Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Desporto

26 Janeiro de 2020 | 20h50 - Actualizado em 26 Janeiro de 2020 | 20h50

Resenha: Na semana dos desportos, angolanos claudicam em África

Luanda - Na semana de mais um aniversário do dia nacional dos desportos (23 de Janeiro), os representantes angolanos nas Afrotaças e no CAN de andebol masculino falharam os objectivos a que se propuseram na provas em que estiveram engajados.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Na liga dos clubes campeões africanos em futebol, o 1º de Agosto e o Petro de Luanda não conseguiram passar da fase de grupos, enquanto a selecção nacional masculina de andebol falhou o pódio no africano da modalidade, na Tunísia.

Quer os militares quer os petrolíferos empataram na quinta jornada e vão cumprir calendário na última ronda, por já não terem hipóteses de apuramento.

O 1º de Agosto, no grupo A, empatou na Zâmbia, com o Zesco United a um golo, enquanto o Petro de Luanda, no C, igualou em Luanda com o Mamelodi Sundowns da África do Sul, a dois golos. Ambos têm três pontos nos seus respectivos grupos.

Já a selecção nacional de andebol perdeu com a Argélia, por 27-32, nas classificativas, terminando na quarta posição do Africano, decorrido na Tunísia, falhando assim os objectivos de igualar o terceiro lugar obtido no Gabão.

A semana ficou marcada pela celebração de mais um aniversário do desporto nacional, cujo acto central aconteceu na Galeria dos Desportos, com o lançamento da campanha de recolha do acrevo desportivo

No acto, o antigo praticante de atletismo e recordista mundial José Sayovo procedeu à entrega da sua medalha de ouro conquistada em Atenas (Grécia), em 2004, enquanto Palmira Barbosa (ex-andebolista) entregou um fato olímpico da primeira participação de Angola nas olimpíadas de Atlanta (1996).

Os basquetebolistas Miguel Lutonda e Jean Jaques da Conceição entregaram, respectivamente, o troféu de melhor jogador dos lances livres do nacional de 2001 e a estatueta de melhor jogador num dos africanos da modalidade.

O antigo treinador Victorino Cunha fez a entrega de um quadro do plantel da selecção dos Jogos Olímpicos de Barcelona (1992), enquanto Flávio Amado (futebolista) cedeu a camisola 16 que envergou na selecção de honras.

António da Luz, secretário-geral do Comité Paralímpico, depositou a taça do Mundial do México, conquistada pela selecção nacional de futebol para amputados (2018).

No desporto adaptado, foi cancelado a I edição dos Para-jogos africanos em Marrocos, por indisponibilidade do país organizador.

No basquetebol foi manchete o afastamento do técnico Paulo Macedo da equipa principal masculina do 1º de Agosto. Em sua substituição foi indicado Walter Costa, que já se estreou com chapa cem, na vitória diante da sua antiga formação, a Marinha de Guerra, por 104-01.

Ainda a nível da bola ao cesto, o angolano Sílvio Sousa foi suspenso por 12 jogos na NCCA, em consequência do seu envolvimento numa briga no duelo entre as formações do Kansas Jayhawks, sua equipa, e Kansas States.

Na corrida ao mundial2022, a selecção nacional de futebol vai disputar a segunda fase de qualificação ao Mundial do Qatar no grupo F, ao lado   do Egipto, país mais titulado de África, Gabão e Líbia.

O internacional Gelson Dala regressou ao Rio Ave, por empréstimo do Sporting de Portugal. Trata-se da terceira passagem do jogador, de 23 anos, por Vila do Conde, onde jogou em 2017/2018 e 2018/2019, também emprestado pelo emblema de Alvalade.

No Girabola, o Wiliete de Benguela derrotou o Recreativo do Libolo, por 3-1, enquanto o Sagrada Esperança perdeu com o FC Bravos do Maquis, por 0-1, no derby do Leste. O Interclube foi ao Huambo derrotar o Ferrovia local por 1-0, mesmo resultado verificado no triunfo do Santa Rita sobre o Cuando Cubango FC.

Assuntos Polidesporto  

Leia também
  • 26/01/2020 14:45:50

    Polidesporto: Cassificação final dos X jogos nacionais escolares

    Lubango - Classificação final dos Décimos Jogos Nacionais Escolares que decorreram de 15 a 25 de Janeiro, na cidade do Lubango (Huila), sob o lema: "Desporto escolar uma ferramenta de formação da criança para uma sociedade justa, igualdade e fraternidade".

  • 26/01/2020 04:48:16

    Polidesporto: Alunos encorajados a prática do desporto escolar

    Lubango - A ministra da educação, Ana Tuavanje Elias encorajou no sábado, no Lubango, os alunos/atletas a empenharem-se na formação académica aliada a prática do desporto escolar, visando garantir um crescimento psico-motor saudável.

  • 24/01/2020 17:03:58

    Hóquei em patins: Académica do Lobito "humilha" Cambonguinhas

    Huambo - A equipa da Académica do Lobito venceu esta sexta-feira, no Planalto Central, os Cambonguinhas do Huambo, por expressivos 19-0, na abertura do Campeonato Nacional de Hóquei em Patins, na categoria de juvenis masculinos.