Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Desporto

18 Agosto de 2019 | 15h17 - Actualizado em 18 Agosto de 2019 | 15h17

Projecto "Tulupuki" chega no Cunene

Ondjiva - Um projecto denominado "Tulupuki", que significa vamos correr em língua nacional Umbundu, promoveu hoje, domingo, na cidade de Ondjiva, província do Cunene, uma corrida de atletismo num percurso de 10 quilómetros.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

1 / 1

Cunene: Marcelino dos Santos Guilherme - Director provincial do gabinete Cultura, Turismo, Juventude e Desporto em Exercicio.

Foto: JOSÉ CACHIVA

O projecto “Tulupuki” é iniciativa do atleta veterano Tiago Tchingui, de 72 anos de idade, teve ínicio em Maio de 2010 na província do Bié, e abrangeu as províncias do Cuando Cubango, Moxico, Luanda Sul, Lunda Norte, Malanje, Uíge, Zaire, Bengo, Cuanza Norte, Cuanza Sul, Benguela, Namibe e Cunene.

A prova contou com a participação de seis fundistas não federados, em seniores, cujo percurso teve ínicio na rotunda do Aeroporto 11 de Novembro até a tribuna municipal, arredores de Ondjiva.

Apesar da idade, o atleta Tiago Tchingui demonstrou boa capacidade física diante da classe juvenil que o acompanhava, tendo recebido o apoio do público durante todo o percurso.

No final da corrida, sem carácter competitivo, Tiago Tchingui mostrou-se satisfeito pelo apoio dos populares, além da aderência dos jovens à prova e elogiou a colaboração do Governo na efectivação da actividade na província do Cunene.

Fez saber que o projecto tem como objectivo motivar os cidadãos para a prática do atletismo.

Por seu turno, o director provincial do Gabinete da cultura, turismo, Juventude e desportos do Cunene em exercício, Marcelino dos Santos, disse que o projecto  é uma ganho para o fomento do atletismo no país.

Assuntos Província » Cunene  

Leia também
  • 10/07/2019 22:19:34

    Cunene: Governo do Cunene aposta na massificação desportiva

    Ondjiva - O governador da província do Cunene, Vigilio Tyova, garantiu hoje, quarta-feira, na cidade de Ondjiva, maior apoio para massificação do desporto, de forma a projectar a província como potência a nível nacional.

  • 14/11/2018 19:40:50

    AMUD quer mais envolvimento de mulheres na prática do desporto

    Ondjiva - A responsável da Associação da Mulher e o Desporto (AMUD) na província do Cunene, Guilhermina Cristiana, apelou nesta quarta-feira as mulheres no sentido de aderirem às diferentes modalidades do desporto, visto que a prática de exercícios físicos proporciona boa condição de saúde.

  • 23/10/2018 16:12:37

    APF no Cunene necessita de quatro milhões de Kwanzas

    Ondjiva - A Associação Provincial de Futebol (APF), no Cunene, necessita anualmente de quatro milhões de Kwanzas para implementação dos programas de massificação da modalidade na região, disse hoje, terça-feira, em Ondjiva, o presidente da agremiação, António Pitra.