo C, é neste domingo perante Marrocos, por 68-58, para a ronda seguinte.

Neste campeonato africano de basquetebol sénior masculino, a decorrer até ao dia 27 deste mês, na cidade de Bamako, Childe Dundão foi o melhor marcador do conjunto nacional nas duas partidas já disputadas. Marcou 17 pontos na primeira e 18 na segunda.

Angola já está qualificada para os quartos-de-final e vai defrontar dia 24 o vencedor do jogo entre a Argélia e Nigéria.

Apesar da relevância do Afrocan, por tratar-se de uma prova africana, os nacionais de andebol acabaram, na comparação, por catalisarem maior atenção, fundamentalmente no sector feminino, em que estiveram em campo as duas maiores equipas do país e africanas, o Petro de Luanda (24 troféus nacionais) e 1º de Agosto (sete).

Neste domingo, as agostinas conquistaram o 41º nacional com vitória sobre as petrolíferas, por 20-13, em jogo decorrido no Pavilhão da Cidadela, uma reedição do campeonato de 2018, mas com resultado inverso.

Em masculino, o título coube ao Interclube que venceu o 1º de Agosto, por 21-20, protagonizando uma conquista 30 anos depois.     

Na semana finda foi realizado o sorteio do CAN2021 durante a Assembleia Geral da CAF, no Egipto, a selecção nacional está enquadrada no grupo D com os Camarões, RDC, Gabão e o vencedor da pré-eliminatória entre Djibuti e Gâmbia.

Este facto realizou-se numa altura em que terminou sexta-feira a 32ª edição deste evento continental, com a consagração da Argélia, mercê da vitória sobre o Senegal, por 1-0.

Na prova, disputada no Egipto, a selecção nacional foi eliminada na primeira fase e ficou na 18ª posição no cômputo de 24 participantes.

Assuntos Resenha  

Leia também
  • 14/07/2019 13:41:09

    Resenha: Semana desportiva regista duplo infortúnio

    Luanda - Uma semana de duplo infortúnio com a morte dos ex-desportistas "Chinho" e "Pipas" remeteu os angolanos a uma reflexão, que trouxe sentimentos nostálgicos e recordações produzindo vida.

  • 07/07/2019 12:28:52

    Resenha: Com Angola afastada CAN ainda é destaque

    Luanda - Os ecos do CAN2019 que decorre no Egipto, em que Angola foi eliminada prematuramente na fase de grupos, bem como a estreia da selecção nacional de hóquei em patins nos jogos mundiais da patinagem, em Barcelona, dominaram a semana desportiva

  • 23/06/2019 06:25:34

    Resenha: Entrada de angolano na NBA domina semana desportiva

    Luanda - Angola viveu sexta-feira um dos momentos de maior realce no âmbito desportivo, desde a proclamação da independência, em 1975, com a entrada inédita de Bruno Fernando na liga norte-americana de basquetebol (NBA).