Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Desporto

23 Setembro de 2019 | 00h10 - Actualizado em 23 Setembro de 2019 | 08h58

Resenha: Futebol fora de campo domina semana

Luanda - A suspensão do futebolista de 17 anos do 1.º de Agosto Osvaldo Capemba "Capita", alegadamente por indisciplina, marcaram os últimos sete dias, com debates em torno da legitimidade desta acção do clube "militar".

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

1 / 1

Girabola foi dos destaques da semana

A semana teve ainda a vinda do ex-futebolista da Côte d'Ivoire Didier Drogba, no âmbito da Bienal de Luanda - Fórum Pan-Africano para a Cultura de Paz, mas o assunto sobre a jovem promessa dominou com declarações do vice-presidente do clube e do agente do atleta.

Paulo Magueijo justifica a decisão pelo facto de Capita ter parado de treinar devido a uma proposta de transferência para uma equipa  da Europa, na sequência, fica também impedido de jogar pela selecção que disputa um torneio internacional na Turquia.

O responsável “rubro negro” alega uma cláusula de rescisão de duzentos milhões de kwanzas ao que Nelson Almeida, agente do jogador, diz existirem equipas europeias (não citou quais) interessadas em pagar o valor exigido.

É neste ponto, pagamento da cláusula de rescisão, que se questiona a legitimidade ou coerência da decisão com pronunciamentos da população desportiva, nomeadamente, antigos praticantes, dirigentes e comentaristas.

Estando em idade de formação, defende-se ponderação já que a persistência no castigo pode resultar em consequências graves para o futuro do melhor marcador da selecção de Sub -17 no CAN (4 golos), decorrido este ano naTanzânia.

Para começar, Capita deixa de jogar agora o torneio internacional em Istambul (Turquia) e depois o Campeonato do Mundo, em Outubro próximo, no Brasil, duas “montras” na qual poderia desfilar sob “olheiros” internacionais.

A vinda ao país de Drogba não produziu resultados desportivos, devido a sua agenda apertada onde partilhou experiências ao nível de resolução de conflitos em África, na Bienal da cultura e da paz terminada hoje na capital do país.

Era objectivo do antigo capitão da selecção ivoirense efectuar uma visita à Escola de Futebol do Zango “projecto - Ti Nandinho”.

Além da selecção feminina de cadetes em andebol, que hoje perdeu com o Egipto, por 22-28, no Campeonato Africano, que se disputa no Níger, o futebol também foi referência na semana finda por via do Girabola2019/20.

Após surpreendente empate em casa contra o Petro de Luanda (2-2), o estreante Williete voltou a dar cartas ao vencer o 1.º de Maio (1-0), inclino antigo na competição, no “dérbi” de Benguela, disputado no Estádio Nacional de Ombaka.

Noutros encontros desta 5ª jornada os resultados foram todos previsíveis com destaque para a vitória do Progresso do Sambizanga diante do Sporting de Cabinda (2-1) e o empate entre o Sagrada Esperança e o Recreativo do Libolo (1-1).

O 1.º de Agosto venceu o Santa Rita de Cássia, por 4-1, e assumiu a liderança da prova com 12 pontos.

A jornada prossegue nesta segunda-feira com o jogo entre Ferrovia do Huambo e Petro de Luanda e encerra terça-feira com Desportivo da Huíla - Académica do Lobito.

Assuntos Futebol  

Leia também
  • 23/09/2019 00:12:08

    Futebol: Selecção de Sub - 17 empata com Escócia

    Luanda - A selecção nacional de futebol em Sub - 17 empatou neste domingo com a Escócia, na estreia do torneio de Desenvolvimento UEFA/CAF, a decorrer até dia 27, em Istambul (Turquia).

  • 22/09/2019 21:03:15

    Girabola 2019/20: Erros defensivos ditaram derrota do Santa Rita

    Uíge - O treinador adjunto do Santa Rita de Cássia do Uíge, João Paulo, apontou erros defensivos como a principal causa que ditou a derrota da sua equipa no jogo da 5ª jornada do Girabola, diante do 1º de Agosto.

  • 22/09/2019 21:01:30

    Girabola 2019/20: Ivo Traça destaca entrega dos atletas na vitória

    Uíge - O treinador adjunto do 1º de Agosto, Ivo Traça, destacou hoje, domingo, nesta cidade, a entrega dos jogadores, que culminou com a vitória de 4-1, diante do Santa Rita de Cássia, em jogo da 5ªa jornada do campeonato nacional de futebol da primeira divisão, vulgo Girabola.