Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Desporto

14 Janeiro de 2020 | 01h20 - Actualizado em 14 Janeiro de 2020 | 16h21

Futebolistas já têm associação

Luanda - Uma agremiação que se propõe defender os interesses dos futebolistas, denominada Associação Nacional dos Futebolistas de Angola (ANFA), foi criada, em Luanda, tendo eleito esta segunda-feira, como presidente, o ex-futebolista Igor do Nascimento.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Seleccão Angolana de futebol

Foto: António Escrivão

Benguela: CAN2019 Selecção de Angola

Foto: Clemente dos Santos

Selecção Angolana de futebol

Foto: António Escrivão

A ANFA conta com 314 associados inscritos em todo país, sendo que 164 deles participaram do pleito que elegeu, em lista única, Igor do Nascimento, com 161 votos a favor, nenhum voto contra e sem abstenção. Apenas três votos foram invalidados.

Entre outros objectivos, a ANFA visa defender, promover e desenvolver os direitos e interesses desportivos e sociais dos futebolistas em Angola.

Na sua primeira intervenção, Igor Nascimento, campeão do girabola, em 2007, com a camisola do Interclube, agradeceu a confiança a si depositada pelos associados e prometeu cumprir a risca os objectivos pelos quais nortearam a criação da ANFA.

No pleito votaram associados de Luanda (141), Cabinda (58), Benguela (44), Bié (14), Moxico (17), Huambo (12), Huila (17), Namibe (8) e Malanje (3).

 Em termos administrativos, a ANFA, antes designada por Sindicato dos Futebolistas Angolanos (SIFA), foi legalizada a 24 de Setembro de 2019, de acordo com o descrito no número 1, da escritura pública, na folha 44 do livro de notas para escrituras diversas do Cartório Notarial do Kilamba Kiaxi, em Luanda.

Mbanino Igor Samu Nascimento, formado nos polícias do Rocha Pinto, já actuou no ASA, Benfica de Luanda, FC Bravos do Maquis, Club Africain da Tunísia, Malatyasport da Turquia e FC Haka da Finlândia.  

Além da ANFA, o país conta a Associação dos Antigos Futebolistas de Angola (AAFA), liderada, também, por um ex-internacional angolano, Quim Sebas.

Assuntos Futebol  

Leia também
  • 14/01/2020 15:56:37

    Girabola2019/20: Segunda volta arranca neste fim-de-semana

    Luanda - A segunda volta do Campeonato Nacional de futebol da primeira divisão (Girabola2019/2020) começa neste fim-de-semana, com destaque para o jogo entre o 1º de Agosto e o Progresso do Sambizanga.

  • 14/01/2020 11:18:50

    Girabola: FAF confirma desclassificação do 1º de Maio

    Luanda - O conselho jurisdicional da Federação Angolana de Futebol (FAF) julgou improcedente o recurso apresentado pelo 1º de Maio de Benguela, confirmando assim a sua desclassificação do Campeonato Nacional da primeira divisão (Girabola2019/20).

  • 13/01/2020 12:19:02

    Futebol: Resultados e classificação da Liga africana

    Luanda - Resultados e classificação da Liga de África dos Clubes Campeões em futebol, após a realização, este final de semana, da quarta jornada da fase de grupos.