Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Desporto

26 Outubro de 2019 | 06h46 - Actualizado em 26 Outubro de 2019 | 01h44

Malanje acolhe 1ª edição do Campeonato Nacional de Esgrima

Malanje - Catarina Neto (Malanje Sport Club), Anita Donvala (Ferrovia do Huambo) e Sara Pereira (Clube Vila Clotilde de Luanda) foram as vencedoras da primeira ronda do Campeonato Nacional de Esgrima em cadete feminino, que decorre de 25 a 27 deste mês, em Malanje.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Esgrima é um tipo de desporto olímpico disputado com armas brancas (espada, florete e sabre). A sua origem remonta à pré-história, uma vez que a arte da caça dá indícios do que viria a se tornar uma prática desportiva. Começou a ser disputada nas olimpíadas em 1896, em Atenas (Grécia), na primeira edição dos jogos olímpicos da era moderna.

Na abertura desse campeonato nacional (sexta-feira última), a esgrimista Catarina Neto do Malanje Sport Club suplantou Rosa Pascoal do INEF de Luanda por 5-4, Anita Donvala do Ferrovia do Huambo venceu Dulce Cabaça por 5-3 e Sara Pereira do Clube Vila Clotilde de Luanda superou Amélia Chindele do Petro do Huambo por 5-4, em cadete feminino.

Em masculino, Constantino Jaime (Ferrovia do Huambo) venceu Josué Bernardo (Malanje Sport Club) por 5-4.

Com a participação de 72 atletas das províncias de Malanje, Luanda, Huíla, Cabinda e Huambo, a 1ª edição do Campeonato Nacional de Esgrima nas categorias de cadete e absoluto, em ambos os sexos, está a ser disputada no sistema de todos contra todos,numa promoção da Federação Angolana de Esgrima (FAE).

Na ocasião, o presidente da dessa prova, Nuno Pereira, afirmou que a realização da primeira edição do nacional de esgrima em Malanje pretende-se massificar a prática da modalidade no país e preparar os atletas a evoluir em todos os escalões, rumo aos próximos jogos olímpicos.

Por sua vez, o director do gabinete provincial da Cultura, Turismo e Juventude e Desportos, Fernandes Cristóvão, caracterizou a esgrima como a modalidade do futuro em Angola, pois tem tudo para despontar com o engajamento dos técnicos e dos esgrimistas que têm vindo a praticar a modalidade nas diferentes regiões do país.

Encorajou a FAE a prosseguir com os esforços de massificação da modalidade, contando, para tal, com o apoio da província de Malanje, que é representada nesta edição com o maior número de atletas.

E o presidente da Federação Angolana de Esgrima, Domingos Pascoal, pediu fair-play aos atletas, de modo a transformar a competição numa festa.

A Federação Angolana de Esgrima (FAE) foi constituída a 18 de Agosto de 2015.

Assuntos Província » Malanje  

Leia também
  • 28/09/2019 17:58:10

    " Projecto Basquetebol para todos"- alunos beneficiam de equipamentos

    Malanje- Um kit de material desportivo, composto por bolas, camisolas e calções, tabelas, apitos, entre outros equipamentos, foi hoje (sábado), entregue à Escola Primária Nº74, com vista o fomento da prática do basquetebol nas escola, particularmente na categoria de mini basquete.

  • 28/07/2019 01:09:22

    Associação vai criar pólos de desenvolvimento do Andebol em Malanje

    Malanje - O presidente da associação provincial de Andebol em Malanje, Manuel Sodré da Nóbrega, disse, neste sábado, que o plano de acção da agremiação para o período 2018 a 2020 prevê a criação de pólos de desenvolvimento da modalidade e promoção de acções formativas aos dirigentes, com vista o relançamento dessa prática.

  • 12/07/2019 23:33:07

    Malanje: BIC vence Marioca na abertura do Torneio Internacional de Basquetebol

    Malanje, A equipa do banco BIC de Luanda venceu, hoje (sexta-feira), no Pavilhão Arena Palanca Negra Gigante, nesta cidade, a sua congénere Marioca de Luanda, em masculino, por 63-42 na abertura da 3ª edição do Torneio Internacional de Basquetebol para Antigos Praticantes, que Malanje acolhe até domingo.