Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Desporto

23 Janeiro de 2020 | 18h23 - Actualizado em 23 Janeiro de 2020 | 18h23

Responsável considera inexistente desporto federado no Bié

Cuito - O director provincial do Gabinete da Cultura, Turismo, Juventude e Desporto no Bié, Domingos Nilton Capama, considerou hoje (quinta-feira), na cidade do Cuito, inexistente o desporto federado, devido à "desorganização" das associações em questões administrativas, sobretudo a má gestão financeira e falta de sensibilização de sócios para apoio à causa desportiva.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Domingos Nilton Capama manifestou esta preocupação à Angop, no final do acto provincial alusivo ao Dia Nacional dos Desportos (23 de Janeiro), sublinhando que neste momento o desporto federado "não goza de boa saúde" a nível da província do Bié, pelo facto da "desorganização" dos clubes e das associações desportivas.

Para inverter o quadro, segundo a fonte, o gabinete provincial que tutela a área tem dialogado com os clubes e as associações desportivas, no sentido de optar por uma gestão rigorosa e transparente para garantir confiança aos seus associados.

Fez saber que, nesta altura, a sua instituição apenas considera positivo o desporto comunitário, que se tem praticado em certas comunidades com diversas modalidades.

Assegurou que o sector controla dez clubes legalizados, 12 associações desportivas e algumas têm sido apoiadas com equipamentos diversos, material de competição, formação de dirigentes desportivos e de árbitros.

Entre as modalidades praticadas na província do Bié, destacou o futebol, basquetebol, andebol, voleibol, atletismo, xadrez, ginástica, bem como o desporto adaptado.

Por seu turno, o vice-governador do Bié para área Política, Social e Económica, António Manuel, afirmou que o Governo tem implementado estratégia de construção e requalificação de infra-estruturas desportivas, de forma a massificar o desporto na província.

Leia também
  • 20/01/2020 01:06:38

    Girabola: Técnico João Pintar destaca sacrifícios no empate

    Cuito - O treinador principal do Ferrovia do Huambo, João Pintar, disse que o empate diante do Cuando Cubango FC (1-1), no domingo, na cidade do Cuito, foi fruto de "um enorme sacrifício", dado o empenho da equipa adversária.

  • 19/01/2020 23:59:23

    Girabola: Empate teve sabor a derrota - técnico do Cuando Cubango FC

    Cuito - O técnico principal do Cuando Cubango FC, Albano César, considerou hoje que empate com o Ferrovia do Huambo (1-1), no Estádio dos Eucaliptos (Bié), para o "Girbaola-2019/20", teve um sabor a derrota.

  • 19/01/2020 20:00:27

    Resenha: Africano de andebol marca semana desportiva

    Luanda - Três vitórias em igual número de jogos é o saldo da selecção nacional sénior masculina de andebol na primeira fase do Campeonato Africano das Nações, que decorre na Tunísia, facto que marcou a semana desportiva.