Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Desporto

13 Janeiro de 2020 | 23h40 - Actualizado em 14 Janeiro de 2020 | 01h20

Vela: Angola domina qualificativas às olimpíadas

Luanda - A dupla da selecção nacional feminina de vela constituída por Domingas Huambo e Isabel Afonso, dominou esta segunda-feira, na contra-costa da Ilha de Luanda, o primeiro dia da prova de qualificação aos jogos Olímpicos de Tóquio (Japão), na classe 470, a disputar de 24 de Julho a 9 de Agosto deste ano.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Qualificação aos Jogos Olímpicos de Tóquio (Japão) na classe de 470 e o campeonato africano da modalidade na classe de 420 e 470 em ambos os sexos.

Foto: Nelson Malamba

As representantes angolanas disputam com Moçambique o lugar para embaixadoras de África nas olimpíadas, tendo conquistado seis pontos, na primeira regata, e, na segunda, alcançaram cinco, totalizando 11 pontos, na tabela classificativa.

Já a dupla moçambicana, Denise Parruque e Maria Machava, totalizou 15 pontos, mercê de oito na primeira regata e sete na segunda.

A pontuação das duas duplas é pontuável também para o campeonato africano da modalidade que está a ser disputado em simultâneo na mesma classe 470.

Na classe dos 420 (não olímpica), mas para o campeonato africano, a dupla Feliciana da Silva e Teresa Jamba, única dupla feminina da prova, liderou com 13 pontos (06 pontos no R1 e 07 no R2).         

Já em masculinos, em que disputam apenas atletas nacionais, devido as ausências dos outros países africanos, os velejadores Francisco Artur e Divaldo Torres, na mesma categoria de 470 olímpica, também superiorizaram ao dominarem, a primeira regata com um ponto e a segunda com dois totalizando três pontos, liderança da prova.

Segue-se a dupla Matias Monteiro e Paixão Afonso, que totalizaram quatro pontos, fruto dos três pontos na primeira regata e um na segunda. Na terceira posição está a outra dupla de angolana, Paulo Amaral e Leonildo Feliciano, com dois pontos na 1ª regata e três na 2ª regata.

Na outra classe de 420, duas duplas de Angola voltaram a dominar com os velejadores Miguel Fiel e José Manasseis, com dois pontos (um na R1 e o mesmo pontos na R2) e Mario Domingos/Fancisco Kilombo, com 5 pontos (dois no R1 e três no R2).

Está na terceira posição, a dupla convida de Portugal (Manuel Ramos/ Martim Mastbaum) com 07 pts (cinco na R1 e dois na R2), já os representantes da África do Sul, Matt Ashwell/ Rivaldo Arendse, estão na quarta posição com 07 pts (três na R1 e quatro na R2). 

A prova que tem a participação de 33 atletas prossegue está terça-feira, pelas 13 horas, onde cada embarcação vai fazer duas voltas, em cada volta pode fazer até 50 minutos.

 Campeã em título, em masculino, Angola acolhe pela primeira vez as duas competições.

Assuntos Desporto Náutico   Vela  

Leia também